André Fernandes28/06/2009 10:57
Desfolha no inverno?
Retirei e plantei hoje um alporque de acerola que fiz há meses. Apesar de ter feito há bastante tempo houve bem pouco enraizamento. Devo fazer já a desfolha para não forçar as raízes? Ou por algum outro motivo? Estamos no auge do inverno, há algum problema? Sou iniciante no assunto e fico grato a quem puder ajudar
Andrei28/06/2009 11:16
André, Seja bem vindo ao forum,
Normalmente quando eu retiro o alporque faço a desfolha imediata, pois como a nova planta ainda tem poucas raizes talvez essas não sejam
suficientes para hidratar toda a massa foliar, então se reduz esta massa a zero ou quase zero!!
Quanto á época do ano aqui no nordeste estas regras nao funcionam muito bem porque aki o clima é constante.
Ivanil Pimentel Vieira28/06/2009 18:25
André, a espécie já se encontra totalmente desfolhada aki no Sul.Foi cair um pouco a temperatura e já se iniciou queda total das folhas.Não sei do clima ai em tua região,importante é aguardar a opinião de foristas ai de tua região.Como foi dito ,também acho que uma desfolha parcial iria ajudar.
nickyfury05/07/2009 13:21
bonsai
Pode desfolhar sem susto. A queda das folhas que ficarem ocorrerá naturalmente, por iniciativa da própria planta. Ao proceder a desfolha, voce estará poupando sua planta do gasto desnecessário de energia para isso, favorecendo então sua rápida recuperação. Lembrando apenas que, no caso dessa espécie, é recomendável mante-la inicialmente em local sombreado, longe do calor e incidência solar direta, nas tres primeiras semanas. Ao perceber a emissão de novas brotações, leve a planta para local onde receba mais sol. 😄