Lustosa estiliza buxus
nickyfury15/06/2009 17:19
Lustosa estiliza buxus
BLACKNEEDLES15/06/2009 17:48
Re: Lustosa estiliza buxus
ola nicky simplesmete d mais!!!!
Elio15/06/2009 19:33
Belíssimo trabalho com madeira morta!
Com certeza deve ter usado uma Makita! Dremmel não faz nem cócegas.............rsrsrs!
Valeu a postagem, Nicky!
abraço
jorgeleao115/06/2009 22:09
Magnífico trabalho!
Ricardo Paiva15/06/2009 22:56
Que beleza de trabaho, dê meus parabéns ao Lustosa.
Depois que esta copa dobrar de tamanho, ficará perfeita.
LG15/06/2009 23:08
É, o tal de Chico realmente não tá pra brincadeira rssss
flavio bonsai16/06/2009 08:08
que belo trabalho lustoza , realmente deu uma bela modificada nesse buxinho .
digno de sua capacidade .
um grande abraço amigo.
Markus Von Kossel16/06/2009 21:51
Lindo trabalho em madeira morta!
Só uma pergunta.... não tem problema e fazer orificios que possam acumular agua?
Bela inspiração pra um trabalho q estou fazendo!
Lindo mesmo!
nickyfury17/06/2009 13:53
bonsai
Não há acumulo de agua, vez que a madeira seca é impermeabilizada com calda sulfocaustica. De qualquer forma, para melhor conservação, costuma-se regar apenas a parte verde e o solo, evitando molhar a madeira morta. 😄
Arzivenko17/06/2009 18:40
Finalmente comprei a calda pra tratar a madeira morta de minhas plantas, tirando o cheirinho de ovo podre é uma beleza. Quando passei achei que tinha algo de errado, aquela calda amarelada, mas no outro dia foi uma surpresa... a madeira branquinha...
Agora a dúvida, o correto não seria Calda Sufocálcica? de enxofre e calcio? se fosse calstica minhas mãos teriam sofrido um bocado, mas nada aconteceu.
Aliás, acabei de achar um PDF, vou ler agora.
http://www.canalrural.com.br/pdf/4631660.pdfArzivenko17/06/2009 18:49
pesquisando um pouco mais achei uma reportagem interessante aqui:
http://www.todafruta.com.br/todafruta/mostra_conteudo.asp?conteudo=16853
e um tópico do fórum sobre a preparação da calda aqui:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=11433&sid=831d8b60e779db28421afc17ca3ae6bc
Porém não acho que valha a pena fazer em casa, comprei em uma agropecuária uma garrafa de 2 Litros por R$ 9,00.
nickyfury17/06/2009 19:31
bonsai
Arzivenko, a propósito do uso correto da palavra, creio que o nobre colega pode até ter razão. 😲
Entretanto, ressalvo que, em se tratando de termos técnicos bonsaísticos, por vezes nos deparamos com algumas palavras que realmente "saem pela tangente", como por exemplo a palavra ARAMAÇÃO. Não existe nenhum verbete nos dicionários nacionais que especifique essa palavra. E no entanto, é a que mais usamos, tanto escrita quanto falada. 😄
Um termo que define um estilo clássico no bonsai, Hokidashi, traduzido por alguns bonsaistas, Naka inclusive, significa estilo vassoura invertida. Na maioria das publicações espanholas e japonesas, porém, a tradução é escova invertida. Naturalmente, a escova japonesa talvez pareça mais com a vassoura brasileira e americana, né? 🙄 🙄
Calda sulfocálcica, dentro da colocação feita por voce, e nos sites indicados, é mais interessante. Mas como coloquei, dentro dos parametros que descrevi acima, não está tão errado assim, pois muitos bonsaistas tambem usam a mesma palavra, escrita ou falada. 😄
Acho que o principal, no caso, é fazer uso de um termo ou palavra que seja compreensivel a todos, que possa ser entendida e usada por qualquer um que se aventure na nobre arte viva do bonsai. 😄
A propósito de ARAMAÇÃO, o bonsaista/escritor Fabio Antakly propôs na ultima revisão em seu livro, que mudassemos para Aramagem. Continua sendo uma palavra inexistente, mas segundo ele, ficaria com uma sonoridade melhor. 🙄 🙄
Então, continuemos cada um na sua a fazer uso de calda sulfocaustica ou sulfocalcica. A proceder a uma aramagem ou aramação visando educar um galho de um bonsai. A estilizar no estilo vassoura ou escova. Que siga o gosto pessoal de cada qual, e, sem com isso ofender ou sentirmo-nos ofendidos e propensos a corrigir picuinhas, que há coisas muito mais importantes e interessantes a discutirmos em nosso forum. 😉
Arzivenko17/06/2009 20:25
Nick, desculpe se eu fui impertinente, mas meu propósito foi tirar a duvida já que eu também não tinha certeza. "Sulfocaustica" não me parece muito bom porque remete a uma substancia cáustica, em se falando de "Sulfo" poderia lembrar ácido sulfúrico, e não é o caso, a calda sulfocálcica é inerte. Concordo que as vezes temos que criar palavras novas, como aramagem, ou aramação, mas nesse caso a calda já existe a mais de 100 anos, e o seu nome remete a sua composição (sufo = enxofre e cálcica = cal ou cálcio) certo?
Mais uma vez, não estou querendo obrigar ninguém a falar da forma correta, pouco me importa, mas sim estava querendo tirar uma dúvida minha e que talvez seja duvida de outros também, mas se fui inconveniente, te peço perdão, e se julgar necessário pode remover meu comentário.
pauloventura17/06/2009 21:07
Caro Amigo Nicky !
Sem duvida mais um belissimo trabalho do Lustosa .e sorte a
nossa de estarmos aqui pertinho do homem ,que embora não
exponha tanto seus inumeros trabalhos como eu acho que deveria
nos recebe com o carinho de sempre e nos encina com a paciencia
e competencia do grande bonsaita que é .
G abraço.
Pv.
nickyfury18/06/2009 11:47
bonsai
Arzivenko, não se apoquente nem se amofine. Não há por que se desculpar ou eu retirar nada de lugar nenhum. Está tudo dentro dos conformes, ok? 😄
PV, a verdade é que há muito material bom no viveiro do Lustosa, sabemos disso. Aliás, cada dia chega mais e cada vez ele se entusiasma e faz alguma outra maravilha. Pena que seja avesso a participar do forum pessoalmente, e tenha eu que ficar fuçando e insistindo em mostrar o trabalho dele por aqui. Mas tem nada não, para mim é muito gratificante. 😄
r.ozelame18/06/2009 15:07
Quanto à planta, um trabalho digno de mestre.
Ficará salva para futuras inspirações.
Parabéns ao Lustrosa pelo trabalho e ao Nick por trazê-lo até nós.
Oraldo18/06/2009 15:27
Caro Nicky,
Qual o substrato você usou? E quanto tempo você calcula que este Buxinho ficará neste vaso até ser transplantado para um vaso definitivo?
nickyfury18/06/2009 18:34
bonsai
Oraldo, o nobre colega me perdoe, mas a planta pertence a outro bonsaista, Francisco Lustosa. Acredito que ele tenha usado um substrato bem drenante, tipo terra granulada, pedrisco, caco de telha e casca de pinus. Se fosse meu, seria essa a composição que eu usaria para a planta, ok? 🙄 🙄
Ivanil Pimentel Vieira21/06/2009 18:55
Lindo trabalho do bonsaísta Francisco...parabéns!
Caro Arzivenko,
que bom vc ter levantado a dúvida do nome correto da Calda Sulfocálcica ou Sulfocaustica, com as postagens cada um conclui a seu modo e fala ou escreve como achar melhor.Quanto ao teu gesto de pedir perdão sem ter errado ou ofendido, saiba que isso acrescenta e eleva tua dignidade
Alexandre S. Coelho21/06/2009 20:21
Grande Nicky
Parabéns pela postagem e ao Lustosa por este belíssimo trabalho... Certamente terá um belo futuro 😲 ❗
claudionor anacleto24/04/2010 08:54
Laudir24/04/2010 08:56
Amigo nick, tem alguma atualização deste buxinho? Estamos curiosos!
edson060524/04/2010 09:54
Olá Nicky, bela planta!
Depois de "terminada ficará show de bola!!
Abraço.
Edson.