Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Por favor, dicas e opinioes

Matheus 3125/06/2009 23:40
Por favor, dicas e opinioes
Aqui estao os meu 2 bonsai, um Cotoneaster horizontalis e um de Romã
( a qualidade da foto é ruim)

Bom, eu penso que tenho que utilizar a tecnica do escorredor e mamadeira, para engrossar os troncos, também penso que tenho que tirar essas flores porque se não podem estressar a planta, está muito cheia de flores, se for pra tirar vou deichar apenas 3 , tem problemas?
me digam tbm oq eu tenho que podar, na estação que tenho que podar,enfim, me expliquem tudo detalhadamente porque nunca tive bonsai antes

Obrigado!
Alcides Junior26/06/2009 09:14
Matheus, primeiramente seja bem vindo ao fórum do Atelier.
Como você está inciando, aproveite para ler muito, o site do Atelier é muito útil e informativo.
Quanto aos seus exemplares são mudinhas ainda, precisam de crescimento para engrossar mais um pouco o tronco de ambos.
A técnica da mamadeira é muito boa. Ao colocar no escorredor aproveita para remover esse substrato que vem nesses vasinhos, geralmente terríveis ao bonsai.
Quanto as flores do cotoneaster não é necessário retirar, ja as do Romã sempre retiro os pequenos frutos e não as flores.
Elio26/06/2009 11:16
Assino embaixo do que o Junior disse!

abraço
Matheus 3126/06/2009 13:47
Tem epoca certa pra mamadeira?
posso usar como substrato terra vegetal e algo que aere o solo?
Felipe Mendonca26/06/2009 14:57
Matheus 31 escreveu:
Tem epoca certa pra mamadeira?
posso usar como substrato terra vegetal e algo que aere o solo?

Sobre o substrato eu nao posso te ajuda, mas a tecnica da mamadeira acredito nao ter epoca certa, mesmo assim indico que faca leituras a respeito, so pra vc ter mais seguranca, boa sorte!
SEKI - Elio Luis Secchi26/06/2009 16:20
Matheus, no escorredor use substrato bem drenado. Na mamadeira pordes fazer uma mistura com 60 a 70% esterco curtido e o restante terra vegetal. Mas pesquisando no fórum sobre mamadeira, vais encontrar outras opções de substrato pois talvez não tenha disponível o que estou sugerindo. Uso isso que foi indicação do Charles pois tenho o material à mão e está dando bom resultado.

abraço