Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ginko Biloba - Hokidashi?????

Markus Von Kossel22/06/2009 19:47
Ginko Biloba - Hokidashi?????
Comprei a muda pq gostei do nebari.... porém com um tronco bem reto!
Pensei num Hokidashi.
O que vcs acham?
Rinaldo22/06/2009 21:41
Bela planta Markus, alem de um belo nebari apresenta boa conicidade, pelo q vejo na foto.
Eu tbm partiria para uma vassoura com certeza, mas vamos esperar as opniões dos nossos foristas bem mais experientes q eu.
Boa sorte com sua bela planta, poste fotos depois de brotar.
Abraço
LG22/06/2009 22:07
Poxa vida foste abençoado conseguindo uma planta tão boa!

Eu morava em ribeirao preto, lá por ser muito quente não tive sucesso com este espécime. Sou fã do mesmo.

Aí no RS pode conseguir excelente resultado.

Eu tentaria outro estilo, não gosto do hokidashi mas só a planta poderá definir qual estilo, deixo os galhos nascerem e aí você verá o que fazer.

Que nebari hein amigo? Pontinha de inveja aqui rsss (no bom sentido é claro!)

Abraços! Não deixe de atualizar aqui sempre que puder por favor rss
r.ozelame23/06/2009 16:15
Daí Markus
Bela aquisição, amigo. Também acho interessante essa espécie.
EU optaria por um hokidachi sim, pois o tronco e o nebari, que por sinal é espetacular lhe mostram esse caminho, porém, com novas brotações poderão surgir novas possibilidades.
Era só. Tenha uma boa sorte.
Markus Von Kossel02/12/2009 22:19
Tá lotada de folhas?
Dei umas podadas pra ganhar em ramificação!
Mas nunca trabalhei com a especie!
estou certo nesse procedimento?
abs
nickyfury03/12/2009 17:17
bonsai
O gingko é uma planta muito cultivada na Asia, sendo usada tanto na arborização em vias publicas, quanto em paisagismo e como bonsai. O estilo predileto deles, inclusive, é o HOKIDACHI, que vc escolheu para o seu. Entretanto, este estilo possui variantes, nem sempre bem detalhadas, de forma que não se conduz essa planta da mesma forma que se conduz um ulmus hokidachi ou outra planta qualquer. Veja alguns exemplos para entender melhor:

Este estilo é definido como Chokkan, mas é hokidachi:

Um virtual:

Neste bonsai, várias plantas são unidas para formar uma estruturação única:

Boa densificação:

Uma variante do estilo:

Variação troncos multiplos:

Este outro é o mesmo estilo hokidachi, mas recebe uma outra denominação: chama flamejante:

Este bonsai é um dos meus preferidos. Vejam o trabalho primoroso de estruturação, o sabamiki no tronco, que o torna uma arvore imponete e majestosa:

O melhor estilo para o gingko seguramente é o hokidachi, embora eu tenha em meu viveiro dois que estão plantados no estilo ishitsuki (raiz sobre rocha). Mas nesse estilo hokidachi ele é o preferido:

Markus Von Kossel03/12/2009 23:50
Nick, obrigado pelas imagens!
Estou deixando ela crescer a vontade!
Ainda não aramei ela... posso aramar normalmente?
abs
nickyfury04/12/2009 11:18
bonsai
Voce pode aramar, mas deve ter especial cuidado, pois a casca é muito fina e solta-se facilmente, expondo o lenho o que pode acarretar perda de material. Mesmo usando ráfia isso é complicado de ser feito, então muita paciência e atenção. 😲

Evite, tambem, apertar o arame em demasia. Deixe o mais frouxo possível, desde que ainda possa moldar o galho ou tronco dessa forma. As marcas ou sulcos provocados por uma aramação apertada, ou que fique além do tempo minimo são dificeis de serem eliminadas, mesmo com o crescimento vegetativo e desenvolvimento da planta. E isso, é claro, depõe contra o cultivador, além de acarretar perda de material e enfeiar o resultado de seu laborioso trabalho. 😲
Markus Von Kossel04/12/2009 14:49
Nick, pra ser sincero, nem tinha pensado em aramar a principio. Perguntei aqui no forum pra saber se dava. Acredito q o tronco não possa mais ser aramado, muito grosso, sem falar q a madeira é dura pelo q vi na poda.
Eu imaginei ir podando pra conseguir uma bela ramificação e formar um hokidashi simples.
Nunca fiz nada com ele, exceto podas.
Vou esperar o inverno pra passar um aramezinho nele.
Quando eu o fizer posto as fotos aqui!!
Acho que quando eu olhei o nebari e a conicidade do tronco nem me preocupei com a ramificação.... foi bom eu ter "mexido" nesse tópico velho!!

Nick.... obrigado pela paciencia nas postagens, vc é sempre direto, faz criticas construtivas e nos auxilia muito!
abs
Tiaraju04/12/2009 18:31
Markus,

Em termos de idéias, o Nick matou a pau.
Só quero acrescentar que, em termos de cultivo, o ginkgo brota fácil de madeira velha, apresentando algumas brotações do meio do tronco. Então o melhor é aproveitar essas brotações e conduzir só na poda.
Tenho um ginkgo que tive a oportunidade de trabalhar com o auxílio do Carlos Tramujas e ouvi dele: "o futuro que eu vejo pra ele é uma bolinha de folhagem", o que se confirma pela grande maioria dos bonsai apresentados pelo Nick.

Bom trabalho

Tiaraju
Markus Von Kossel06/12/2009 20:29
Ai vai o estado atual.
Vou trabalhar ela essa semana se possível!
Pretendo tirar desse balde e botar em um outro recipiente!
Mas sem mexer demais nas raizes pq ja ta meio quente demais pra isso!

Elio07/12/2009 15:02
Olá Markus, abaixo uma boa matéria que pode te ajudar!

abraço

Ginkgo biloba)

Resumo

No Japão, onde o Ginkgo é originário, pode facilmente viver até os 100 anos ou mais. Chamado de "Chichi Icho" no país de origem, o que significa "peito" ou "bico", o Ginkgo é uma árvore reverenciado. No entanto, essa árvore antiga também faz um bonsai excelente. A maioria das pessoas já ouviu falar de Ginkgo Biloba saúde associados com os alimentos.

Nas culturas orientais, a árvore de Ginkgo é considerada a "Fonte da Juventude" planta, o que ajuda a melhorar a memória ea saúde em geral. As folhas desta árvore são dois lobulos e em forma de leque, tornando-os únicos. Antes da queda, eles viram uma bela cor amarela. A fruta é também produzido pela Ginkgo, que é amarelo quando maduro . Quando cultivada como bonsai, o Ginkgo crescerá para cerca de 16 centímetros de altura em torno de seis anos de idade.

Bons cuidados

Infelizmente, a poda de Ginkgo produz cicatrizes que não curam. Portanto, qualquer poda deve ser feita com muito cuidado. A melhor época para podar o Ginkgo é na primavera e no outono momento em que os aglomerados de folhas deve ser reduzido para cerca de duas a três folhas, mantendo a folha de nível superior no exterior. Então, todos os novos brotos devem ser reduzidos a dois ou três botões quando a árvore é jovem. Para manter a forma, você provavelmente precisará ainda por cima em uma base regular.

Além disso, o Ginkgo árvores jovens, o que seria de até 10 anos de idade, deve ser replantado anualmente no início da primavera. O melhor momento é apenas antes de qualquer novo broto aparecer. Para as árvores mais velhas, com mais de 10 anos de idade, você pode replantar a árvore a cada dois ou três anos, conforme necessário. O melhor solo para a árvore de Ginkgo é uma mistura que seja bem drenado. Então, para os melhores resultados, adicione cerca de 10% de areia grossa, juntamente com alguns grãos.

Para propagar o Ginkgo, você pode usar alporquia em ramos de grandes dimensões. O resultado será uma planta decente em cerca de três anos. Finalmente, o Ginkgo pode ser denominado de várias maneiras, mas a forma natural é melhor. Porque as folhas são grandes e duros com ramos grossos, ele funciona bem com o estilo vassoura também. Para manter o equilíbrio e simetria, talvez você precise fazer uma aramação pouco, mas geralmente muito pouco. Lembre-se, a casca desta árvore é delicada para a aramação deve ser feito de ânimo leve e, em seguida, use apenas leve, de fio de alumínio.
Markus Von Kossel02/05/2010 17:56
Passei ela para um escorredor a umas duas semanas atraz, sem mecher muito nas raizes devido a época do ano!
Apenas tirei daquele balde e dei uma leve penteada nas raizes por baixo e larguei no escorredor!
Não fiz mais nada!

ATUALIZANDO

Frente

Uploaded with ImageShack.us

Costas

Andre Antoniazzi02/05/2010 19:31
Ginco
Ola Markus linda sua planta dara um otimo trabalho gostaria de acompanhar,somente uma duvida as folhas grandes como fica????abraço
Markus Von Kossel02/05/2010 20:36
Andre, agora não estou me preocupando com as folhas ainda.
Gostaria de obter maior ramificação!
Mas acredito que seja possivel diminuir o tamanho das folhas com desfolhas regulares!
Vamos ver o que consigo no ano que vem!
Elio02/05/2010 22:34
Markus, eu estou começando a trabalhar um Ginkgo e pelo que eu soube ele não gosta de desfolha. Seria bom pesquisar melhor.
Veja no link abaixo uma entrevista que fiz para a APB com Carlos Tramujas.

http://www.bonsaimt.com.br/a-desfolha/

abraço
Andre Antoniazzi02/05/2010 23:05
Ginco
Ola Markus obrigado pela dica é que tem alguns exemplares que gostaria de trabalhar pela beleza como a manga rosa e outras que acredito que por sua beleza de flor dariam otimos trabalhos mas o problema sao as folhas ,tipo a scheflera tenho uma mas estao com as folhas muito grandes e fica meio disproporsional entre planta tamanho dela e vaso que ela esta,mas nesse caso li uma materia aqui no forum sobre a diminuição das folhas e ja aprendi como fazer.Minha duvida é se da pra fazer com outras especies a diminuição de folhas.Tenho acompanhado seus trabalhos sao incriveis parabens e suas dicas sao otimas aprendo muito com vc te espionando por aqui.Abraços
Anderson Almeida02/05/2010 23:18
Olá meu amigo gostei dessa planta vai dar pra trabalhar muito nela continue postando fotos pra gente acompanhar um grande abraço.
Markus Von Kossel03/05/2010 00:42
Elio, Obrigado pela dica. Não sabia desta informação!
Tomo a liberdade de colar a citação do tramujas a seguir:

Ao longo dos meus anos dedicados à arte do bonsai, posso dizer que já desfolhei quase todas as espécies que passaram pelas minhas mãos, com resultados bastante satisfatórios. Não posso deixar de comentar sobre as espécies de coníferas em geral, como o caso dos Juniperus, Pinus e Chamaecyparis entre tantas outras, que não aceitam a aplicação da desfolha, com o risco de perdermos a planta. Por outro lado, a grande maioria das caducifólias suporta bem esta técnica, com poucas exceções, como é o caso do Ginkgo biloba, que apresenta uma brotação falha após a aplicação da técnica. Mesmo no Acer palmatum atropurpureum, por exemplo, que é freqüentemente citado na literatura como uma espécie que não tolera a desfolha, pela dificuldade que apresenta em desenvolver suas gemas dormentes, tenho aplicado a desfolha com muito sucesso. Já as pitangas, jabuticabas, e outras mirtáceas toleram perfeitamente a aplicação desta técnica. A conclusão a que chegamos com relação a esta técnica é que a medida em que adquirimos mais experiência dentro da arte e desejamos cultivar bonsai com mais intensidade, a desfolha se torna indispensável.
Fonte: http://www.bonsaimt.com.br/a-desfolha/
Renato Rodrigues Roehrs04/11/2010 11:53
Markus, como ela está?

Atualiza pra gente.

Abraços.
Markus Von Kossel04/11/2010 20:17
Brotou, inclusive ja podei!
Pra ver se obtenho mais ramificação!
Assim q tirar fotos as posto aqui!
Valeu por lembrar da planta!
LEAO04/11/2010 21:59
Markus, leva na próxima reunião para a gente dar uma podadinha. Eu levo o serrote desta vez. 😂 😂 😂