carlos claro17/06/2009 23:04
ganhei uma jabuticaba com frutos (desfolha)
ola a todos hoje ganhei uma jabuticaba de um amigo ela ja esta com frutos gostaria de saber dos amigos se posso trabalhar ela agora ou esperar + um pouco
se possivel gostaria de orientaçao sobre qual estilo seguir.
agradeço desde ja a todos.
fotos

Ricardo Paiva18/06/2009 00:43
Que presentão Carlos.
Eu deixaria pro final do inverno para mexer nela. Aproveite e curta, e coma, os frutos.
Poste uma foto maior só da planta para um melhor visualização.
carlos claro18/06/2009 01:30
obrigado Ricardo Paiva muito bacana a jabuticaba q ganhei. vou fazer uma geleia de jabuticaba rsrsrsr. depois decido com a ajuda do amigo o estilo a seguir posto novas fotos.
obrigado pela dica Ricardo.
ROGÉRIO DIAS18/06/2009 08:48
RAPAZ
RAPAZ,SE O RICARDO PAIVA ACHOU SUA PLANTA UM PRESENTÃO,,,O QUE MAIS POSSO DIZER?RSRSRSRSRS
SIGA OS CONSELHOS DELE.APENAS LEMBRANDO QUE JABUTICABEIRAS GOSTAM DE BASTANTE ÁGUA.
flavio bonsai18/06/2009 09:00
eu tbem acho que vc deveria mexer nessa jabu soo no final do inverno
ai pode desfolhar e podar e aramar do jeito que vc quiser .
vai ficar boa .
carlos claro18/06/2009 10:46
como meu amigo ROGÉRIO DIAS falo se o Ricardo paiva falo.
e sinal de q realmente tenho um bom material vou aguardar e seguir ao pe da letra.
obrigado a todos q estao me orientando na busca de ter um bom exemplar sei q nao e da noite pro dia + chego la.
abraço.
nickyfury18/06/2009 12:09
bonsai
Carlos, em primeiro lugar faça uma desfolha completa, usando uma tesoura fina, corte todas as folhas fora, deixando apenas o talinho. Com a retirada das folhas, pode-se observar melhor a estrutura de tronco e galhos de forma a fazer uma melhor avaliação e, a partir dela, sugerir qual o melhor procedimento para estilizar sua jabu. 😄
Não se acanhe em retirar todas as folhas. É até bom, pois com isso vc agiliza o processo de reduzir o tamanho delas. Com a chegada do inverno, novas brotações irão surgir em todos os pontos, favorecendo a estilização que for adequar nela. 😄
carlos claro20/06/2009 08:36
obrigado pela dica nickyfury estarei trabalhando ela depois q cai todos os frutos postarei outras fotos.
obs. obrigado a todos os comentarios.
carlos claro23/07/2009 15:41
oi amigos os frutos de minha jabuticaba cairam gostaria de partir em uma desfolha pra trabalha um estilo.
duvidas pode desfolha agora e colocar em um vaso melhor e arama ou nao esta na epoca de desfolha
obrigado
carlos claro24/07/2009 21:48
ajuda dos amigos
Marcos Castilho25/07/2009 14:47
Pode fazer desfolha dela agora só não transplante agora pois ainda está muito frio e ela pode não suportar.
carlos claro25/07/2009 15:40
obrigado Marcos Castilho estarei desfolhando ate+ um abraço