Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

YAMADORI : ROMÃ

123
Renato Rodrigues Roehrs06/05/2010 19:17
Bonsérgio, mais um de teus espetaculares trabalhos!

Estou apenas postando para acompanhar a evolução.

Abraços.
nickyfury07/05/2010 11:10
bonsai
Bonsergio, o que eu gosto particularmente nessa espécie é sua resistência a trabalho de madeira morta, seja na forma de shari ou sabamiki. Tenho uma, obtida via yamadori numa fazenda, que cultivo há uns seis anos. Estava formando sua estruturação de uma maneira e o bonsaista/forista lusitano Antonio Castro sugeriu uma modificação, para melhor, que acatei e a qual estou procurando formar desde então. Veja:

Eu a retirei desse vaso do Izumi e replantei em um vaso chinês maior e mais profundo, para um treinamento melhor.

Considerando essa caracteristica ideal, veja o exemplar que o bonsaista lusitano Rodrigo Sousa vem trabalhando. Excelente exemplo de como explorar bem a madeira morta da romanzeira:

http://kintall.blogspot.com/2009/12/punica-granatum-principio-de-um-projeto.html

Além da planta que mostro, tenho outras quatro, adquiridas no viveiro Kadan, em Atibaia/SP. Elas são de uma variedade muito apreciada pelos japoneses, punica granatum nejikan. Nejikan, refere-se ao tronco: ele cresce retorcendo-se, como um parafuso de rosca soberba. É interessante justamente por isso, e os bonsai formados a partir dessa variedade são excepcionais:

Os japoneses conhecem a punica granatum por zakurô (ザクロ ou ざくろ😉 e os italianos por Melograno.

http://userdisk.webry.biglobe.ne.jp/014/309/87/N000/000/002/123820454071216117932_CIMG7250.JPG

O link acima remete a uma imagem grande, por isso não a postei aqui. Trata-se justamente da variedade que descrevi, a Nejikan. 😄

Acho que o melhor trabalho que vc poderá fazer com sua planta será o de madeira morta, com a maioria dos troncos, selecionando apenas um com que formar a estruturação aerea. Isso irá agregar maior beleza e técnica para seu futuro bonsai. 😄
Guilherme Luz21/05/2010 16:00
Bonsergio, lindo material, espero que aquela minha Romã tambem fique tão bonita quanto a sua. depois me da umas dicas ai!!!

Até mais!!!
Sergio Batalini30/10/2010 20:03
Ola pessoal .. novas fotos com desfolha e aramação .. eliminei varios galhos .. e talvez faça como sugeriu o Nickfury.. mantendo apenas 1 tronco com galhos e trabalhando os outros como madeira morta ... aos poucos vamos amadurecendo o projeto ..

Sergio Batalini01/05/2011 08:44
Fevereiro de 2011

O desenvolvimento da planta é visivel .. Retiramos os arames e desfolhamos ..

Sergio Batalini01/05/2011 08:46

Sergio Batalini01/05/2011 08:51
Mas temos um problema grave , o tronco morto esta podre e será retirado.
Parece que as raizes e partes dos outros troncos tb estão comprometidos, apesar da parte viva estar saudavel .
Penso que se continuar assim lgo não terei mais madeira ... 😮ops:

Peço ajuda aos nobres amigos para que indicarem algum produto ou maneira de deter a decomposição dos troncos que levará a planta a obito .

Sergio Batalini28/05/2011 16:44
28/05/2011

Novas fotos mostrando o trabalho feito com a retifica e a eliminação de parte dos troncos na tentativa de frear o avanço ds brocas ...

Sergio Batalini28/05/2011 16:48

Sergio Batalini28/05/2011 16:52

Ainda estou preocupado comas brocas , vou aplicar com uma seringa um produto para combate a cupins e aplicar mais calda ...

A copa esta sendo trabalhada apenas com estes galhos e esta se desemvolvendo bem .

Como sempre espero a opinião dos amigos .. 🙄
fermga28/05/2011 18:08
Nossa babei no seu trabalho PARABENS
Sergio Batalini28/05/2011 18:29
Ola fermga, na verdade o formato foi desenhado de acordo com as partes mais afetadas pelas brocas na tentativa de preservar a madeira saudavel .

Com a retifica vamos escavando até onde a madeira fica dura .. depois alguns retoques e escovadas e muita calda sulfocalcia ...

Ainda falta muito , mas tempo e paciencia é o que mais tenho ... 😄
fermga28/05/2011 18:42
Um pouco menos de Humildade ai...
seu trabalho ta show....
nickyfury31/05/2011 09:19
bonsai
Bonsergio, realmente há males que vem para o bem. Tal foi o caso do ataque das brocas ao tronco dessa sua planta, ensejando que ao tentar debelar, vc acabou por obter um resultado que não estava previsto. Parabenizo o nobre colega pelo ótimo trabalho. Entretanto, a estrutura aerea, que com a planta nua, mostrada nas primeiras imagens, aprensetava-se com uma altura condizente com a base dos troncos, mas nas ultimas imagens contrapôs, vez que o tronco avistado na parte direita está muito reto e sem brotações.

Conquanto a base mostrada na ultima foto seja bem melhor em termos de qualidade visual, a imagem mostrada em uma das fotos depõe contra, sobressaindo-se melhor a estruturação aerea apresentada nela, como podemos ver abaixo:

Creio que isso será facilmente corrigido por voce, durante a construção aerea, adequando-a aos troncos, considerando a excelente base do nebari mostrada na ultima foto. A correta distribuição e posicionamento dos galhos permitirá, com toda certeza, a recuperação dessa linha visual. Não deixe de continuar postando novas imagens, para que todos nós possamos estar aprendendo com seu magnifico trabalho nessa punica granatum. 😉
marcusribaspho31/05/2011 16:03
Ola Bonsergio
acompanhando seu topico
parabens tens uma planta mto linda
Show de bola
nao vou tirar os olhos dest topico
abrcs
Sergio Batalini31/05/2011 20:11
Obrigado a todos pelo incentivo .

Nick:

Acredito que a melhor frente seja a que apresenta os 3 troncos , mas , como vc salientou , o tronco da direita é reto e alto, o que prejudica visualemnte o projeto .

Talves eu deva eliminar o galho reto , mantendo apenas uns 2 ou 3 cm , para que os novos brotos venham mais baixos e sejam conduzidos desta forma na mesma altura dos outros galhos , favorecendo a compactação e harmonia de um modo geral ...

Nesta foto observamos tb que o tronco de traz tem apenas um galho para a direita, sendo possivel reduzir sua altura tb , mas sendo feita esta redução , os 3 troncos ficariam quase que do mesmo tamanho , perdendo em profundidade e beleza visual .
Sendo assim , aguardo as opiniões e projeções ..

Há .... como sofre um pretenso bonsaista .... 😮ops:
Sergio Batalini02/06/2011 18:48
E fizemos assim :

Sera que melhorou.. ou ...???
daniel pipolo06/06/2011 15:18
muito bom.....
Laudir06/06/2011 15:45
great work!
Sergio Batalini06/06/2011 16:23
o Laudir .. xinga não sô .... 🙁
Laudir06/06/2011 16:42
Bonsérgio escreveu:
o Laudir .. xinga não sô .... 🙁

Grande trabalho!
ROGÉRIO DIAS08/06/2011 15:26
É
HEHEHEHEHEHEHEHE,,,,EM RELAÇÃO A PLANTA,,,,TÁ FICANDO SHOW.
Sergio Batalini08/06/2011 20:35
O Laudir .. brincadeira .... 😄 Não domino linguas estrangeiras , mas tenho certeza que vc não iria me xingar... 😂

As opiniões são sempre um incentivo para nós e mesmo que sejam comtrarias ao que esperamos serve para o nosso aprendizado , E é justamente isso que buscamos .

Obrigado .
Laudir08/06/2011 23:29
Bonsérgio escreveu:
O Laudir .. brincadeira .... 😄 Não domino linguas estrangeiras , mas tenho certeza que vc não iria me xingar... 😂

As opiniões são sempre um incentivo para nós e mesmo que sejam comtrarias ao que esperamos serve para o nosso aprendizado , E é justamente isso que buscamos .

Obrigado .

tranquiliz...
Thássio fernandes29/03/2012 09:28
Bonsérgio,sei que este tópico é meio velho,mas vendo esse incrivel trabalho com a romã,queria saber como ela está,sinceramente fiquei muito admirado com seu trabalho.

Boa sorte!! 😄
123