Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Nelmar - 1ª Floração de um Pteco

12
Nelmar21/08/2005 03:02
Nelmar - 1ª Floração de um Pteco
Pessoal,
Gostaria de compartilhar com vcs, um presente que ganhei no dia dos pais, pois foi quando vi as flores neste Pteco pela 1ª vez.

Esta planta está comigo desde 1999, quando ganhei uma muda de semente, num saquinho de plástico, que foi comprada no horto do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Acho que devia ter uns 2 anos de idade.

Depois de 2 anos, já no escorredor de plástico

Mais 1 ano e num vaso de cimento.

Esta variedade de Pteco, no final do inverno, perde as folhas e, nesta foto já aparecem novas folhas, com uma tonalidade de verde muito bonita.

A seqüência abaixo, mostra as flores, que nesta primeira florada não foi muito intensa, mas realmente são uma rara visão.

O próximo passo, agora na primavera é trocar o vaso. Estou pensando em um oval, será que vai ficar bom?

Abraços a todos.

Nelmar
pedro pires21/08/2005 06:51
Grande evolução 😲 😲 é evidente a eficácia do escorredor.
Concordo com o vaso oval, um daqueles bem rasteirinhos ficava bem
TC21/08/2005 08:59
belo trabalho sua planta esta linda ainda mais com a floração 😲
vc a manteve apenas no escorredor? ou depois colocou na mamadeira?
Mário A G Leal21/08/2005 11:48
Nelmar, excelente apresentação. Sua árvore responde aos seus cuidados.
Parabéns!
Alexandre S. Coelho22/08/2005 10:59
Grande Nelmar!!!

Linda árvore, em pouco tempo já apresenta porte digno da espécie!!!

abraços
Guga22/08/2005 14:05
Nelmar,

Que variedade é essa??
Parabens pala planta, está linda!!!!!!

Abraço,
Angela Fernandes22/08/2005 16:33
OH DO CAVANHAQUE !!!!! 😂 😂 😂

Você já havia me presenteado com 3 fotos deste belezura !!! Fiquei fascinada !!!!!!!

Agora com as flores se abrindo......... ESTOU BABANDO !!!!!! 😂 😂 😂
Que coisa divina !!!!!!!!!!
Vai para minha galeria de melhores plantas !!!!!!!!
Quanto ao vaso para a planta, vamos nos falar !!!! Tem novidades no pedaço !!!!!!!!!!!!! 😉 😉 😉

Beijos cheios de parabéns !!!!!

Angela - aprendiz de bonsaista - 😮ops: 😮ops: 😮ops:

P.S. Quando você vem por aqui ???? Não temos mais a melhor pizza da cidade. O restaurante fechou.
Nelmar22/08/2005 21:56
Agora é só esperar e ver se após as flores chegam as sementes.

Angela,
este é irmão de um daqueles que utilizamos para fazer aquela floresta lá em Friburgo, lembra?

Guga,
não sei qual a espécie. Já havia visto flores de Pteco, mas eram maiores do que estas. Só sei que é uma planta obtida de semente lá do horto do Jardim Botânico do Rio.

Será que alguém sabe dizer que variedade é esta? Tem também espinhos e caduca no inverno

Abraços a todos

Nelmar
Angela Fernandes22/08/2005 22:00
OH DO CAVANHAQUE !!!!!!!! 😂 😂 😂

Peça ajuda ao amigo Sergivaldo - meu miguinho - com certeza ele poderá lhe ajudar............. 😄 😄 😄

Estou maravilhada, não me canso de admirar esta belezura....

Parabéns meu amigo e

Beijos

Lando24/08/2005 01:23
Que coisa linda, Nelmar!

É uma benção!

Parabéns pelos resultados.

Até mais,
Cláudio C. Ratto25/08/2005 09:33
Lando,

Sem querer ser descrente..................uma pequena correção:
Não é uma benção e sim um manejo correto por parte do meu amigo Nelmar, ok ?
Agora, lógico que ele está usando o meu adubo, não é mesmo ?

De qualquer forma, PARABÉNS NELMAR !

Tá lindo mesmo !!

Abração,
Nelmar27/08/2005 22:17
Não é que o amigo Ratto tem razão?

Logo após a queda das folhas, quando começaram a aparecer os primeiros brotos, dei uma boa dose de adubo ratânico, associado ao osmocote com micro elementos. Resultou numa cor de folhas que ainda não tinha visto neste pteco.

Ângela, o vaso desta planta vai ficar por tua escolha, OK!!!!!!!! 😄

Abraços a todos
Nelmar
Lando28/08/2005 15:05
Oi, Ratto!

Eu tenho uma visão particularizada sobre religião.
Quando empreguei a palavra "bênção", eu quiz dizer "encanto", "maravilha"; e não que esta planta tenha sido especialmente abençoada por ente divino... Porque acredito eu, se fosse pela vontade suprema, todas as árvores estariam floridas! Rsss!
Mas tudo tem seu tempo... Florir, por exemplo, tem a ver com Natureza!

Por aqui os pithecos não andam floridos por força maior...

Parabéns pelos cuidados à planta, Nelmar!!! De certo ela foi bem tratada.

Por curiosidade, qual a altura dela?

Abraços.

Até mais,
Nelmar28/08/2005 21:47
Lando,
esta planta tem ± uns 50-60 cm. Nunca aramei galhos. Só fiz tração e podas suscessivas a cada início de primavera e pinçagem nos novos brotos, para não crescer muito e forçar a ramificação dos galhos.

Abraços
Nelmar
Átila29/08/2005 15:11
Pelo que nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento.
Ora, o que planta e o que rega são um só; mas cada um receberá a sua reconpensa segundo o seu trabalho.
1Cor.3, 7-8
Angela Fernandes31/08/2005 13:07
Oi Nelmar !!!!!!!!! 😂 😂 😂

Idealiza o vaso que deseja, se esmaltado ou não, se esmaltado.... em que cor.....

Desenhe o vaso e mande para mim via emal que peço para o amigão Sami fazer.

Beijos

Cláudio C. Ratto06/09/2005 07:06
Nelmar escreveu:
Não é que o amigo Ratto tem razão?

Logo após a queda das folhas, quando começaram a aparecer os primeiros brotos, dei uma boa dose de adubo ratânico, associado ao osmocote com micro elementos. Resultou numa cor de folhas que ainda não tinha visto neste pteco.

Ângela, o vaso desta planta vai ficar por tua escolha, OK!!!!!!!! 😄

Abraços a todos
Nelmar

Nelmar,

Gostaria de dizer, que por aqui não acrescento nada a mais no adubo orgânico e a floração é uma realidade. Achei muito estranha a sua afirmação quanto em acrescentar osmocote com micro-nutrientes..........Para que ?
Veja, adubei alguns dos pitecos que coletei recentemente e estes estão cheio de botões florais. Vou tirar algumas fotos para comprovar o que estou te escrevendo, antes mesmo de retira-los.

Ratto
Fábio06/09/2005 08:24
.
Nelmar,

Como sempre suas plantas são de chocar qualquer um. Seu trabalho é realmente magnífico, invejável. 😲
Essa plantinha ficou 3 anos no escorredor e no fim das contas o resultado foi FENOMENAL!
Saiba que te admiro muito por todo esse talento.
Um abraço,

Fábio
Nelmar07/09/2005 22:37
Fabio,
fico grato por seus elogios, pois são essas palavras que nos ecorajam a tentar aprimorar cada vez mais nossos trabalhos e, de que vale um trabalho de arte, qq que seja, se não puder ser admirado pelos outros.

Grande abraço

Ratto,
não sou profundo entendedor de adubos, mas pelo que sei qq tipo de cultura necessita desses micro-nutrientes (Boro, Enxofre, Cobre, Zinco, etc), tanto que existem diversas literaturas que falam de aspectos da planta quando ocorre a falta deles.
É certo que os básicos e principais, são o NPK e, as plantas vivem muito bem só com eles, mas se temos a opção de utilizar adubos que contenham micro-elementos, por estão não fazer uso?
Seu adubo, posso dizer com conhecimento de causa, é fantástico e, as plantas agradecem, pois ficam muito vigorosas e saudáveis.

Grande abraço

Nelmar
Cláudio C. Ratto08/09/2005 05:56
Nelmar,

Eu sei disso amigo, mas o que o faz pensar que o meu adubo orgânico não teria os micro-elementos ?
Continuo sem entender o por que de usar osmocote em conjunto com o mesmo............ Talvez por eu não disponibilizar os percentuais destes micro-nutrientes em sua embalagem ?

Ratto
Angela Fernandes09/09/2005 00:10
Grande Nelmar !!!!!!!!!!! 😂 😂 😂

Não me canso de admirar seu PITHECO !!!!!!! Lá no espaço do Ronaldo existe um exemplar super bruto que está todo florido, lindíssimo..... 😄 😄 😄

Gostei Átila e concordo com você em número e grau..... TÔ COM VOCÊ E NÂO ABRO !!!!!!!!!!!!! 😛 😛 😛

CUIDADO !!!!!!!!!!!! NÃO DEVEMOS MISTURAR RELIGIÃO AKI NO FORUM !!!!!!!!!

Existem controvérsias em vários assuntos neste tópico !!!!!!!!!
Sejamos amigos senão...................

Abraços

bergson10/09/2005 06:22
Nelmar,

Ver uma planta na forma de Bonsai produzindo é o ápice da alegria de um bonsaísta, significa que todo o ciclo foi completado: germinar, crescer, amadurecer e produzir. Agora perpetue as gerações, plante as sementes e forme novas palntas.

parabens.

[]s

Bergson
Nelmar18/09/2005 21:25
Bergson, tudo bem?
Temos uma amiga em comum, a Ângela, que é uma grande admiradora dos seus trabalhos e plantas e, ela me disse que talvez vc possa informar que espécie de Ptheco é este, que possui flores tão pequenas e espinhos tão grandes.
A propósito, ela trouxe dai da sua região, uma pitanga negra, que apesar de ser bem pequena, já deu frutos. É uma pena que eu não pude prova-los, pois os passarinhos devoraram todos os que ela produziu.

Grande abraço
Nelmar
bergson18/09/2005 22:31
Nelmar,

Salvo engano é um Pthecolobium Tortum, mas pedirei a Sergivaldo para confirmar.

Angela é uma boa e grata amiga, e como amigos costuma engrandecer nosso pequenos trabalhos.

Se desejar posso conseguir algumas sementes ( na florada) e te envio.

[]s

Bergson
Sergivaldo19/09/2005 08:42
bergson escreveu:
Nelmar,

Salvo engano é um Pthecolobium Tortum, mas pedirei a Sergivaldo para confirmar.

Angela é uma boa e grata amiga, e como amigos costuma engrandecer nosso pequenos trabalhos.

Se desejar posso conseguir algumas sementes ( na florada) e te envio.

[]s

Bergson

Pessoal,

Também acredito que seja um P. tortum e, por sinal, muito bonito.

- Parabéns Nelmar!!!!

Bergson, você possui fotos da pitanga negra que você cultiva? Se puder me enviar algumas para que possa comparar com a que tenho aqui, ficarei muito grato.

Um abração, a todos,

Sergivaldo
12