Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Cabreúva - Yamadori

Arzivenko29/06/2009 23:06
Cabreúva - Yamadori
Este é meu yamadori de sábado, não foi fácil, mas quanto mais difícil melhor, não?

agora vai ficar um bom tempo descansando, mas no futuro será um belo toquinho...

flavio bonsai30/06/2009 07:26
com paciencia tudo se consegue , esses yamadoris sempre ficam na memoria , tem historias pra contar .
Alcides Junior30/06/2009 09:58
João, show de coleta, tem um futuro muito bom.
Se fosse meu retiraria os brotos ladrões e trabalharia a copa.
Parabéns.
Elio30/06/2009 12:53
Olá Arzivenko!
Vejo que o tronco central está tomado por madeira morta, podre. Dá pra ver as veias vivas.
Daqui uns meses, quando a planta estiver adaptada à bacia, raizes finas refeitas e agarradas ao substrato, tirar toda madeira morta. Dá pra ver que o que ficar dará um excelente tachiagari.
um abraço
Arzivenko30/06/2009 13:08
Élio, este é exatamente meu objetivo !
Sergio Batalini30/06/2009 13:25
E agora é só esperar... parabens e boa sorte. 😄
Charles30/06/2009 18:47
Re: Cabreúva - Yamadori
Oi Arzivenko...

Bela coleta!!!... Matéria-prima de ótima qualidade...
Achei perfeitas as sugestões do Junior (retirar os galhos ladrões) e do Elio (retirar toda a madeira morta assim que bem enraizada)

As calosidades das cicatrizaçoes em torno da maderia morta já fizeram um belo desenho, dando movimento ao trondo...

Fiquei curioso em saber como é o outro lado desta planta, de onde nasce aquele galho mais grosso e ainda um outro menor... Seria este galho mais grosso o futuro ápice da planta?... 🙄

Talvez eu pensasse em encurtar mais um pouco os 2 galhos que formam uma forquilha, ao final daquele galho do alto a direita da planta... além de retirar aquele outro galho que nasce exatamente de onde este o "cabo" da forquilha parte do tronco... 🙄
O nebari escondido pela terra me parece ser muito bom!!!..

Parabéns e boa sorte,
Charles
Bruno NF30/06/2009 20:01
Arzivenko , não sei como você ainda tem espaço na sua casa pra mais plantas!!! Está sempre postando novas aquisições, uma mais divertida que a outra. Por falar nisso, como vai aquela sua pitangueira gigante?
Arzivenko01/08/2009 13:18
Ela brotou, e levou geada.. pra completar, podei mais um pouco, agora é esperar...

nickyfury01/08/2009 18:40
bonsai
Uma informação adicional sobre essa espécie:

Nome popular : cabreúva-vermelha, bálsamo(MG, MS), cabreúva, óleo-vermelho, óleo-cabreúva(SP), sangue-de-gato.

Nome científico: "Myroxylon peruiferum L.f."

Características Gerais
Altura de 10-20 m, com tronco de 60-80 cm, tendo com ocorrência os Estados da BA e ES e zona da mata de MG.

Fenologia
Floresce nos meses de Jul-Set a maturação dos frutos no mês de outubro-novembro.

Resta saber se se trata da mesma planta colhida pelo nobre colega. Pela descrição, é uma arvore de porte altivo, cuja madeira é muito utilizada pela industria moveleira, particularmente na confecção de pisos:

detalhe das folhas e flores:

Considerando a imensidão do nosso país, e a diversidade da nossa flora, creio ser interessante ao postar foto mostrando uma nativa colhida, acrescentar informações sobre a planta, com fotos dela na natureza e detalhes outros que possibilitem a todos os foristas conhecerem melhor o que se está apresentando, inclusive com vistas a podermos todos prestar melhores informações a respeito do cultivo, e do melhor estilo a ser adotado, bem como quaisquer outras projeções que possam vir a ser úteis a seu cultivador. 😄

Atentemos todos para esses detalhes, pois cada vez vemos mais nativas sendo apresentadas aqui no forum, e na maioria das vezes o forista omite informações sobre tal planta, ficando os demais sem saber do que se trata, a não ser que, como eu e outros, se dê ao trabalho de ir pesquisar e buscar essas informações noutras fontes. 😄
Arzivenko02/08/2009 11:48
Nick, neste caso se trata de Myrocarpus frondosus, essa semana eu coloco mais detalhes!

abraços..
LG02/08/2009 12:29
bela planta! adoro a cabreuva pq sempre mexi com sua madeira (no passado) hoje em dia nem se acha quase.

Um dia terei uma tambem!