Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Amora - muita madeira morta

FrK_leal17/06/2009 22:13
Amora - muita madeira morta
Essa amora foi comprada na loja O Bonsai em ctba. Estava lá meio largada em uma prateleira que dizia "Plantas de R$5". Não pensei duas vezes. Trouxe comigo ela, um pingo de ouro e um ligustro por 12 mangos.
O pingo de ouro pode ser visto no tópico http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?p=108225#108225
Ela tinha muita madeira morta e os galhos aramados são oq restou vivo.
A madeira foi trabalhada com retífica, se alguém tiver alguma sugestão, por favor, fique à vontade.

Ricardo Paiva18/06/2009 01:00
FrK, estas barbadas são o bixo.
Eu sugiro reduzir a parte de madeira morta e ficar apenas com a parte morta junto ao tronco,fazendo um grande buraco no estilo Sabamiki.
Este estilo não é muito comum.
"São aquelas árvores que apresentam o tronco partido e oco, em decorrência dos efeitos da natureza, como por exemplo, os raios e erosões que apodrecem uma parte da árvore. Neste estilo é conveniente trabalhar com árvores que possuem uma madeira bastante resistente."
Exemplos:

Também pode ser assim senão der pra cavar muito no tronco:

Só não sei se a madeira resiste ao tempo.
flavio bonsai18/06/2009 09:03
puxa vc tem um grande material a ser trabalhado , com certeza vai ficar muito legal qdo estiver pronta , parábens.
nickyfury18/06/2009 12:15
bonsai
Além de retirar esse capinzal que cresce junto da base da planta, aconselho aplicar calda com certa frequência, pois a morus tem a tendencia a apodrecer rapidamente. Aliás, para evitar isso, ao regar diariamente, evite molhar a parte de madeira morta. 😄

Em relação aos dois galhos mantidos, creio que vc poderia dar um movimento levemente sinuoso ao galho da direita, para que harmonize com o galho apical. Isso resulta em um trabalho mais atrativo, inclusive. 😄
Rodrigo_Dias_RJ18/06/2009 21:52
Se te derem um limão faça uma limonada!

Parabens