PITANGA
Alcides Junior10/07/2009 09:27
PITANGA
SEKI - Elio Luis Secchi10/07/2009 10:08
Amigo Junior, tens aí uma bela planta e com 12 anos de idade.
O volume de galhos permite fazer uma série de opções. E como ouvi certa vez em um congresso de bonsai um palestrante dizer que em bonsai "sempre dá para tirar mais algumas coisa", vou dizer o que acho que deve ser retirado, baseado no que vejo nas fotos:
tem galhos muito baixos, então eu retiraria todos os galhos que estão abaixo daquele mais reforçado que aparece na primeira curva do tronco, este seria o primeiro galho e o tachiagari ficaria livre, como deve ser.
daí para cima faria uma seleção de galhos, escolhendo os melhor posicionados nos lados externos de curvas, um galho de fundos, retirar galhos paraleleos, escolhendo apenas um, etc.. coisas que o amigo já sabe. Reduziria um pouco a altura dela (talvez o ideal seria reduzir muito, mas vamos devagar). Esta redução seria feita cortando o tronco principal lá acima onde tem uma bifurcação em V com um galho mais fino que o tronco. Este galho mais fino seria o novo ápice.
No mais parabéns pela planta e espero ter ajudado.
abraço
Alcides Junior10/07/2009 10:12
Elio, muito obrigado por suas dicas, sei que tenho muito a fazer, mas por ter um carinho especial por este exemplar e não querer fazer nada errado resolvi postar. Estão anotadas suas dicas, tenho vontade de reduzir um pouco mesmo...um alporquia talvez.
r.ozelame10/07/2009 10:21
Olá Júnior
Realmente tens uma bela planta.
Estava olhando as fotos e ao chegar na 6ª foto me deparei com um belo shoin, porém seria uma mudança muito drástica em sua planta....daquelas de doer no coração a um primeiro momento.
A redução da qual o Elio comentou seria uma saída mais fácil e menos dramática.
Veremos.....
Tenha um bom trabalho, e vá com calma, como tu mesmo disse.
SEKI - Elio Luis Secchi10/07/2009 10:38
Sim Junior, a alporquia seria uma opção, mas sempre lembrando que em pitanga, bem como outras mirtáceas a alporquia sempre é um processo complicado, demorado e muitas vezes sem resultado. Acho que não vale a pena.
abraço
Arzivenko10/07/2009 12:51
Concordo com o amigo Elio, em se tratando de Mirtaceae, melhor cortar e jogar o resto fora, muito mais fácil comprar uma muda ou fazer um yamadori do que tentar o processo de alporquia. Mas também não quero desencorajar, se não tens outras prioridades, pode tentar sem problemas...
Quanto a estilização, eu escolheria um dos galhos mais finos que cresce mais ou menos na vertical para se o novo ápice, então faria uma poda em praticamente todos ramos, a fim de diminuir os entre-nós e estimular novas brotações, logo logo estaremos na primavera e ela irá reagir muito bem.
abraço.
Markus Von Kossel12/07/2009 23:56
Eu acredito que realizaria a poda drástica do tronco na segunda curva, deixando o ramo que sai tangenciando a curva como o novo ápice!
Poda na região dakele ponto preto na penultima foto!
abs
Markus Von Kossel12/07/2009 23:58
Ou um mame, poda bem curto, aproveita q tem vários galhos perto da base, ficaria ainda melhor (como referido por outro forista)
Basta coragem!
Alcides Junior13/07/2009 13:32
Obrigado por todas sugestões pessoal, no próximo domingo vou executar, ainda estou na dúvida quanto ao tamanho.
Rodrigo_Dias_RJ13/07/2009 13:39
Junior, eu faria uma alporquia e essa planta ficaria mais baixa e mais compacta.
Acho que a gente nota que a formação de galhos em baixo é muito boa, mas no resto do tronco tem muitos buracos, eu tentaria a alporquia na parte mais alta e faria a planta com uns 25 cm.
boa sorte
Alexandre S. Coelho13/07/2009 23:36
Oi Junior
Parabéns pela planta e pela assistente 😄
Eu acho que cortaria exatamente como disse o Markus, pela penúltima foto 💡 A altura atual deixa o tronco sem conicidade 🙁
Alcides Junior17/07/2009 09:08
intervenção
Bom pessoal, fiz algumas intervenções ontem de manhã nela, ainda falta aramar alguns galhos.
Seguem algumas fotos.

Cortando...pena que demora muito e as vezes a alporquia não dá sucesso.

como ficou.

outro lado
Aceito sugestões
Alexandre S. Coelho17/07/2009 21:04
Junior
Eu não deixaria ela ficar muito alta... Pitangueira demora muito pra engrossar, então só cuidaria para ir formando a estrutura dos galhos.
Um caminho: