Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Mini-Romã

mortykus03/06/2009 16:42
Mini-Romã
Minha romãzinha que comprei já como pré bonsai em uma exposição aqui na minha cidade!

As fotos não são das melhores e já faem uns 2 meses que tirei, depois atualizo com fotos decentes!

Qualquer sugestão é bem vinda!

Vamos às fotos:

Ela já deu 3 frutos (minha gata arrancou os 3)!

Alguma sugestão sobre estilo, poda, reenvasar, ou qualquer outra coisa?
r.ozelame03/06/2009 16:47
Olá Mortykus
Belas flores!
A planta possui um movimento bem interessante. Eu colocaria em um escorredor/mamadeira, trocaria o substrato e deixaria desenvolver um pouco mais.
Já pensaste em algum estilo? Se gostar siga algum que deixe a copa sempre cheia, evidenciando suas flores na época.
mortykus03/06/2009 17:12
Obrigado, eu sei, o movimento do tronco dela é simplismente maravilhoso!

Não sei que estilo seguirei com ela, não sei a idade dela, mas acho que vai ter que ser um "hokidachi inclinado" ou Moyogui.

Pensei em colocá-la encima de uma pedra, preciso analizar tudo isso!

por isso todas as opiniões são bem-vindas!
Alexandre S. Coelho03/06/2009 20:42
Oi amigo

Bonita planta!

Lembro que não é muito recomendado deixar mais de um fruto por galho, podendo este(galho) secar consequentemente...
Concordo com um estilo entre o vassoura e o inclinado 💡
bad_clusters04/06/2009 09:13
Grande Alexandre S. Coelho,

comigo sempre acontece de secarem os galhos, por isso corto as flores quando começam a secar.... é muito doloroso ver um galho que vc demorou formar secar.

Só citei esta palavras para melhor ilustração.

=p

mortykus,

Faz o seguinte, passa ela p. um escorredor e forma um substrato arenoso (em minhas plantas tem demonstrado muito efeito).
Rodrigo_Dias_RJ04/06/2009 10:06
Lembro que não é muito recomendado deixar mais de um fruto por galho, podendo este(galho) secar consequentemente... [2]

nas minhas plantas eu procuro tiras flores e frutos quando quero um resultado mais rapido e satisfatorio
Ivanil Pimentel Vieira04/06/2009 11:31
É muito lindo de ver romãnzinha com muitos frutos mas.......já passei por isso também!
roney04/06/2009 13:46
Roney
Boa Tarde Mortykus
Linda romanzeira vc tem ai, eu já tive uma bem grande mas na terra nunca me dispus a fazer um bonsai dessa planta, mas conheço bastantes amigos que o fizeram e elas se davam bem,no entanto tal como os colegas falam cuidado com o exagero de frutos nos ramos, pode sofrer um desgosto, boa sorte.
Abraço
Roney
mortykus04/06/2009 14:38
Quanto aos frutos tudo bem,

AS três frutas que apareceram foram em galhos separados, e uma de cada vez!
roney04/06/2009 15:04
Roney
Mortykus assim não terá problemas não, desejo-lhe boa sorte com a sua linda romanzeira, eu gosto dessa planta e do fruto tambem gosto tá.
Abraço
Roney
mortykus17/06/2009 13:36
SOCORRO!

Minha mini-Romã (essa mesma do post) está secando!!!!!!

Percebi umas folhas amareladas, como não sabia a quanto tempo ela estava naquele substrato, eu transplantei.

Usei 50% de areia grossa e 50% material orgânico (Humus e turfa).

Ela continua secando, agora parece que todas as folhas estão secando de uma vez.

Será que matei minha planta?

Ajuda aí gente!
Sergio Batalini17/06/2009 14:11
Ola Mortykus. Calma . Não sei a quanto tempo vc "descobriu" essa arte , mas com certeza vc ainda vai perder muitas plantas , algumas com anos ao seu lado , mas só assim evoluimos , com erros e acertos . Seu bonsai de romã é uma tipica planta de estufa , cultivada aos milhares em grandes estufas com clima, agua, nutrientes, tudo controlado rigorosamente para que emita flores e frutos e fique bem viçosa quando chegar ao shopping center ou feiras e floriculturas . Assim como os lindos lirios e orquideas e rosas que compramos pensando em cultivar em casa e nunca mais conseguimos uma florada ou sequer manter a planta viva , aconteçe tb com esses bonsai. Veja se o subtrato esta bem drenante, para que as raizes não fiquem enxarcadas , proteja do vento e sol , aguarde com calma e sem muita agua . Acredito que ela vai rebrotar e sobreviver. A culpa não é sua , amigo . Quando for a procura de novas plantas de preferencia as já adaptadas e cultivadas a céu aberto ... quanto mais rusticas , mais resistentes . Boa sorte.
nickyfury17/06/2009 20:55
bonsai
Além da excelente explicação dada pelo Sergio, ouso acrescentar que essa variedade de romanzeira, com frutos pequenos, não é a mais apreciada pela maioria dos bonsaistas, para ser cultivada como bonsai. 🙁 🙁

A mais visada é uma variedade conhecida por NEJIKAN. Ela possui uma caracteristica especial que a difere de todas: a medida em que cresce, seu tronco vai retorcendo-se sobre si mesmo, como um parafuso. Isso e mais os frutos de tamanho médio é um atrativo extra quando se trata de fazer bonsai de romanzeira. 😄

Fique de olho nas romanzeiras dentro de quintais ou areas abertas em sua cidade. Escolha uma robusta e que esteja produzindo há bastante tempo. Com a anuência do proprietário, faça um alporque num dos galhos, de preferencia um galho com movimento ou mesmo num dos troncos, caso a planta em questão tenha multiplos troncos. O galho pode ter a grossura do seu braço para mais, fica a seu critério. O alporque renderá melhor se for feito na primavera (a partir do meio do mes de setembro). 😄

Agora, o ideal mesmo é tentar obter uma planta dessas completa. Peça, implore, compre por um preço barato. Aguarde até a primavera. Quando estiver terminando o mes de agosto, vá até a planta e corte todos os galhos, escolhendo o que tiver o melhor movimento para formar seu bonsai com ele. Se tiver multiplos troncos próximo da base, corte todos deixando algo como um palmo em cada um, exceto o principal, que deverá ser um pouco maior. Retire a casca de todos os outros, para fazer madeira morta com eles. 😄

Agora, quanto a essa plantinha, o melhor que voce pode fazer com ela é plantar em um vaso grande, de ceramica fria, e presentear sua mãe, sua vó, sua tia. Elas irão adorar. 😄
Elio17/06/2009 21:28
Olá Nicky!

Vc tem certeza de que o Romã pega bem de alporquia? Tenho um grande no jardim mas nunca me atrevi a fazer alporquia. Por ser de casca fina, como as myrtáceas, sempre achei que alporque não fosse uma boa opção.

abraço
ROGÉRIO DIAS18/06/2009 08:54
OI
O RODRIGO DIAS DEU UM IMPORTANTE CONSELHO LOGO MAIS ACIMA,,,OS FRUTOS E FLORES,PRINCIPALMENTE DAS ROMÂZEIRAS,,EXIGEM MUITO DA PLANTA.
ROGÉRIO DIAS18/06/2009 08:56
IMPORTANTE TBM
IMPORTANTE TBM,,NÃO ADUBE ELA AGORA.
nickyfury18/06/2009 11:56
bonsai
Isso de que flores e frutos exigem muito das plantas é conversa para bol dormir. 😂 😂 😂

Se for assim, todas as plantas se estressam tão logo produzem flores e frutos, o que sabemos muito bem não ser verdade. Por que seria diferente com a romanzeira? 🙄 🙄

O que temos que fazer é adubar, com regularidade, para que a planta não sinta falta de nutrientes e continue a produzir bem e muito. Essa planta pede um solo bem ácido, com muita matéria organica e bem solto, com uma boa drenagem, para evitar encharcamento nas raízes. 😄

Elio, a principio toda e qualquer planta podemos obter mudas a partir de alporque. O que ocorre é que em algumas o alporque pode ter um resultado rápido (caliandra, ficus, cítricos) e em outras o resultado é mais demorado (aceroleira, pitangueira, jabuticabeira, buxus). Algumas, como a romanzeira, respondem dentro de um meio termo. Se for feito na primavera, as chances de um bom resultado serão otimizadas, claro. 😄

Quanto a casca ser fina, isso não é empecilho, pois o que interessa é fazer o anelamento corretamente. Tão logo voce observe as primeiras raízes, retire o plastico e coloque um vaso plastico cortado no fundo, para caber no galho, contendo um substrato bem drenante e rico em material organico. Lembre de regar com regularidade, sem encharcamento, para favorecer um enraizamento mais rapido. Esse procedimento resulta sempre bem em jaboticabeira, pitangueira, aceroleira e romanzeira. Pode ser igualmente utilizado em outros tipos de plantas, sem nenhum problema. 😄
Elio18/06/2009 14:56
Valeu a informação!
Obrigado, Nicky!
abraço
ROGÉRIO DIAS18/06/2009 15:51
BOM
BOM,MEU RELATO É DE VER TRABALHOS E OUVIR BONSAÍSTAS EXPERIENTES,E REALMENTE,,,TODA AS VZS QUE UMA PLANTA SE ESTRESSA,,PRODUZ FLOR...DIGO QUASE TODAS ELAS,,POIS CADA PLANTA É DE UM JEITO,,,EU SOU UM BOI COM SONO ENTÃO.
RSRSRSRSRSRSRSRSRSRS
mortykus10/07/2009 14:30
SHE IS ALIVE!!!!

hehehehe

Minha pequena romãzinha brotou, e brotou com gosto!

Está cheia de brotos novos!

Que bom!

Depois posto fotos!
mortykus21/07/2009 16:07
Como ela sobreviveu e está com uma bela brotação, acho que agora eu já posso adubá-la né?

Alguém pode me informar qual é o melhor abubo pra ela?
Markus Von Kossel21/07/2009 22:44
As vezes, em vez de passar para ume escorredor, quando a planta está nesses vasos de plástico, eu tiro ela do vaso e pego a furadeira e faço milhoes de furinhos e boto ela devolta no mesmo vaso, daí ela ja fica no mesmo vaso só que com possibilidade de as raizes sairem pelos furinhos!
Obviamente boto o vasinho numa bacia, ou simplesmente largo ele no chão mesmo!
bad_clusters22/07/2009 09:07
Então faça como o nickyfury disse:
"Substrato bem drenado e ácido"

Então troca este substrato logo, estes vasinhos de plastico acumulam muita água nos pé (do vaso), pois ali não tem orificio.
O que tinha acontecido com sua planta é que ela tem folhas caducas e elas sempre caem no outono/inverno.