Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Sementes de Jucá

Itamar Nobre14/08/2005 21:14
Sementes de Jucá
Oi, gente...
ainda não experimentei a troca de sementes. tenho como conseguir sementes de Jucá, não sei como ficam seus bonsais, mas as árvores são mt bonitas. Tenho algumas plantas germinadas e algumas sementes, além de facilidade de conseguir mais. Se alguém quiser posso trocar por outras ou mesmo enviar (sem troca) se tiverem interesse. É medicinal.
itamar nobre
fabinho_sorocaba23/08/2005 10:30
Olá Itamar. Agradeço o interesse e a disponibilidade das sementes.
Vc teria alguma foto desta espécie ou teria o nome científico dela, p/ procurar fotos na web?
Gostaria de receber algumas sementinhas, se possível.
Itamar Nobre23/08/2005 22:45
Oi, Fábio, eu não conheço o nome científico desta lanta que é mt usada medicinalmente aqui no estado (RN). Procurei em um site de plantas medicinais mas não encontrei. Posso pesquisar mais. Possuo algumas pequenas muda que posso fotografar e enviar para o fórum. Verei se é possível fofotgrafar uma árvore que existe aqui na Universidade.
abçs
itamar nobre
Itamar Nobre24/08/2005 22:36
Oi, Fábio, pesquisei e descobri informações científicas e tradicionais sobre o jucá. É o seguinte:

JUCÁ (leguminosa)
Caesalpinia ferrea Mart., (Caesalpinia ferrea Benth., Caesalpinia ferrea var. cearensis Huber). - Árvore pequena, raramente mediana, da casca acinzentada, lisa e fina, que se renova anualmente. Folhas bipinadas, com 2-3 e até 4 pinas, providas cada uma destas de 4-6 pares de folíolos pequenos, glabros, oblongos, verdes, quebradiços, com os pecíolos pubescentes do lado inferior dos folíolos. Flores amarelas, pequenas, dispostas em panículas pubescentes e terminais. Vagem bruno-amarelada, pequena, achatada, encurvada com sementes escuras e duríssimas. Madeira de carne duro, com fibras revessas, vermelho-escura, quase preta, maculada de manchas amarelas, difícil de ser desdobrada, porém um tanto elástica. Com elas os índios faziam os seus tacapes, clava terrível com que partiam a cabeça dos inimigos e prisioneiros. É a madeira preferida para a confecção dos cacetes dos valentões acabadores de feiras e sambas. A entrecasca, posta em infusão, serve para todo tipo de contusões e feridas, bem assim para combater a tosse crônica e a asma. A folhagem, que é perene, fornece bom alimento ao gado.

Fonte: http://www.esam.br/zoobotanico/vegetais/juca.htm

Eis as fotos:

A árvore

A folhagem

O tronco

Aspectos da muda com dois meses

As vagens invólucros das sementes

Espero que estas informações auxiliem para um melhor conhecimento da planta.
abçs
itamar nobre - natal/rn
potojunior30/01/2006 16:24
Olá itamar
Gostaria de saber se ainda tem algumas sementes. Tenho interesse nas sementes, infelizmente não tenho semente alguma a oferecer a não ser flamboiant. Se for possível me mandar as sementes é só falar.
Itamar Nobre05/03/2006 00:58
Oi, Potojunior, fiqueialgumtemposemacessar este fórum. POsso mandar algums sementes para vc, mas não sei como é o procedimento no correio qdo se trata de envio desta natuireza. Alguém sabe? Me mande um amsg para meu e-mail pessoal: nobre@ufrnet.br

itamar nobre - natal/rn
leandro Spagiari05/03/2006 13:29
Caro Itamar,

se ainda tiver algumas sementes agradeceria.

Estou enviando o endereço para o seu email, até...
Itamar Nobre23/04/2006 09:43
potojunior, por favor entre em contato comigo pelo meu e-mail pessoal.
itamar nobre
Cnarita23/04/2006 17:55
Pessoal,

Esse Jucá do Itamar é Pau-ferro daqui do sul!

Vejam o nome científico... Não restam dúvidas...

Já troquei uma planta pela mesma só porque o nome era diferente... Foi só risada...

Aqui no Sul/Sudeste as vágens dos Jucás estão começando a amadurecer... Dentro de poucos dias teremos muitas sementes...

obrigado,

Cnarita
leandro Spagiari23/04/2006 18:13
E aí carlos,

a foto da árvore parece bem diferente de todas que eu já vi por aqui,

tem certeza?? desculpe a dúvida é só pra ter certeza.

abraços.