Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Chaenomeles spiciosa

nickyfury15/06/2009 17:26
Chaenomeles spiciosa
Aproveitando uma onda de dias frios que assola Brasilia, resolvi aramar uma Chaenomeles, que perdera todas as folhas, mas em compensação, emitiu linda floração. Essa planta é conhecida tambem por mameleiro japonês, pois com a caída das flores, produz frutos grandes, inicialmente verdes que vão gradativamente amarelando com o transcurso do tempo. Eis as flores e sua linda e atrativa coloração:

detalhe das flores:

Uma única folha surge:

flavio bonsai16/06/2009 08:25
que lindas flores , agora e aguardar a brotação.
valeu garoto.
nickyfury17/06/2009 14:05
bonsai
Obrigado, Flavio. Na verdade, a brotação só irá ocorrer em meados de setembro, com a chegada da primavera. Até lá, após cairem as flores, vem os marmelos. Essa planta, em japones, é chamada de BOKÊ, e produz frutos parecidos com marmelo. Por isso é tambem chamada de marmeliro japones:

Algumas variedades de Boke, ou Quince, ou Marmeleiro japones ou ainda chaenomeles:

Chaenomeles cathayensis (possibly a variety of C. lagenaria)
Chaenomeles japonica (aka C. maulei; pictured right)
Chaenomeles lagenaria (possibly a variety of C. speciosa)
Chaenomeles sinensis
Chaenomeles speciosa
Chaenomeles tibetica
BLACKNEEDLES17/06/2009 19:14
Re: bonsai
OLA NICKY

BELO EXEMPLAR AMIGO 😲 PRINCIPALMENTE A RAIZ EXPOSTA
PARABENS

ABRAÇO
nickyfury17/06/2009 19:37
bonsai
BLACKNEEDLES, agradeço sua consideração. Certamente, no estilo Neagari, ou raiz exposta, o ideal seria eu usar um vaso de bordas mais baixas, talvez até mesmo um organico. Ocorre que essa planta ainda está em desenvolvimento e como prefere um clima mais frio, optei por deixar um volume maior de raizes. Assim, ficará nesse vaso por um bom tempo. 😄
pauloventura17/06/2009 20:29
Caro amigo Nicky !
Parabens pelo sucesso com esta Chaenomeles ,pois sabemos
que em nossa região o seu cultivo é dos mai difíceis eu mesmo
tenho um exemplar ( presente seu ) e que ainda não consegui
acertar na forma adequada de cultiva.la não conseguindo esta
floração/frutificação como as suas que em visitas ao seu viveiro
sempre me deparo com plantas do tipo exibindo belas flo/frutos.
Mas sei tambem que é fruto de anos de dedicação mais uma vez
parabens ,e vê se prepara uma tabela de adubação pra nos ok.
G abraço .
Pv.
nickyfury18/06/2009 11:48
bonsai
Paulo, essa planta realmente requer uma série de cuidados extras para produzir flor e frutos. Mas fique tranquilo: estamos no caminho certo. Obrigado por suas gentis palavras, amigo velho. 😄