Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

como desmontar uma portulacaria ???

Sergio Batalini05/07/2009 17:53
como desmontar uma portulacaria ???
Tia Esther não resistiu aos meus pedidos e me deu esta planta a uns 3 anos , depois de mante-la num canto da varanda de sua casa por exatos 33 anos { desde que casou-se } . Eu a conhecia apenas como uma suculenta e do vaso maior em que veio mudei para este ..., fiz podas para encurtar os ramos mais finos e consegui compactar a copa .. mas é muito alta e sem estilo ... poderiam me ajudar a desmonta-la:
Sergio Batalini05/07/2009 17:56
Sergio Batalini05/07/2009 18:00
Sergio Batalini05/07/2009 18:03
Sergio Batalini05/07/2009 18:05
Sergio Batalini05/07/2009 18:10
Sergio Batalini05/07/2009 18:13
Acredito que podem surgir varias plantas a partir desta, mas como é de estimação { da tia } ... não gostaria de perder parte alguma ... sugestões são muito bem vindas..

a
r.ozelame06/07/2009 09:22
Sergio, blz?
Na minha singela opinião (e visão) está pronta!!!!!!
É só mantê-la.
Não sei se ela tem algo que te encomoda, ou se tem outras idéias em mente, mas como disse, pra mim está perfeita.
Parabéns. Agradeça muito a sua tia, hehehe.
r.ozelame06/07/2009 09:27
Ah, amigo....
Olhando novamente suas fotos, percebi que poderia ser cortado o galho circulado e apenas direcionado aquele de baixo....

Isso te agrada?
Sergio Batalini06/07/2009 13:47
É olhando assim , num todo , até que passa , mas , continuo achando muito alta , um tronco muito sem graça ... vamos aguardar as sugestões dos mestres... valeu R. 😄
mortykus06/07/2009 14:19
Na minha opinião o tronco não é problema. Apenas trabalhe para fechar a copa e verá que ficará bem parecida com uma árvore!

Boa Sorte!
edson060506/07/2009 17:13
Caro Sergio,
muito bela planta!! Na minha opinião está quase pronta; afinal, um trabalho de 33 anos realizado pela mestra maior Mãe Natureza não se pode ignorar. Seguem alguns palpites:

1 - Acredito que neste caso não há mal algum no fato da planta estar talvez um pouco alta. Esse fato contribui para ressaltar a aparência feminina e elegante do exemplar. Árvores como a Castanheira-do-Pará e a Perobeira são altas e por isso mesmo belas e majestosas. Por outro lado, acho que o primeiro galho da esquerda deveria ser reconstruído para dar mais harmonia ao conjunto.

2 - Num próximo reenvase, escolher um vaso maior (oval na minha opinião) e replantá-la fora do centro.

3 - Uma inclinação de 10 graus à direita já disfarçaria essa monotonia do tronco.

Uma modesta projeção de como ficaria no futuro:

Espero ter ajudado.
Abraço.
Edson.
DigoF307/07/2009 15:57
ola, sergio uma pergunta: essa planta responde bem a podas raiz???
obrigado.
Elio07/07/2009 16:21
Sérgio, em cima da projeção do Edson (muito bem feita) eu faria apenas o seguinte:

Passaria bastante ráfia no tronco, faria a aramação, e daria uma sinuosidade para quebrar esse "reto" dele. Seria entortando para a direita e depois, no próximo transplante, plantá-la inclinada para a esquerda.

abraço
SEKI - Elio Luis Secchi10/07/2009 10:19
Concordo com o Xará e acrescentaria que também com o uso de ráfia e tacionamento progressivo, todo o dia um pouco, puxaria p rimeiro galho com uma boa inclinação para baixo. Desta forma a copa ficaria mais próxima do vaso, disfraçando consideravelmente a questão da altura da planta. além disso, o galho voltado para baixo reforça a idéia de idade avançada da planta.

abraço