junipero shin passo a passo
Paulo Henrique de S. Garc29/06/2009 11:53
junipero shin passo a passo
Olá a todos, esse junipero foi trabalhado na últma sexa feira e finalizada no sábado pela manhã. sempre gostei de bonsai com grande quantidaade de jins, muita madeira morta e nessa planta foi uma tentativa de criar isso em uma planta pequena (19 cm quando finalizada).
Segue as fotos:

planta bruta

início da aramação e realização do 1º jin

A principio tinha imaginado um hankengai, com um galho descendo paralelo ao vaso, mas....
olhando melhor, estidando a planta, resolvi fazer outro jin, oque acho melhorou a estética da planta, o que acham?

agora finalizada e no escorredor (não foram podads as raízes, apenas pantada no escorredor cm o tarrão original)
Fino no aguardo de comentário e sugestões.
Um grande abraço a todos e
Té mais...
Rodrigo_Dias_RJ29/06/2009 12:34
Amigo, sem muito o que falar, ficou muito bom!
Passa uma calda nos JINS
parabens!
Paulo Henrique de S. Garc29/06/2009 12:42
Rodrigo, estou só esperando eles secarem para poder retirar o arame e depois pasar a calda.
m grande abraço e
Té mais...
Dantas29/06/2009 13:03
Ficou ótimo, olhando como ficou nem dá pra imaginar como éra.
Parabéns!
Elio29/06/2009 14:04
Olá Paulo!
Também acho que vc fez um bom trabalho, cara!
Parabéns! Vai ficar legal.
Ricardo Paiva29/06/2009 14:18
Muito bom trabalho Paulo.
Apenas sugiro que você dê movimento sinuosos aos galhos para acompanhar o tronco.
Paulo Henrique de S. Garc29/06/2009 14:22
Dantas, èlio muito obrigado.
Ricardo, vc. acertou na mosca, havia algo nela que me incomodava, e olhando melhor é exatamete isso - falta movimento nos galhos!
Vou esperar uma semana, pois já movimentei muito os galhos de uma lado para o outro enquanto estilizava, mas após esse descanso rápido, feri a modificação. Muito obrogado.
Um grande abraço e
Té mais...
flavio bonsai30/06/2009 07:31
realmente ficou otimo seu trabalho mas concordo com o colega em dar uns movimentos nos galhos.
Elio30/06/2009 12:31
Olá Paulo!
Eu tenho o hábito de, quando a intervenção é muito agrssiva, trabalhar a estrutura principal da planta e deixar para modelar os galhos uns 3 meses depois.
Eu creio que a planta sente menos o estresse.
abraço
Sergio Batalini30/06/2009 13:33
1- Observação
2- Paciencia
3- Intervenção
Parabens e boa sorte... 😄
Paulo Henrique de S. Garc30/06/2009 14:39
Élio,
é uma boa dica de procedimento, embora eu nunca tenha tido problemas em estruturar toda a parte aérea de uma só vez, a única coisa que não faço mais é podar as raizes no mesmo período, embora já tenha feito isso com sucesso (acho que foi sorte!).
Mesmo antes da sua postagem, já tinha feito as alterações, segue a foto do resultado:
Té mais...
Paulo Henrique de S. Garc01/07/2009 21:06
Gostaria da opinião dos colegas para essa alteração no movimento dos galhos, se já estão em harmonia com resto da planta ou se precisa de mais movimento (lateral ou mais acentuado).
Grato.
Um grande abraço e
Té mais...
Dantas11/07/2009 13:18
Paulo,
Sou principiante e não conheço quase nada, mas acho que esta muito bom seu trabalho. acho que agora é esperar um tempo pra ver.
Alias, tenho uma pergunta, qual a necessidade de colocar no escorredor após a estilização?
Grande abraço e Parabéns!!
Dantas
Antônio Novais Filho11/07/2009 16:03
Boooooa garoto! curti bastante, manda bala!
Abraço!
Paulo Henrique de S. Garc11/07/2009 21:08
Dantas, na verdade, não há necessidade de colocar a planta no escorredor após a estilização. No caso dessa planta, o substrato não era muito drenante e como eu não iria fazer a poda de raizes, eu "lavei" o subtrato original e coloquei no escorredor com um subtrato drenante (caco de telha, pedrisco, carvão, areia grossa e substrato p/ germinação de hortaliças), sem podar as raizes.
Espero ter ajudado
Um grande abraço e
Té mais...
Dantas11/07/2009 21:13
Obrigado Paulo,
Eu tenho um ficus e quero que ele engrosse as raizes (melhorar o nebari).
O que você aconselha? Planto direto na mamadeira?
Abraço,
Dantas
Paulo Henrique de S. Garc11/07/2009 21:30
Dantas, o colocando-se a planta no escorredor, e quando as raizes começarem a sair pelo fundo, colocar em uma bacia grande, vc. terá um grande desenvolvimento da planta, engrossando o tronco.
Acho interessante vc. abrir um tópico com sua planta para podermos opinar e ver como estáo nebari dela, para uma melhor opinião.
Um grande abraço e
Té mais...
Dantas14/07/2009 13:07
Paulo, valeu pela informação.
Obrigado,
Dantas
Paulo Henrique de S. Garc03/09/2009 19:24
No final de julho reenvasei essa planta, o vaso ainda não é definitivo, mas era o que tinha disponível...
Espero que gostem!
Ps.: as datas das outras fotos estão com atrazo de dois anos (acabou a bateria e não ajustei a data)
Té mais...
Paulo Henrique de S. Garc04/09/2009 15:08
Ninguem??
Arzivenko04/09/2009 15:53
Apesar de ser uma muda nova ela já apresenta um ar de personalidade, parabéns, aconselho a deixar o tempo fazer a sua parte.
abraços!
ROGÉRIO DIAS05/09/2009 16:02
SHOW
TÁ FICANDO MUITO LEGAL MESMO,,,,,
Hanke09/09/2009 15:34
Olá Paulo,
Como o Arzivenko já disse, agora eu deixaria a planta fazer a sua parte, pois ela ainda precisa brotar muito e fortalecer os galhos mais baixos, para ai sim começar a formar um Bonsai na sua forma final!
Apenas gostaria de deixar aqui algumas dicas para quem sabe deixar o estilo da planta mais harmonico...
1 - na minha opinião, um dos jin que estão proximos a primeira curva deveriam sair... na minha opiniao, o mais alto deles;
2 - eliminaria o 1° galho da direita, pois esta para dentro da curva;
3 - baixaria um pouco mais a copa, para deixar a planta mais baixa, e com isso, dar a impressão de que a 2° curva é menor;
4 - colocaria num vaso maior com um pouco de sfagno misturado no substrato, para auxiliar no desenvolvimento da planta... OBS : esta técnica do sfagno no substrato não deve ser usada por mais de 6 meses, correndo o risco de perder a planta por apodrecimento das raizes.
Finalizando... com relação a aramação, tente sempre usar arames no diametro condizente com o tamanho do galho, sempre tentando respeitar a regra dos 45° (43° de acordo com nosso grande mestre Liporace), e atentar a ancoragem dos arames, para que eles façam o serviço de forma eficaz.
Dentro de alguns anos poste novamente fotos da planta com a evolução da mesma.
Abraço,
André Hanke
APB - Associação Paranaense de Bonsai