Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Opiniões/sugestões para buxinho

Henrique1216/06/2009 21:58
Opiniões/sugestões para buxinho
Olá pessoal,
Estou com esse buxinho (de cerca de 6 anos, segundo o vendedor) e gostaria de algumas sugestões sobre qual estilo seguir, possíveis podas e/ou outros procedimentos. O que vocês fariam?

Primeiro ângulo

O mesmo ângulo, mais de perto

Girando o vaso uns 90 graus

Nesse mesmo ângulo, mais próximo

Visão oposta à inicial (180 graus)

Visão oposta mais de perto

Detalhe do tronco e raiz

Abraços,
Henrique
Sergio Batalini17/06/2009 13:49
Ola Henrique . Não sei como esta o clima poraí, mas eu o deixaria quieto até agosto/setembro para começar a trabalhar ... No momento vc poderia retirar um pouco da terra junto ao tronco , para poder visualizar o nebari e ir estudando o assunto . Não pode ou arranque os galhinhos do meio da copa , pois serão uteis no futuro e buxinhos não emitem brotos com facilidade . Faça apenas uma limpeza e aguarde a epoca certa enquanto estuda sua aquisição e procura no forum exemplos que podem ajudar. Aguarde tb opiniões de outros amigos , muitos deles são bem mais experientes que eu e podem ajudar com dicas mais precisas .
Henrique1218/06/2009 00:05
Obrigado pelas dicas Sérgio! Acho que vou mesmo esperar o fim do inverno pra começar os trabalhos mais drásticos. Estou apenas tirando as folhas danificadas pela "topiaria" que recebia na flora e fazendo algumas pequenas podas no alto da copa (em galhos que têm ramificações e folhas mais baixas), até mesmo para eu poder visualizar melhor a estrutura da planta.
Quanto ao nebari, retirei um pouco da terra e realmente parece que vai ficar interessante para o futuro!
Outras idéias pessoal?