Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

calda sulfo-caucica

fabianoscosta24/06/2009 17:51
calda sulfo-caucica
Bem, este tópico é sobre a matéria de um bonsaísta no qual fiz amizade pelo facebook, Harry Harrington, eu adorei a forma ampla no qual ele tratou sua pesquisa para tal, daí pedi a ele para traduzir e postar em meu blog.
Como é um de meus objetivos postar matérias interessantes sobre a arte, aqui divido com os amigos:

"Ao longo dos anos tenho visto, ouvido e lido muitos mitos sobre a calda, mas porque há tanta invenção, desinformação e quase mística em torno deste produto químico eu não sei, mas parece-me que se origina a partir de literatura antiga de bonsai.

O que é a calda sulfo-caucica?

É um líquido com mau cheiro que bonsaístas passam na madeira morta a fim de produzir uma distintiva cor branca. Não se pintará uma madeira colorida, mas simquando a mistura seca, sendo alvejantes, mancha a madeira com um branco pálido.
..."

Vale a pena lê-la inteira: http://fabiano.projetobonsai.com/2009/06/23/calda-sulfo-caucica-ou-lime-sulfur-no-bonsai/

Abraço aos amigos,
Fabiano.
Edmilson24/06/2009 21:41
Grato
Muito obrigado pela postagem Fabiano.

Postagem super interessante, com vários pontos que realmente eram misteriosos.
No final é falado de produtos auxiliares para combater a podridão em madeiras macias. Sabe informar que produtos são estes??

Atenciosamente;

Grato
Alcides Junior25/06/2009 08:56
Muito esclarecedora e interessante matéria.
Valeu por partilhar Amigo
fabianoscosta25/06/2009 15:23
Fala Edmilson, na postagem original, Harry fala de endurecedores de madeira ou produtos no qual usa-se para prteger contra as intempéries da natureza, mas que não se use nada à base de thinner ou óleos, daí eu nem imagino o que seja, mas acho que se perguntar a algum carpinteiro, ou se tivermos alguém aqui dentro que seja mais instruído nesta área, quem sabe pode nos dar nomes de produtos, seria muito interessante!

Valeu Júnior, a idéia era criar uma colcha de retalhos com todos os artigos mais interessantes e que não estivesse tão facilmente disposto para nós, mas vou tentar daqui pra frente dar mais personalidade aos artigos.

Abração amigos,
Fabiano.
Ivanil Pimentel Vieira25/06/2009 18:29
Fabiano,

útil e interessante tua matéria...parabéns e obrigado pela partilha!
fabianoscosta25/06/2009 19:36
Valeu amigo Ivanil, a idéia é essa mesmo! 😉

Abração meu caro,
Fabiano.
Felipe25/06/2009 21:17
Fabiano,

Gostei bastante da matéria...esse blog tá ficando bom hein!!!!
Paulo Henrique de S. Garc30/06/2009 17:28
Edmilson, Fabiano, em alguns parques nos EUA, as madeiras que compôem os jardins são tratadas com formol, o que "realsa" os veios da medeira e protege do apodrecimento, talver o formol que ele diz ser usado, quem sabe?

Um grande abraço a todos e

Té mais...