Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Estaquia de um retusa

12
daniel pipolo02/09/2009 17:19
meuuu que bela planta vai ficar animallll....... vc deixou de molho so onde ficou sob a areia,,, ou o toco inteiro

superthrive é como o enraizador normal que compramos nas floriculturas... nunca tinha ouvido falar nesse ae..

valeuu

dp
Illex02/09/2009 17:27
Ja seria bom voce ir selecionando os brotos mais fortes, selecionando alguns que irão ficar, e tirar os desnecessarios, assim poupa os mais fortes e melhores para o desenvolvimento da copa.

Ta muito bom o material mesmo, ta rapido... Boa sorte.

Illex
Antônio Novais Filho02/09/2009 19:46
Opa Daniel, muito obrigado pelo elogio 😄 somente deixei no superthrive a parte que está na areia, deixei por 24 hrs.

E ai Ilex, tudo bem? Valeu pelo elogio também, estou MUITO feliz com esse meu primeiro retusa (hoje tenho mais dois - mudinhas ainda - mas na época nem tinha nenhum)
Neste caso, seria interessante então eu remover os galhos mais baixos somente? Pois estes com certeza nenhum sobrará. Vai me dando umas dicas se possível ta?

Ahhh sim, aquele "projeto" que postei, está completamente ultrapassado, tá? irei deixar uma copa triangular bem grande.

Abraço!
Tiago R22/01/2010 00:43
Como anda a criança?
Antônio Novais Filho22/01/2010 00:45
Está muito saudável e brotando legal, tirarei uma foto dele amanhã e posto aqui tudo bem?

Forte abraço, fica com Deus!
marco_avelar22/01/2010 01:55
Antônio não se esqueça de ir podando a ponta das brotações para diminuir os entrenós, senão vai ficar difícil de aumentar a ramificação e você vai acabar tendo que podar todos os galhos e começar de novo!

Abraço.
Antônio Novais Filho22/01/2010 01:59
Uow...ótima dica...muito obrigado, farei isso amanhã mesmo!

Muito obrigado!
Rodrigo Tavares22/01/2010 12:03
Olá antonio, o bixão vem brotando com força... 😄
Surpreendente vc conseguir fazer este tocão brotar... 😮
Não sabia que o supertrive podia ser usado também como enraizador, para mim era só um bom fertilizante.
Não deixe de postar a evolução dele, ele é promissor!!!
Antônio Novais Filho22/01/2010 14:33

Isso foi hoje antes de podar as pontas dos galhos...
Espero que gostem, forte abraço!
marco_avelar22/01/2010 22:57
Antônio os entrenós dos galhos do seu fícus já estão um pouco longos. Se fosse meu eu faria o seguinte:

1- Seleção de galhos: há vários galhos saindo dos mesmos pontos ou muito próximos, seria bom eliminar todos que estão muito juntos;

2- Encurtar os galhos: como eu disse os entrenós estão um pouco longos, seria bom encurtar o tamanho dos galhos e reiniciar o trabalho de ramificação, isso vai te poupar tempo no futuro, porque quando você começar o trabalho de ramificação você vai perceber que não está ficando muito bom e vai ter que cortar os galhos e fazer isso agora vai te poupar tempo.

3- Você também pode ter como alternativa no seu projeto usar esses galhos que estão sobrando para fazer raízes aéreas é só deixar alguns dos galhos crescerem bastante e ir cortando todas as folhas dele, exceto as das pontas do galho e quando ele atingir tamanho suficiente é só cortar a ponta, eliminar todas as folhas, e enterrar a ponta ai você terá uma raiz aérea que combina muito com um bonsai de fícus.

Para fazer a poda de ramificação eu não uso nem tesoura, eu olho na ponta dos galhos, vejo se tem algum brotinho, seguro com os dedos e corto com a unha mesmo, se você fizer isso 1 vez por semana vai ficar com uma ótima ramificação.

Abraço!
Antônio Novais Filho22/01/2010 23:04
ótimas dicas, amigo. seguirei-as, pode deixar e muito obrigado...amanhã devo postar novidades.

Fica com Deus e forte abraço!
12