Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

ficus do carefour virou bonsai!!!

BLACKNEEDLES23/06/2009 18:11
ficus do carefour virou bonsai!!!
ola amigos encontrei esse ficus aqui no carefour e dise por q nao?
vai virar bonsai !

Elio23/06/2009 19:58
Olá Black!
Não fosse o entrelaçado, ele está bem legal!
O problema que esse entrelaçado, anti-natural, mesmo quando engrossar o tronco, ele permanece.
A gente pode usar a técnica de juntar várias mudas pequenas para fazer uma planta só, mas torcendo os tronco e não entrelaçando.
Um abraço
BLACKNEEDLES23/06/2009 20:07
HEHE E VRDADE ELIO MAS VALEW

ABRAÇO
afonso Fengler24/06/2009 11:22
Olá.

Concordo com o Elio, essas marcas nunca saem. É dificil trabalhar uma planta assim. É bonitinha e tudo mas é quase que uma obrigação de salientar isso, para que amanhã teremos ótimos exemplares. É a minha opinião.

Um abraço
Afonso
Sergio Batalini24/06/2009 13:51
Ola... Vc poderia forçar o surgimento de raizes aereas envolvendo o tronco com musgo ou enterrando até onde surgem os galhos . Essas raizes esconderam os sinais da trança . Tenho um ficus assim a 5 anos , vou tentar as raizes aereas no proximo verão , veja como os sinais são visiveis:
Sergio Batalini24/06/2009 13:53
desculpem o tamanho da foto .... 😮ops:
Elio24/06/2009 16:28
Concordo com o Sérgio.......raízes aéreas podem disfarçar.
Vale lembrar que para o ficus largar raízes aéreas é importante que todo o vaso já tenha sido tomado por raízes.

abraço
BLACKNEEDLES24/06/2009 19:02
OLA SERGIO

PUTZ Q FOTO GRANDE HEHEHEHEHEH

E REALMENTE SA MARCAS NAO SAI DO TRONCO!!!
MAS VALEW PELA DICA E SEU BONSAI TA MUITO LEGAL ESTILO HOKIDACHI E TEM UM OTIMO NEBARI TANBEM!!!VALEW
BLACKNEEDLES24/06/2009 19:05
OLA ELIO

VALEW VOU ESTUDAR ESSA IDEIA DAS RAIZES AERIAS!!!

ABRAÇO AMIGO
d.puerta24/06/2009 19:20
Olá,

tenho um ficus na mesme situação, já está com o tronco bem grosso mais as marcas nao sumiram. Pensei na possibilidade de fazer um shari no tronco para desfarçar. Será que essa espécie aguenta essa intervenção? Se der serto, pode ser uma saída para nossos ficus.

Abraço
BLACKNEEDLES25/06/2009 20:11
OLA d.puerta

E C VC TENTAR O SHARI POSTA AS FOTOS PRA VERMOS COMO FICOU
PODE SER UMA SAIDA TANBEM

VALEW
SEKI - Elio Luis Secchi26/06/2009 16:30
Uma técnica que ajuda é dissimular ainda mais estas tranças através de mais cortes profundos e meio largos na casca e até de um pouco de madeira, forçando a cicatrização destes sulcos e tornando o tronco totalmente sulcado. De fato não é um "fino" trato para a planta, mas um verdadeiro "esquartejamento" da casca. Mas a médio prazo funciona. Salientando que a sugestão só vale para quem já tem um planta e quer mantê-la, se não não é aconselhável partir para este tipo de planta trançada.

abraço
flavio bonsai26/06/2009 19:22
tem uma materia do rato que ele faz uns riscos de leve no tronco com o tempo vai cicatrizando e vai dando formas diferentes vc pode tentar isso.
BLACKNEEDLES26/06/2009 19:35
ola Elio Luis

mas essa tecnica deve ser muito agreciva nao!!!

mas valew pela atençao
BLACKNEEDLES26/06/2009 19:38
ola flavio

onde eu poderia ver a materia po rato ❓

quero ver todas as possibilidades possiveis de melhora para o ficus!!!

valew
Andrei26/06/2009 19:38
Black,

A condução dos galhos da sua planta do carrefour esta demais!!!
Gostei muito!!

Abraço Andrei, Brum.