Oi Elio...
O problema foi mesmo algum filtro de arquivos que, por algum motivo, não me deixou abrir suas fotos no computador da empresa, mas aqui em casa abre... 🙄 😉
Eu acho que seu PN pode virar um bunjing bem legal e, só como referência, coloco aqui um desenho do Naka, que escaneei do Bonsai Techniques II dele...
Sei que vou forçar bastante a barra, mas vou tentar fazer algumas associações que enxerguei entre seu PN e o desenho do Naka... 🙄
Claro que os pontos aos quais me refiro em cada planta não seguem as mesmas proporções ou distâncias... mas juro que enxerguei correlações possíveis... 🙄 😉
1) onde há aquele jin (único) no desenho, eu vejo aquele 1o. galho do seu PN, nascendo a direita e aramado virando à esquerda. Este galho poderia, então, ser transformado num jin, não tão curto como o do desenho, por ser mais fino... 🙄
2) o 1o. galho à esquerda no desenho, seria também o 1o. galho à esquerda do seu PN, considerando que o 1o. a direita virou jin... 🙄
3) o 2o. galho à direita no desenho, corresponderia ao galho do seu PN que, na foto onde vemos seu PN de cima, ele aparece logo acima da ponta esquerda do arame de aluminio... 🙄
4) a sequência do tronco no desenho, de onde sai mais um galho para a esquerda que desce sinuoso e, finalmete, a parte que sobe definindo o ápice, seriam formados com aquele galho no seu PN que nasce exatamente na parte inferior da ponta esquerda do arame de alumínio... (lá estào os 2 galhos, tanto o que sairá para a esquerda como o que seguirá para cima definindo o ápice do PN)... !!!... 🙄 😉
Como disse Elio, realmente enxerguei as relações entre cada um dos galhos, embora os movimentos, tamanhos e proporções sejam diferentes... 🙄
Acho ainda que, a inclinação do seu PN deverá ser revista, caso siga este caminho, mas penso que seria mais fácil enxergar esta inclinação depois de feitas as aramações... : 🙄
Outro detalhe.... o tronco do desenho representa uma árvore com bastante idade e casca com muita textura. Seu PN sendo mais jovem, tem a casca ainda lisa e com curvas mais suaves...
Assim, penso que, a partir do jin do seu 1o. galho, poderia descer um shari, com um certo desnho sinuoso, se prolongando até próximo da base, porém, bem acima do substrato... Com isso, talvez se consiga quebrar um pouco a "monotonia" do tronco... 🙄
Aquele toquinho que voce cita no seu PN deveria também virar jin, este sim, bem curtinho... 🙄
Finalmente, vejo que no tronco do seu PN, pouco acima do galho que viraria jin, há um pequeno aumento da grossura do tronco, provavelmente resultado de um galho que existia e foi podado...
Esta calosidade, que provoca a sensação de conicidade inversa neste ponto, poderia ser incorporado ao shari que sugeri que, assim, subiria um pouco acima do galho que virou jin....
Se voce fizer isto, poderá com um dremmel, minimizar esta calosidade e seu efeito negativo... 🙄 🙄
Bem Elio... a "viagem" foi longa... mas desconfio mesmo que possa ser aplicada ao seu PN... 🙄 😂
Um grande abraço... e boa sorte.... 😉
Charles