Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Tuia Jacaré como moyogi ou chokkan?

apossas01/07/2009 17:01
Tuia Jacaré como moyogi ou chokkan?
Olá pessoal, estou postando fotos da tuia que adquiri faz dois dias e estou com dúvidas se retiro do vasinho que ela se encontra agora ou deixo pra mais adiante...resumindo, o que devo fazer com ela no momento.
Ah, eu poderia estilizar como moyogi?

Abraço a todos

Charles03/07/2009 14:10
Re: Tuia Jacaré como moyogi ou chokkan?
Oi apossas...tudo bem?

Seu jacaré parece estar bem saudável e penso que, neste momento, em que voce acaba de comprar a planta, o mais recomendado seria voce continuar cuidando da boa saúde dela.. mantendo-a num local com boa insolação, regar cuidadosamente e acompanhar de perto se ela está se adaptando bem ao novo local!... 😉

Pessoalmente não gosto das pedrinhas brancas e coloridas, que não são naturais! Em bonsai um dos pontos a se buscar é exatamenete a naturalidade!... Eu talvez tirasse essas pedrinhas e, quem sabe, colocaria um pouco de musgo no lugar delas... 🙄

Se voce quiser, poderia podar, encurtando alguns galhinhos cujos comprimentos estão bem maiores do que o formado básico da planta, apenas para definir uma massa verde mais equilibrada... 🙄

Também poderia podar galhinhos bem fininhos que possam estar nascendo do tronco, mas garantindo que os galhos pincipais sejam mantidos...
Com isso, talvez seja possivel enxergar melhor o movimento de tronco e os galhos mais importantes existentes para, aí sim... pensar num estilo prá ele!!!

Por fim, mesmo que voce decida aramar a planta, só faça isso tendo certeza de que ela está bem enraizada e firme no vaso, ok?

Boa sorte,
Charles
apossas03/07/2009 14:56
Blza Charles! valeu pelas dicas camarada, parece até que vc advinhou, fiz a podazinha dela ontem mas quanto as pedrinhas não retirei ainda, tô pensando em coloca-la em um vaso maior ao invés de colocar num escorredor...

valeu mesmo, toda opnião é válida.

Ah, coloquei as fotos dela podada na parte "minha planta sua opnião" acho que é isso!

abraço.

Alexandre