Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

azaleia fotos atualizadas

12
carlos claro10/06/2009 22:37
azaleia fotos atualizadas
ola a todos gostaria de uma opniao sobre meu trabalho comprei uma azaleia muito velha fiz algumas podas trabalhei a madeira morta com jim acho q fico bom
aceito criticas pois sao com elas q aprendemos.
obrigado
-------------------------------------------------
"O que eu gosto do Bonsai é que tem um principio e não tem fim, um botão hoje é um galho amanha, é como procurar o fim do arco Iris, quanto mais persegue mais longe ta de conseguir chegar. "

Mestre Hidaka Bonsai

desfolha

Elio12/06/2009 23:49
Olá Carlos!

Vendo a 3ª foto, me atrevo a te dizer o seguinte:
1. Vc tem uma belíssima planta que, a curto prazo, pode se tornar um bom bonsai;
2. Veja, Azaleia é uma arbusto. Tem que tirar essa visão "óbvia " de arbusto. Usar um tronco só.
3. Mas, como tua planta tem um bom tachiagari (1º terço do tronco), fica bom o estilo multitroncos.
4. Eu tiraria aquele Jin à esquerda. Está meio anti-natural. Muito reto e comprido.
5. Reduziria drásticamente a altura. Quando cessar a floração, pode tudo bem baixo. A azaléia rebrota bem embaixo.

Ficará uma planta robusta, baixa e bem adensada.

Bom, eu faria isso!

Um abraço
carlos claro13/06/2009 00:16
ola Elio fico muito grato pela sua orientaçao pois assim q aprendemos irei seguir os passos e postarei novas fotos. quando posso desfolhar ela e qual a tecnica de desfollhar a azaleia uso tesoura
obrigado.

O verdadeiro mestre e aquele q tem a sensibilidade e a paciencia de ensinar pois sabe q nunca sera superado.
----------------------------------------------------------------------------
"O que eu gosto do Bonsai é que tem um principio e não tem fim, um botão hoje é um galho amanha, é como procurar o fim do arco Iris, quanto mais persegue mais longe ta de conseguir chegar. "

Mestre Hidaka Bonsai
Elio13/06/2009 16:07
Carlos, pode desfolhar ela depois que não tiver mais flores nem botões a abrir. Deve ser com tesoura.

abraço
Felipe16/06/2009 19:46
Elio,

A desfolha das Azaléias são feitas com tesousas , pq? Neste caso é para deixar aqueles " cabinhos" onde a planta reserva um pouco de água tb, é para retirar somente a folha em si ? Agora fiquei na duvida tb.....nunca desfolhei minhas Azaleias, sendo que a diminuição de folhas eu faço com outros procedimentos.
Ricardo Paiva17/06/2009 00:17
Olá Felipe, tens uma excelente planta ai. A coloração das flores é linda!
As dicas do Elio estão perfeitas.
Quanto a desfolha com tesoura é assim que procedo também. As folhas devem ser cortadas para não danificar a gema que se encontra na base do pecíolo, na junção com o galho. Eu desfolho e faço podas mais severas após a floração.

Sua planta se parece um pouco com uma azaléia que tenho, só que a minha tem 3 troncos +/- numa mesma raiz. Ela tinha os galhos como a sua e fiz exatamente como o Elio sugeriu. Hoje elá está assim:

Se você quiser, tem todo o registro deste trabalho no meu blog.
http://ricardopaiva.wordpress.com/meus-bonsai-2/azaleia_1/

Não esqueça de registrar com fotos e postar aqui pro pessoal acompanhar.
Elio17/06/2009 16:56
felipe escreveu:
Elio,

A desfolha das Azaléias são feitas com tesousas , pq? Neste caso é para deixar aqueles " cabinhos" onde a planta reserva um pouco de água tb, é para retirar somente a folha em si ? Agora fiquei na duvida tb.....nunca desfolhei minhas Azaleias, sendo que a diminuição de folhas eu faço com outros procedimentos.

Olá Felipe!

São 3 assuntos diferentes:
1. O Carlos precisa reduzir a altura. Podar esses troncos. Tesoura/alicate neles.
2. Desfolha, como o Ricardo falou, usamos tesoura para não danificar as gemas. Pode cortar as folhas pela metade ou então cortar todas pelo pecíolo mas deixando as 2 últimas folhas do galho sem cortar e pinçar o brotinho da ponta.
3. Ramificação secundária, terciária e assim por diante: Faço da seguinte maneira: Quando brota um ramo, normalmente brotam 3, 4, 5 raminhos todos juntos, no mesmo ponto. Deixo só os 2 laterais. Os de baixo e os de cima tiro todos. É pra fazer o "espalmado"

Será que compliquei muito?

abraço
3.
Felipe17/06/2009 21:37
Elio,

Não complicou não.....minha duvida era somente como efetuar a desfolha, nunca fiz desfolha em Azaleias, mas em outras especies faço a desfolha bem desta forma.
Valeu companheiro....
Rogerio Shiratori22/09/2009 22:09
Aproveitando, também quero dicas para minha planta...
Aproveitando as azaléias, ganhei uma esta semana. É uma planta de bastante idade e com tronco bem encorpado. O problema que vejo é que ela tem galhos bem grossos já e tem 50cm de altura.
Queria idéia dos amigos de como proceder com essa planta.

creio que bastante paciência trará um bom resultado...
carlos claro23/09/2009 22:16
oi meu amigo Rogerio S. primeiro de tudo vc tem uma bela planta eu começaria com uma desfolha depois estudaria a estrutura a seguir.

+ fico na espera de novos comentarios dos amigos.
um abraço amigo.
Ricardo Paiva23/09/2009 23:54
Olá Rogério, planta velha assim é um tesouro.
Para tirar a cara de arbusto natural às azaléias, baseado n 1ª foto eu faria o seguinte:
1 - eliminava os troncos da esquerda e do meio, mantendo apenas o galho da direita que vai dar continuidade a linha do tronco. Neste que restou, ficava apenas com aquele 1º galho para melhorar a conicidade.
2 - inclinava a planta para a esquerda, criando assim um movimento na planta.
3 - ela vai brotar um absurdo em todas as alturas, proporcionando muitas opções de galhos.

Era isto.
Rogerio Shiratori24/09/2009 13:11
carlos claro escreveu:
oi meu amigo Rogerio S. primeiro de tudo vc tem uma bela planta eu começaria com uma desfolha depois estudaria a estrutura a seguir.

+ fico na espera de novos comentarios dos amigos.
um abraço amigo.

Obrigado Carlos, pensei mesmo em desfolha-la, só não o fiz ainda, pq ainda tenho algumas dúvidas do procedimento de desfolha das azaléias. A sua vc desfolhou toda, então se puder me dar uns toque de como proceder, eu vou fazer isso para que possamos ver os galhos e ramificações mais facilmente, para definir a poda correta.
Quem sabe a gente não se esbarra no sábado para conversar um pouco..
um abraço, fica com Deus...!
Rogerio Shiratori24/09/2009 13:12
Ricardo Paiva escreveu:
Para tirar a cara de arbusto natural às azaléias, baseado n 1ª foto eu faria o seguinte:
1 - eliminava os troncos da esquerda e do meio, mantendo apenas o galho da direita que vai dar continuidade a linha do tronco. Neste que restou, ficava apenas com aquele 1º galho para melhorar a conicidade.
3 - ela vai brotar um absurdo em todas as alturas, proporcionando muitas opções de galhos.

Era isto.

E ai Ricardo, qto tempo...td em ordem ai??
Primeiramente obrigado pelos toques...
Não entendi mto bem a poda que propôs, então eu vou ver se faço uma ilustração e posto para vc ver se é o que me falou ok...!

abraço
Rogerio Shiratori24/09/2009 13:35
ilustração
Ricardo Paiva escreveu:

Era isto.

Ricardo, fiz uma ilustração apenas para que vc veja se é isso mesmo o que vc quiz me passar ok... qq coisa me fale.

abraço

segue também uma ilustração que eu havia feirto anteriormente.., mas desenhar é facil, tem que ver se conseguimos o mesmo objetivo com a planta...
Nesse caso eu faria uma poda drástica nos 3 ganhos, mas não os eliminaria..

aguardo opiniões.....
Ricardo Paiva24/09/2009 14:12
Rogério, é mais ou menos assim.
Vou fazer um esboço e posto depois.
Sua projeção está boa, mas a planta ficou um pouco alta.
Rogerio Shiratori24/09/2009 14:39
Ricardo Paiva escreveu:
Rogério, é mais ou menos assim.
Vou fazer um esboço e posto depois.
Sua projeção está boa, mas a planta ficou um pouco alta.

Creio que poderia mesmo ser mais baixa mesmo..., mas vou aguardar sua projeção para que eu possa me basear.....

obrigado por enquanto...

abraço
Rogerio Shiratori26/09/2009 06:50
após primeira poda
dei uma primeira podada drástica na planta. mão deixei os galhos grossos para aguardar as opiniões e ilustrações.

Ricardo Paiva26/09/2009 14:03
Rogério, veja o que eu tinha imaginado. Em laranja a nova estrutura do moyogi.
Rogerio Shiratori26/09/2009 17:00
Ricardo Paiva escreveu:

Adorei a projeção, acho um rumo bom pra se tomar. Então posso fazer a poda com serra?
Será que ela irá brotar no tronco como fez na projeção? Pq não tem brotos no tronco ainda...eles irão aparecer?

abraço e obrigado Ricardo.
Rogerio Shiratori26/09/2009 17:03
Ricardo Paiva escreveu:

outra dúvida...como devo proceder com a cicatrização? pois irá fazer uma grande ferida com essa poda drástica..

abraço
DigoF326/09/2009 17:57
ola, para a cicatrização já existe pastas prontas no mercado.

boa sorte...
t+.
Ricardo Paiva29/09/2009 14:07
Rogério, pode usar serra sim até porque a madeira é um pouco dura mas depois use um alicate bola para dar acabamento para que a cicatrização fique legal. A azaléia cicatriza legal. Eu passo pasta cicatrizante nelas.
Quanto as brotações, elas hoje não acontecem baixo pois a energia da planta está canalizada para a parte alta que tem várias brotações. As eliminando, ela deverá brotar ao longo de todo o tronco. Deixe brotar e crescer livre por um bom tempo e ai então é que você deverá selecionar os galhos para o novo projeto.
Rogerio Shiratori02/10/2009 20:51
Ricardo Paiva escreveu:
Rogério, pode usar serra sim até porque a madeira é um pouco dura mas depois use um alicate bola para dar acabamento para que a cicatrização fique legal. A azaléia cicatriza legal. Eu passo pasta cicatrizante nelas.
Quanto as brotações, elas hoje não acontecem baixo pois a energia da planta está canalizada para a parte alta que tem várias brotações. As eliminando, ela deverá brotar ao longo de todo o tronco. Deixe brotar e crescer livre por um bom tempo e ai então é que você deverá selecionar os galhos para o novo projeto.

segue...
Rogerio Shiratori02/10/2009 20:57
Poda drástica. aguardando as brotações
é isso ai, com a ajuda dos amigos, fiz a poda drástica seguindo o estilo que o Ricardo fez na projeção. Agora é muita água, paciência e esperar as novas brotações.

Fiz a poda com serra, dei acabamento com a propria tesoura de poda pequena e usei um cicatrizante caseiro.

Segue o resultado:

abraço a todos.
Elio03/10/2009 00:15
Olá Rogério!
Apenas uma correção: bem "pouca" água!!!
Planta sem folhas não tem evaporação que é a única forma que a planta tem para consumir água. Assim, água suficiente para manter o substrato levemente úmido, OK!
abraço
12