Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Pinheiro negro..(atualizado em 25.01.13)

12
Elio23/06/2009 20:30
Pinheiro negro..(atualizado em 25.01.13)
Pessoal........o que faço com esse PN??

Preciso de muitas sugestões!!

Aquele toquinho de galho que aparece debaixo do arame de aluminio é só um toquinho que sobrou de uma poda. A parte verde que está acima vem toda do galho à direita. Esse galho tem toda extensão do arame de aluminio. A parte mais abundante do verde vem de 3 galhos à esquerda
um abraço

BLACKNEEDLES23/06/2009 21:21
Re: Pinheiro negro.........o que faço?
ola amigo elio

venho aqui umildimente ti montrar esse pinheiro literati bunjingi...

Ricardo Paiva27/06/2009 01:50
Puxa Elio, que planta desafiadora!
Você poderia postar outras fotos, de cima, das costas?
marco_avelar27/06/2009 21:48
Elio seria bom ver outras fotos, mas eu vejo 3 opções:

a- Um literati (opção mais fácil)

b- Tentar uma alporquia para eliminar esse tronco longo e fino e recomeçar toda a planta em algum outro estilo(não sei se é fácil de fazer alporquia em PN, acho que não deve ser tão simples)

c- "Entortar" o tronco com movimentos mais sinuosos para reduzir a altura; baixar totalmente os galhos que formam a copa, ramificar e triangular (ficaria uma copa "caída" para o lado esquerdo da planta); e deixar aquele galho da direita como galho de sacrifício para engrossar o tronco por longos e longos anos... 🙄 .

Será um bom desafio, espero que de para entender o que eu quis dizer no item "c".

Boa sorte, um abraço!!!
Elio27/06/2009 22:02
Olá Black!

Valeu pela amostra de um literati. É o que estou buscando: modelos!

Marco e Ricardo!

Irei tirar fotos dos detalhes da planta para melhor avaliação.

Marco, entendi o que vc colocou no item "c".

Minha opção, por enquanto é um literati. A dúvida é como fazer a copa. Tenho algumas idéias mas gostaria da opinião de mais colegas para exaurir as opções.

abraço
Rodrigo_Dias_RJ29/06/2009 12:45
Grande Elio!!!

O que vc acha de um literati como se ficase tipo um ``U`` invertido? com a copa mais baixa?

Elio02/07/2009 14:48
Olá Rodrigo!
Se eu usar o galho da direita, dá pra fazer!
Abaixo mais fotos em detalhes.

Detalhe do tronco defeituoso

Vista de cima

Vista posterior
r.ozelame02/07/2009 15:08
Elio, parabéns pela planta. Desafio e tanto, hein?
Minha idéia segue a linha do Literati:
1º - Deixaria o tronco mais tortuoso, como comentaram.
2º - Com o galho da direita, lá da primeira foto, baixaria ele para formar a copa (como na foto de Rodrigo)
3º - Jin com os falhos restantes.

Como disse, é desafiador, mas....nessa arte alguém quer algo fácil???????
Tenha boa sorte e seja iluminado com uma possível modificação!
Andrei02/07/2009 18:05
Elio, gostei dos exemplos que o Rodrigo postou, vejo que o caminho mais
aparente para tua planta é o literati, ela tem as ramificações muito altas.

Abraço, Andrei Brum.
rodrigo kafski02/07/2009 19:38
estou iniciando hoje no fórum, mas acredito que a correção da altura seja o maior desafio. boa sorte
flavio bonsai03/07/2009 12:37
com certeza aquela foto que o black colocou acho que vc deveria ir pra aquele lado acho que ficaria otíma.
Charles03/07/2009 13:15
Grande Elio...

Eu tentei algumas vezes "palpitar" sobre seu PN mas, é muito estranho... eu consigo ver todas as fotos que foram postadas como sugestões pelos colegas... mas nao consigo ver nenhuma foto do seu PN !!!... 😕

Talvez seja alguma restrição do meu servidor, que restringe entrada de arquivos muito pesados!... será isso???... 😕

Vou continuar tentando, mesmo em outro computador... Tô curioso prá ver seu pinheiro e, quem sabe..... dar uns pitaquinhos!!!... 🙄

Grande abraço,
Charles
Elio03/07/2009 14:43
Charles escreveu:
Grande Elio...

Eu tentei algumas vezes "palpitar" sobre seu PN mas, é muito estranho... eu consigo ver todas as fotos que foram postadas como sugestões pelos colegas... mas nao consigo ver nenhuma foto do seu PN !!!... 😕

Talvez seja alguma restrição do meu servidor, que restringe entrada de arquivos muito pesados!... será isso???... 😕

Vou continuar tentando, mesmo em outro computador... Tô curioso prá ver seu pinheiro e, quem sabe..... dar uns pitaquinhos!!!... 🙄

Grande abraço,
Charles

Olá Charles!

Estranho que vc não possa ver!
Os outros estão vendo......rsrsrs!
Não creio por ser fotos pesadas. Estão com 200 kb.
Mas, não desista. Tua opinião é importante para mim, assim como as dos demais.

abração
Charles03/07/2009 17:59
Oi Elio...

O problema foi mesmo algum filtro de arquivos que, por algum motivo, não me deixou abrir suas fotos no computador da empresa, mas aqui em casa abre... 🙄 😉

Eu acho que seu PN pode virar um bunjing bem legal e, só como referência, coloco aqui um desenho do Naka, que escaneei do Bonsai Techniques II dele...

Sei que vou forçar bastante a barra, mas vou tentar fazer algumas associações que enxerguei entre seu PN e o desenho do Naka... 🙄
Claro que os pontos aos quais me refiro em cada planta não seguem as mesmas proporções ou distâncias... mas juro que enxerguei correlações possíveis... 🙄 😉

1) onde há aquele jin (único) no desenho, eu vejo aquele 1o. galho do seu PN, nascendo a direita e aramado virando à esquerda. Este galho poderia, então, ser transformado num jin, não tão curto como o do desenho, por ser mais fino... 🙄

2) o 1o. galho à esquerda no desenho, seria também o 1o. galho à esquerda do seu PN, considerando que o 1o. a direita virou jin... 🙄

3) o 2o. galho à direita no desenho, corresponderia ao galho do seu PN que, na foto onde vemos seu PN de cima, ele aparece logo acima da ponta esquerda do arame de aluminio... 🙄

4) a sequência do tronco no desenho, de onde sai mais um galho para a esquerda que desce sinuoso e, finalmete, a parte que sobe definindo o ápice, seriam formados com aquele galho no seu PN que nasce exatamente na parte inferior da ponta esquerda do arame de alumínio... (lá estào os 2 galhos, tanto o que sairá para a esquerda como o que seguirá para cima definindo o ápice do PN)... !!!... 🙄 😉

Como disse Elio, realmente enxerguei as relações entre cada um dos galhos, embora os movimentos, tamanhos e proporções sejam diferentes... 🙄

Acho ainda que, a inclinação do seu PN deverá ser revista, caso siga este caminho, mas penso que seria mais fácil enxergar esta inclinação depois de feitas as aramações... : 🙄

Outro detalhe.... o tronco do desenho representa uma árvore com bastante idade e casca com muita textura. Seu PN sendo mais jovem, tem a casca ainda lisa e com curvas mais suaves...
Assim, penso que, a partir do jin do seu 1o. galho, poderia descer um shari, com um certo desnho sinuoso, se prolongando até próximo da base, porém, bem acima do substrato... Com isso, talvez se consiga quebrar um pouco a "monotonia" do tronco... 🙄

Aquele toquinho que voce cita no seu PN deveria também virar jin, este sim, bem curtinho... 🙄

Finalmente, vejo que no tronco do seu PN, pouco acima do galho que viraria jin, há um pequeno aumento da grossura do tronco, provavelmente resultado de um galho que existia e foi podado...
Esta calosidade, que provoca a sensação de conicidade inversa neste ponto, poderia ser incorporado ao shari que sugeri que, assim, subiria um pouco acima do galho que virou jin....
Se voce fizer isto, poderá com um dremmel, minimizar esta calosidade e seu efeito negativo... 🙄 🙄

Bem Elio... a "viagem" foi longa... mas desconfio mesmo que possa ser aplicada ao seu PN... 🙄 😂

Um grande abraço... e boa sorte.... 😉
Charles
Elio03/07/2009 18:37
Amigo Charles!

Antes de mais nada, obrigado por perder tempo estudando minha planta.

Entendi bem teu raciocínio.

Estou entre 2 opções.

1. A proposta do Rodrigo, fazendo um "U" invertido Seria um literati mais baixo e por isso mesmo com bem menos massa verde. Mais fácil e ficaria muito bom.

2. A tua proposta, que por sinal se assemelha à imagem colocada pelo amigo Black, me dá condições de aproveitar mais massa verde e, jogando pra cima, fazer uma planta mais alta. Creio que com uma leve inclinada para a direita para poder colocar a copa mais em pé, toda a ramificação do lado esquerdo poderá ser aproveitada.
A idéia de fazer um shari aproveitando para desbastar o tronco entre o toquinho e o galho da direita me dá a solução que eu não tava encontrando, que é aquela engrossada no tronco junto ao toquinho.

Vocês me deram um nó na cabeça para eu desfazer nesse final de semana. Desfazer o nó, porque meter a mão na massa só semana que vem.
Mais uma vez obrigadão, Charles.

Bom final de semana a todos que opinaram no meu post.
Elio22/07/2009 19:58
Olá Pessoal!

Conclusão dos trabalhos.

Aqui fazendo uma limpeza geral dos ramos e agulhas

Aqui uma visão da "pedra no sapato". Curva muito acentuada, toco e conicidade invertida...........!!

Trabalho quase concluído. Galho mais baixo, faço JIN ou aproveito??????
Ah, depois de aramada resolvi mudar a frente!

.........Resolvi aproveitar!!

Agora é torcer para que sobreviva!!

neyleite22/07/2009 20:06
Ola Helio, tudo bem contigo? Muito frio ai na terrinha? Caramba... nem parece a mesma planta. Ficou muito legal. Eu deixaria ela como esta.
Grande abraço.
Elio22/07/2009 20:26
Pessoal!

Só para explicar: É uma mistura do modelo que o Charles colocou (desenho de John Naka e Esse PN de uma exposição na França)

Markus Von Kossel22/07/2009 23:15
Como vc faz a limpeza das agulhas? Tenho dois PN, mas nunca fiz tal tarefa! Ambos são apenas mudas, apenas as aramei e podei alguns galhos. Nào sei trabalhar com PN, ainda. Abs
Ricardo Paiva23/07/2009 08:06
Elio, ficou excelente o trabalho executado, parabéns.
Muito boa visão, adorei.
Realmente nem parece a mesma planta.
Charles23/07/2009 10:09
Oi Elio... tudo bem?

Amigo, que belo trabalho voce fez!!!!... 😉
No inicio voce tinha uma planta saudável chamada Pinheiro Negro... 🙄 ...
Agora voce tem uma estrutura muito bem definida para um bonsai muito promissor!... 😉
Tá evidente a qualidade do seu trabalho nesse PN e isso até já me fez "viajar no futuro", imaginando ele sem os arames, num belo vaso e com novas brotações e agulhas curtas!!!... 😲 😲 🙄 😂

Parabéns e um abraço,
Charles
Angela Fernandes23/07/2009 20:06
Alô !!!!!!!!!!!!
Impressionante !!!!
Estou completamente embasbacada.....parece que é outra planta !!!
Querido amigo Élio, belo trabalho efetuado e com seu amor pelas plantas ela sobreviverá e ainda irá participar de muitas exposições;
Parabéns !
Elio23/07/2009 20:34
Markus Von Kossel escreveu:
Como vc faz a limpeza das agulhas? Tenho dois PN, mas nunca fiz tal tarefa! Ambos são apenas mudas, apenas as aramei e podei alguns galhos. Nào sei trabalhar com PN, ainda. Abs

Olá Markus!

Veja, Markus, falar de Pinheiro Negro e seus cuidados requer muito, mas muito conhecimento. Fazer bonsai de PN é uma etapa avançada do bonsaísmo. Eu, agora que estou começando a descobrir os segredos do PN.

É diferente lidar com as agulhas de muda nova e de uma muda mais avançada.

Então, em poucas palavras, vamos distinguir:

1. O que eu fiz foi retirar todas as agulhas velhas (mais longas) para direcionar a energia da planta para as agulhas que ficaram.
2. Havia muitos raminhos juntos. Dei uma raleada deixando só os ramos que eu quero que cresçam.
3. Como havia muitos ramos juntos, criou-se um foco de sujeira e umidade (propício para fungos)
4. E como havia muitos linquens fiz uma limpeza com água e escova de dente.

No caso de muda nova, não há preocupação de deixar as agulhas alongarem pois isso fará que a planta se desenvolva como um todo.
O ideal seria vc postar as fotos para o pessoal opinar.
De qualquer maneira, agulhas secas, com marcas e pintas marrons devem ser retiradas. Observar se não há anéis marrons nas agulhas (sintoma de fungo)

Acho que é por aí! Como disse, sou neófito no cultivo e trato do PN, vamos ver opiniões dos mais experientes.

Um abraço
Elio23/07/2009 20:39
Ricardo, a vantagem de se trabalhar com PN é que a madeira é bem flexível. Obrigado pelo incentivo.

Charles, também vejo um futuro promissor para esse PN. Tenho que ir pensando num vaso apropriado. Ah, e obrigado pois 90% do fiz foi sua sugestão.

Amiga Ângela, realmente a mudança foi radical. Por isso, independente do tempo que a gente faz bonsai, SEMPRE devemos pedir opiniões de outros. Nunca seremos auto-suficientes.
'Brigadão pelo elogio, mesmo que imerecido.

abraço
Alexandre S. Coelho25/07/2009 19:49
Oi Elio

Radical heim... e nem esperou pelo Liporace... 😂 😂 😂

Parabéns meu amigo 😲 ❗
12