Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Bonsai "Modernos" - lixo ou luxo?

Markus Von Kossel28/06/2009 22:28
Bonsai "Modernos" - lixo ou luxo?
Caros amigos foristas...... Quem navega pelos sites em busca de fotos de bonsai acaba encontrando algumas coisas fora do padrão oriental!
O que voces acham? Gostam dessas "novidades"?
Alguns desse bonsais me agradam bastante!
Posto algumas fotos para exemplificar meu pensamento!
Este primeiro é até meio poético, a natureza vencendo as armas, impedindo esse espirito belicoso atual!

Adorei o gargula aprisionado nas raizes... como se fosse capturado pela planta!

Markus Von Kossel28/06/2009 22:31
Não postei os créditos:
Nick Lenz, USA
www.artofbonsai.org/galleries/lenz.php
Markus Von Kossel28/06/2009 22:41
Mais!

Felipe Mendonca29/06/2009 00:58
Nao acho que seria lixo, mas gosto dos bonsais tradicionais. Coloque mais ai se puder ou entao links, um abraco!
Alcides Junior29/06/2009 10:29
Ja tinha visto, mas prefiro bonsai mais natural, mais ÁRVORE.
Ja vi com miniaturas de carros batidos etc...uns enfeites esquisitos.
Danilo Retucci30/06/2009 10:27
Tupiaria !!! Mais interesante!!!!!
mortykus30/06/2009 18:08
Eu já vi vários desses bonsai.

Eu acho interessante esses primeiros, em que parece uma árvore sobre um tanque, ou sobre a gárgula e sobre a estátua, porque é mais natural, é até poético. Tem um inclusive que eu adoro, depois posto ele aqui.

Já os casos em que se molda a planta para parecer uma escultura ou outra coisa, como esses últimos, não sou muito fã!

EDITADO >>>

Como escrevi antes, tem alguns que eu adoro, então fui procurar e vou postar aqui:

Mas esse, pra mim, é especial:
Paulo Henrique de S. Garc01/07/2009 13:28
Concordo com o Mortykus, quanto os bonsai da primeira postgem, aliás gosto muito e não deixam de serme naturais, pois se olharmos fotos de florestas da Índia, há várias ruinas de cidades antigas onde há fícus crescendo sobre muralhas, estátuas de Buda e etc. Aliás, gostei muito das ruinas nas fotos colocadas pelo Mortykus.
Quanto sa outras plantas....não sei se deveriam ser classificadas como bonsai.

Um grande abraço a todos e

Té mais...
DigoF310/07/2009 12:03
ola, goste porém também acho que o tradicional sempre vai ser o superior, mas o bonsai é uma árvore em miniatira nada empedi de miniaturalizarmos o ambiente também isto me lembra muito o bonsai chines. 😮
Markus Von Kossel19/07/2009 22:01
Alguns desses eu acho bem bacana. Inclusive ja fui procurar uma estatueta pra plantar alguma coisa sobre! Gostei da ideia de ruinas, acaba adicionando outros valores ao bonsai!
Mas sem duvida gosto mais dos tradicionais, mas vou fazer alguma coisa mais moderninha em breve.
Alexandre S. Coelho21/07/2009 23:33
Pessoal

Quando deixa de focar somente a árvore, e sim um ambiente, uma paisagem, deixa de ser bonsai...

pra mim são penjing, outra arte de grande beleza!!!
Thiago Giaconi25/09/2009 16:28
Adorei os penjing, muito interessante!!!!

abraço
neiluis01/12/2010 15:25
pra quem gosta de arte
bem intereçante
Filipe Henrique01/12/2010 16:06
CONCORDO totalmente com Alexandre,.
ainda ssim foge um pouco do penjing normamente vista, mas não deixa de ser. Acho que é uma forma de arte, alem do mais, com essa coisa de aquecimento global e a preocupação com o verde e necessidade de PAZ, esse tipo de trabalho chama a atenção de maneira natural, sem parecer tão utopico e sem idelismo demasiado.

abraços
HudsonArpini01/12/2010 16:09
alexandre,na minha opiniao depende,pois um simples enfeite colocado num vaso de bonsai com a árvore,nao acho q torne peijing,é apenas um adicional a planta,tipo os kusamono,por exemplo
Rakki01/12/2010 17:45
Acho que é uma inovação da arte do bonsai. Como na pintura, esculturas, e outros, teve artista querendo inovar e fazer do seu jeito, queriam mudar o jeito de pensar, de ver e sentir a arte (como por ex: A Semana de Arte Moderna, também chamada de Semana de 22).
No bonsai não acho que precisa ser diferente, acho que cada um, faz seus bonsai do jeito que lhe agrada. Claro seguindo algumas lógicas (ex: parecer arvores e não mudas).
Acho totalmente valido e bonito.
Elio01/12/2010 21:50
Já que o tópico pede opinião:

Pra mim não é lixo nem luxo...................apenas interessante e criativo!

abraço
Marcio Garcia02/12/2010 00:22
Estou com o Elio, e interessante!
Este aqui me chamou a atencao pela naturalidade!

Esta arvore caida da um toque especial, e os arbustos rasteiros entao, ta muito show, foge a regra mas e muito bem trabalhado.
neiluis02/12/2010 08:44
digo o mesmo este esta muito bom mesmo
Faugustobr02/12/2010 13:58
Eu particularmente não gostei como bonsai. Como expressão de arte talvez.

Fábio
Ricardoamm07/12/2010 11:39
UM JEITO DIFERENTE DE OLHAR PARA O BONSAI!
NO MÍNIMO INTERESSANTE.
Pedro Catarin07/12/2010 12:04
As imaggens dos bonsais nas ruínas, aquele abraçado a estátua, aquele do tanque atravessando a floresta, nossa, acho muito legal! Já pensei em tentar fazer algo inspirado nas cidades, por exemplo, fazer uma base de laje, colocar substrato e tudo o mais, colocar a planta e "asfaltar" por cima, fazendo as ruas, as casas, os carros e tudo o mais, acho que ficaria bem legal 😄
nickyfury07/12/2010 17:25
bonsai
A arte criada pelo bonsaista Nick Lenz é bem diferenciada mas não creio que possa ser enquadrada na categoria de penjing. Há algum tempo, inclusive, parte de suas criações foi acrescentada a uma mostra do que chamaram de Hallowen Bonsai. Nessa apresentação, outros trabalhos bem interessantes foram apresentados, algo diferente do que estamos habituados a ver.

Acho que a intenção de seus criadores é mesmo a de chocar, causar estranheza e mexer com a temática séria e clássissista do bonsai, caracterizada por ser algo ritualistico e sem muita opção artística, por artistas como ele e os seus seguidores.

Nesse ponto, vale lembrar que o grande bonsaista japones Masahiko Kimura foi muito execrado por seus pares japoneses, quando começou a apresentar seus trabalhos. Até hoje, aliás, ele não é muito bem visto pelos conservadores e tradicionalistas da escola japonesa de bonsai. Muitos torcem o nariz para o que o resto do mundo considera uma revolução na nobre arte bonsai e suas criações são vistas, fora do Japão, como verdadeiras obras primas da arte. 🙄 🙄

Acredito que sempre haverá simpatizantes e contrários a vertentes novas na nobre arte bonsai. Há os que admiram e buscam seguir a linha emergente, e aqueles que prefiram manter-se fiéis a linha antiga. Costumo citar que gôsto é igual pescoço, cada um tem o seu. Não há o que mudar sobre isso. 😂 😂

Nick Lenz, além de excelente bonsaista é um consagrado ceramista. Vejam, na íntegra, sua entrevista para o site Art of Bonsai, para tentar entender um pouco da sua arte mostrada nas imagens dessa nossa postagem:

http://artofbonsai.org/forum/viewtopic.php?t=472

É preciso ler, para aprender e entender a razão de cada coisa. Discutir, calcados apenas em imagens, nos limita a proferir ou emitir opiniões que não têm suporte nem permitem aprender da maneira correta, aliás. 😲