Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Crescendo

João Paulo Batista Lyrio10/07/2009 13:58
Crescendo
Plantei esse pé de pitanga e já atingiu um palmo, não sei dizer qt tp ele tem. Gostaria de saber se posso mexer nele, se puder, me digam como executar os procedimentos. Nota-se que ele faz uma volta para esquerda ao alto do tronquinho.

marco_avelar11/07/2009 17:48
João Paulo a sua planta é bem novinha então você, basicamente, irá formá-la por inteiro. Com o tamanho que ela está você não precisa tirá-la desse vaso por enquanto. O primeiro passo é escolher o estilo e tamanho que terá o futuro bonsai. Como ela é muito nova você pode escolher qualquer estilo. Depois de escolhido o estilo você deve aramar o tronco para dar a forma que deseja. É importante você não descuidar da ramificação, cada vez que você desfolha ou poda as pontas dos galhos nascem novos galhos e com uma quantidade maior de galhos você terá maior número de opções para trabalhar no futuro. Depois é só colocar em um vaso maior para que ela cresça mais rápido. Acho que para começar é isso. Boa sorte.
João Paulo Batista Lyrio13/07/2009 13:24
Muito obrigado Marco,
vou esperar ela desenvolver mais então.
Grato pela atenção.
marco_avelar13/07/2009 19:34
João Paulo assim que você definir o estilo já pode começar a aramar. Aproveite que o tronco está fino e flexível.
João Paulo Batista Lyrio13/07/2009 19:37
Blz,
então Marco, qual estilo posso definir desse tronquinho ?
Tentei dar uma pincelada na net, mas os que achei foram só com mais galhos e essa muda está meio carente de galhos.
Ahh, outra coisa, em que consiste o processo de aramação, é o direcionamento do galho ?
marco_avelar13/07/2009 20:49
João Paulo a quantidade de galhos vai aumentar com o crescimento da planta, como eu disse, cada vez que você fizer uma pequena poda na ponta de um galho você estimula o crescimento de novos galhos.
Se fosse meu eu escolheria o estilo moyogi. Estou colocando três fotos de um ficus retusa que eu tenho a um ano e meio, ele tem o estilo moyogi, e você pode ver a aramação que eu fiz nele.

Na primeira foto ele está com os galhos bem fininhos pouco depois de uma poda drástica que eu fiz. Note o arame dando movimento ao futuro tronco e aos galhos, eu exagerei um pouco no movimento de continuação do tronco, mas depois eu corrigi e deixei a curva mais suave. Na segunda foto você pode ver o resultado da aramação, a planta já sem o arame e como os galhos mais grossos. Na terceira foto a planta toda com o galho de sacrifício que serve para engrossar o tronco.