Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ficus

12
jcmorosky22/06/2009 15:14
Ficus
Motivado por outro forisa, que mostrou um ficus em um poste, passei a olhar pela rua e encontrei este. Retirei de lá muito danificado, pois suas raizes estavam dentro de uma fenda no muro e dentro de um tijolo.

Consegui riral com algumas raizes, uma quantidade razoável. Acho que vai ficar bem.

Atualmente ele está em um vaso com areia, pedriscos e um pouco de terra, com uma "estufa". Em breve postarei mais fotos dele para pedir ajuda sobre o que fazer.

Obrigado a todos.

Ivanil Pimentel Vieira22/06/2009 22:32
Julio Cesar,

diariamente encontramos plantas que na maioria das vezes passam despercebidas, mas que se observar-mos melhor , parece que estão nos esperando.Praticamente todas são arrancadas e viram lixo.Poste fotos da planta depois de passar esses momentos mais criticos.

Abraços
jcmorosky23/06/2009 15:31
Ivanil Pimentel Vieira escreveu:
Julio Cesar,

diariamente encontramos plantas que na maioria das vezes passam despercebidas, mas que se observar-mos melhor , parece que estão nos esperando.Praticamente todas são arrancadas e viram lixo.Poste fotos da planta depois de passar esses momentos mais criticos.

Abraços

É verdade! Futuramente postarei novas fotos.

Até lá!
jcmorosky14/09/2009 16:27
Como sou extremamente novato no assunto, e está próximo da época de tomar alguma providência, peço a ajuda dos mais experientes (comparados a mim todfos são mais experientes!) para me sanar umas dúvidas. Não tenho a menor pressa em transformar minhas plantas em bonsais. Quero fazer da forma mais segura e saudável para as plantas.

1- No caso deste ficus, ele tem dois troncos que se tocavam. Um deles se divide em dois, ainda (formando um "Y"😉. Veja a 3 foto na 1ª postagem do tópico. A princípio, recentemente coloquei uns arames para afastar um tronco do outro, mas não sei o que fazer. Pensei em três opções: continuar afastando os troncos; junta-los de vez e aguardar o desenvolvimento da planta; ou separa-los obtendo assim, duas plantas.

2- Ela foi plantada em um vaso e suas raizes já saem pelo fundo. Na no final do mês ou no início do mês que vem, gostaria de fazer algo para melhorar (ou manter) o desenvolvimento. Assim, devo passa-la para um escorredor de macarrão e mais tarde coloc-alo em uma mamadeira? Devo coloca-la em um vaso maior e continuar deixando que se desenvolva?

Seguem algumas fotos:

jcmorosky16/09/2009 17:41
Alguém poderia dar alguma dica???
Elio16/09/2009 23:36
Olá Julio!
Baseado no que vc disse: Não tenho pressa! E essa é a tônica, eu faria o seguinte:
1. Como está num vaso relativamente grande, deixaria este ano nesse mesmo vaso de treinamento.
2. O tronco reto, eliminaria por completo. Não vejo utilidade nele.
3. Do tronco em forquilha, cortaria logo acima da forquilha o galho que tem menos sinuosidade.
Eu faria assim!

abraço
jcmorosky17/09/2009 15:23
Olá, Elio!

De fato não tenho pressa, não sou curioso e a minha ansiedade decorre apenas do stress do meu trabalho profissional. Quanto às plantas, eu gosto muito e quero mesmo aprender.

Quanto às suas considerações, em primeiro lugar eu agradeço a atenção! E gostaria de saber mais, quando ao que disse.

Elio escreveu:

Baseado no que vc disse: Não tenho pressa! E essa é a tônica, eu faria o seguinte:
1. Como está num vaso relativamente grande, deixaria este ano nesse mesmo vaso de treinamento.

As raízes já estão saindo pelo fundo do vaso. Devo fazer o reenvazamento, talvez até num vaso maior, e já dar uma "arrumada" nas raízes? Devo diaxar no mesmo vaso sem mexer nas raízes?

2. O tronco reto, eliminaria por completo. Não vejo utilidade nele.

Nesse tronco, eu havia pensado em usar um entortador, para ganhar alguma sinuosidade. Acha perda de tempo? Mesmo para alguém que quer praticar para aprender?

3. Do tronco em forquilha, cortaria logo acima da forquilha o galho que tem menos sinuosidade.

Isto sem retira-lo do vaso. Mexer apenas na parte de cima da planta, sem retirar do vaso?(pergunta 1).

Outra coisa. Como retirei esta planta de cima do muro, procurei deixar o máximo das raízes possível. Então, para caber no vaso, as longas raízes que estavam grudadas no muro, eu as arrumei em círculo "coladas" nas paredes do vaso... será que já posso arruma-la?

Lembrando que todas minhas dúvidas são visando o aprendizado do que fazer e em que ordem.

Obrigado mais uma vez.
Arzivenko17/09/2009 16:20
A planta parece muito sadia, parabéns, tens cuidado bem dela.

Acho que ela pode ficar pelo menos mais 1 ano neste pote, toda vez que trocamos de substrato a planta passa por certo stress. Se fosse minha eu faria uma poda radical logo acima daquele raminho mais baixo, utilizando ele para formar novamente a planta. Com a sobra da poda, poderia plantar a estaca e obter outra planta, caso tenha necessidade.

Lembrando que isto é o que eu faria, se acha radical demais, pode achar outra solução, mas é um bom momento para tal intervenção, já que a planta aparenta plena saúde, abraços.
jcmorosky17/09/2009 16:25
Arzivenko escreveu:
A planta parece muito sadia, parabéns, tens cuidado bem dela.

Acho que ela pode ficar pelo menos mais 1 ano neste pote, toda vez que trocamos de substrato a planta passa por certo stress. Se fosse minha eu faria uma poda radical logo acima daquele raminho mais baixo, utilizando ele para formar novamente a planta. Com a sobra da poda, poderia plantar a estaca e obter outra planta, caso tenha necessidade.

Lembrando que isto é o que eu faria, se acha radical demais, pode achar outra solução, mas é um bom momento para tal intervenção, já que a planta aparenta plena saúde, abraços.

Me parece um pouco radical, para minha inexperiência! Quero, se possível, usar a planta para aprender mais.

Então, poderia colocar o vaso sobre uma mamadeira para ajudar no desenvolvimento, já que as raizes já sairam pelo fundo do vaso?
Elio17/09/2009 22:42
jcmorosky"]Olá, Elio!

De fato não tenho pressa, não sou curioso e a minha ansiedade decorre apenas do stress do meu trabalho profissional. Quanto às plantas, eu gosto muito e quero mesmo aprender.

Quanto às suas considerações, em primeiro lugar eu agradeço a atenção! E gostaria de saber mais, quando ao que disse.

Vamos lá, Morosky!

1. Se já está saindo pelos furos e como vc mesmo disse, só rearranjou as raízes, então acho melhor tirar deste vaso, podar as raízes e replantar. Nesse momento seria bom ver as condições do nebari. Melhor ainda, que tal vc tirar toda a terra até aparecer o nebari, cortar o vaso nessa alura e fotografar para o pessoal ver bem o nebari e dar sugestões. A avaliação do nebari, normalmente, é o que nos conduz ao que fazer com a planta.

2. Com certeza o tronco reto serve para vc fazer experiências e praticar.

abraço
Angela Fernandes18/09/2009 11:24
Olá !!!!!!!!!!!
Julio Cesar...as propostas do Élio são ótimas.
Se fosse minha eu radicalizava legal....
Podava baixinho e deixava....só adubando e cortando, adubando e cortando....
jcmorosky18/09/2009 11:26
Ok.

Vou dar um jeito de fazer o uma foto na forma que me propôs. Quanto eu a postar aqui, voltamos a nos falar.

Obrigado mais uma vez.
jcmorosky22/09/2009 12:01
Não sei se estas fotos vão ajudar, mas pelo que vi, acho que vou passa-la para um vaso bem maior e deixar se desenvolver mais... sem nem separar os troncos. Mas antes gostaria de "ouvir" outras opiniões.

Obrigado desde já!

Raiz que tá em volta do vaso... deve estar até o fundo.

O ponto de onde elas saem.

O vaso está repleto dessas raízes menores.

Outras:

Elio24/09/2009 23:33
Desculpe, Júlio mas, as fotos estão tão próximas que não dá para ver o nebari como um todo. Só dá pra ver parte do nebari, aí fica meio difícil opinar.
sorry!
abraço
jcmorosky25/09/2009 08:08
Ok, Elio.

Aquela raiz que eu disse qie está enrolada não está acessível na superfície.

De qualquer forma, acho que vou manter o torrão como está e passar para um vaso maior, aí tiro umas fotos do torrão como está. No ano que vem eu vejo se faço alguma coisa.

Obrigado, de todo jeito.
jcmorosky13/10/2009 09:31
As raizes que eu disse que existiam enroladas apodreceram... o que a planta tem agora são apenas raizes bem finas. Não tem nenhuma se destacando ainda como para fixação.

Desta froma, apenas o que fiz foi transplanta-la para um vaso bem grande (quase do tamanho de uma lata de óleo - tipo galão). Não fiz qualquer poda. não separei os troncos.

Vou deixa-la se desenvolver mais para ver como fica no futuro... nesse meio tempo vou tentar ganhar algum movimento no tronco reto.

Assim que tiver, posto fotos.
Sergio Batalini13/10/2009 10:30
Ola JC. Desculpe a sinceridade , mas é no intuito de ajudar. Li o topico inteiro com calma e percebi que vc esta temeroso em tomar qualquer providencia com relação ao seu ficus , se me permite algumas colocações:
1-Ficus é uma das especies mais resistentes que conheço para a pratica da arte...
2-As raizes, como vc mesmo descobriu, nascem e crescem rapidamente { motivo da resistencia da planta} o que nos permite fazer podas constantes , eliminando até 70% das mesmas , sem risco para a planta, basta manter as mais finas { que alimentam } e cortar as mais grossas { que sustentam} ...
3-Não se mede a qualidade das raizes pelo comprimento delas e sim pe
las ramificações , porque as pontas é que são as "bocas"...
4-Quando sugerimos podas radicais , eliminação de galhos ..etc... é para que depois de anos vc não chegue a conclusão que perdeu tempo mantendo os mesmos ...
5- Algumas regras basicas devem ser seguidas para que vc consiga estruturar sua planta e com o menor tempo possivel fazer dela uma pequena arvore com todas as caracteristias que as mesmas possuem ...
6- Como ficus é uma especie muito facil de cultivar e mais facil ainda de se encontrar , não se justifica o medo em agir , posto que , mesmo que vc erre , ela vai se recuperar em pouco tempo dando-lhe uma nova chance ...
7-Aprendemos muito mais com a pratica que com a teoria , errando que acertando ... por isso o forum é importante para o debate e as sugentões que sendo seguidas tornam o aprendizado mais rapido ...
Espero não ter sido inconveniente , tentei apenas transmitir o que os mais experientes me ensinam ...e o que a pratica de 15 anos me mostra dia apos dia ..
jcmorosky13/10/2009 10:56
Bonsérgio, olá.

Não há porque desculpar sinceridade.. o que copio abaixo já é suficiente para ter consiuderações por suas informações!

Bonsérgio escreveu:
Ola JC. Desculpe a sinceridade , mas é no intuito de ajudar.
Espero não ter sido inconveniente , tentei apenas transmitir o que os mais experientes me ensinam ...e o que a pratica de 15 anos me mostra dia apos dia ..

Mas acho que você teve uma impressão um pouco equivocada... meu medo não é perder a planta... mas a dúvida do que fazer com ela.

Como não tenho pressa, quero fazer algumas experiências pois estou começando mesmo. A intenção de coloca-la em um vaso maior não foi para que pudesse criar raizes para fixação, mas para que pudesse se desenvolver melhor.

Ao contrário do que talvez tenha transmitido, fique feliz em ver que não tem raiz de fixação ainda, pois creio que fica mais fácil de coloca-la em um vaso mais raso, não é?

Quero mesmo ver se desenvolvo uma técnica para torcer o tronco reto... caso não consiga, parto para a poda drástica, por exemplo. Esta opção estará sempre disponível, enquanto não realiza-la, não é?

Contudo, você me disse algo (item 4) que pode me levar a repensar o que estou fazendo... mas acabo por me consolar em pensar que não foi perda de tempo, mas ganho de experiência.

Como já comentei... com esta planta mais do que o resultado estético, busco algum conhecimento e prática.

Obrigado por sua opinião, e sinta-se à vontade para opinar! E até quem sabe, num futuiro até dizer: "Seria melhor ter feito o que eu disse antes!" Todas as opinões são levadas em conta! E sem dúvida teus 15 anos de experiência têm relevância na minha consideração das tuas palavras!

Forte abraço.
jcmorosky14/10/2009 08:44
Fotos atuais. Não mudou nada.. só passei para um vaso maior...

jcmorosky29/08/2011 18:01
Como todo bom teimoso, eu deixei os dois troncos... a ideia é deixar os troncos se fundir o que deve levar um bom tempo... ou trabalhar o buraco que ficou no meio, como um furo no tronco... ainda é cedo para pensar nisso. Este ano vou apenas dar uma arrumada na copa e nas raízes.. vai continuar onde está!

Fotos (do celular):

Filipe Henrique29/08/2011 18:06
demora nada... a medida que for possivel, vai fazendo estaquinhas com os galhos dela, depois ao replantar add as estacas e predendo bem com rafia molhada eles vão se fundir e formar um tronco só, parecendo varias raizes pendentes.

abraços
Filipe Henrique29/08/2011 18:07
se for fazer as estaquinhs, vc pode finca-las no proprio vaso onde a planta se encontra, mas vai ter que esperar um pouco mais pra adubar.
aqui eu faço isso com bastante frequencia.

abraços
jcmorosky29/08/2011 18:08
hum.... essa ideia eu não tinha pensado!

Acho que vou levar ele para o encontro, para ver o que podemos fazer!
Filipe Henrique29/08/2011 18:08
blz!
jcmorosky29/08/2011 18:12
Sabe onde eu peguei ele? Ao lado do Banco HSBC, no centro de Vila Velha!

Quem quiser muda de Ficus, em Vila Velha, é só dar um pulo na prainha, perto do fórum!

Pelas ruas da Prainha está cheio de mudas nascendo nas frestas!

Na parede da OAB tem um monte!
12