Renato Rodrigues Roehrs12/06/2009 14:39
Piracanta em evolução - RRR01
Pessoal,
Após 2 anos aprendendo muito com os posts do Atelier, criei coragem e posto um de meus trabalhos para críticas, sugestões e opiniões dos colegas. Quando adquiri esta árvore, no inverno de 2007, tinha dúvidas quanto ao seu estilo mas acabei optando pelo Moyogi. Hoje já tenho certeza que este é o estilo escolhido pela planta, mas não tenho certeza do trabalho desenvolvido. Seguem links para fotos de quando adquirido e da reestilização que efetuei.
Espero que gostem e aguardo seus comentários.
Abraços e obrigado a todos.
http://4.bp.blogspot.com/_wBTYLwM1I2c/SjKVQv5xqlI/AAAAAAAAAMw/alw5mgAm0lQ/s1600-h/070607.jpg
http://2.bp.blogspot.com/_wBTYLwM1I2c/SjKVb_WCMMI/AAAAAAAAAM4/7Q643bfoX28/s1600-h/020509+02.JPGElio12/06/2009 23:39
Olá Renato!
Se me permite algumas dicas:
1. Essa Piracanta deve ficar um pouco inclinada para esquerda. Tronco que nasce reto, perpendicular à base, serve para os estilos Hokidachi e Chokkan;
2. Tem dois galhos iniciais do mesmo lado. Tire o que está aramado;
3. Deixe o mais curto que está logo acima, pois é o que está melhor posicionado na curva;
4. Entre o galho da direita aramado e o que está mais em cima, aramado, à esquerda , tem vários galhinhos. Pode logo acima desses galhinhos para fazer aí seu ápice. A planta está muito alta.
5. Na aramação procure sempre passar o arame, embaixo do galho, apertando a axila, para que quando for tracionar o galho ele não quebre na parte superior da axila.
6. Na aramação e tracionamento para baixo procure não deixar que o galho fique em "arco". Perde a naturalidade. Procure deixar mais na horizontal.
Acho que é isso aí, amigo. Piracanta é uma boa espécie para trabalhar.
abraço
DigoF313/06/2009 22:45
ola, concordo com o amigo Elio corrija estes problemas é importante. Voce tem uma bela planta gostei do movimento do tronco agora é deichar ela crescer livremente e fazer apenas algumas podas para não perder muito a forma.
boa sorte...
Renato Rodrigues Roehrs19/06/2009 09:34
Dicas
Obrigado Elio e Rodrigo. Dicas são sempre bem-vindas!
Só ficam alguma dúvidas, então vamos lá...
1 - A sugestão é que toda a planta seja inclinada para a direita? Colocar um suporte embaixo do vaso para dar inclinação? E no próximo replantio, em dois anos, incliná-lo?
2 - Na verdade o galho menor à esquerda, está atrás da planta. A foto não ajuda, eu sei... não dá pra se ter noção de ângulo. O galho maior aramado está a esquerda e o outro curto, está atrás. Tiro assim mesmo o aramado?
4 - Vou "encurtar" esta árvore. Está muito alta mesmo.
5 - A aramação ainda é um grande segredo e desafio... vou estudar com mais calma esta técnica ainda... obrigado pela dica.
6 - Sempre na horizontal? Essa é uma grande dúvida minha pois vejo várias plantas com galho curvado.
Forte abraço e obrigado pelas dicas, mais uma vez!
Elio19/06/2009 14:31
Olá Renato!
Como dizia Jack, O Estripador, vamos por partes:
1. Toda planta, exceto nos estilos Hokidachi (vassoura) e Chokkan ( ereto formal), deve ter inclinação ou sinuosidade no primeiro terço do tronco (Tachiagari);
Assim, vc deve incliná-la para esquerda e não para a direita, fazendo com que o galho curto, (não o que está aramado) fique quase na horizontal;
O suporte embaixo do vaso será apenas para vc visualizar como deverá ficar no próximo transplante, que vc deve fazer na primavera, não precisando esperar 2 anos;
2. Tire o primeiro que está aramado, por diversas razões. a) não está bem localizado em relação ao tronco. O curto ficará bem no lado externo da curva. b) Muito longo e fino em relação ao tronco. c) Não tem conicidade. Começa e termina com a mesma espessura;
6. Sim, na horizontal. Não quer dizer retilíneo. Aliás retilíneo só no estilo Chokkan. Horizontal mas com curvas, para cima; para baixo e para os dois lados. Sinuoso como cobra. O curvado, tipo arco, fica anti-natural.
Acho que é isso aí, Renato.
Um grande abraço e..........invista nessa planta. É uma boa planta e boa espécie.
Andrei19/06/2009 19:24
Ai Renato,
Essas dicas dos nossos amigos são muito valiosas, procure seguir as orientações e terá uma exelente planta.
Os movimentos do tronco principal são ótimos, acho qu deve usar a mamadeira para engrossar mais o tronco, ficara muito bom!!
Abraço, Andrei Brum.