Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

O VERME

12
Sergio Batalini11/07/2009 09:51
O VERME
Este ipê nasceu embaixo da copa de um coqueiro , foi coletado e conduzido , pensando-se apenas no tronco , haja visto que não consigo galhos , apenas um par de folhas de cada vez . E assim tem sido por uns 5 anos ... Já foi apelidado carinhosamente de VERME pelo amigo Arzivenko 😄 quando o postei num topico dele . Bem, prometi mostrar quando as folhas surgissem e aqui esta :
Sergio Batalini11/07/2009 09:57
Houve um rapido debate sobre o tamanho das folhas e de como reduzi-las ... Estas ainda não estão totalmente desenvolvidas:
Sergio Batalini11/07/2009 10:28

😄 😄 Agora que já se divertiram as custas do meu 'VERME' aceito de bom grado algumas idéias e sugestões do que fazer com ele ...rsrsrsrs 😉
luiz Fernando11/07/2009 17:48
.
Bom, na minha simples opinião,Linda Planta
Bruno NF11/07/2009 18:04
Por mim eu continuaria dobrando e dobrando... uma hora ela vai soltar brotos laterais. Eu fiz isso com uma muda de Tento-Carolina, ou falso pau-Brasil, depois de algum tempo dobrando ela soltou um monte de brotos pelo tronco.

Quanto a essa projeção do Luiz Fernando acho meio difícil, se fosse um pinheiro até que ia, mas se tratando de um ipê, com folhas grandes assim, não dá.
luiz Fernando11/07/2009 21:52
.
Valeu.....
Arzivenko12/07/2009 00:05
O verme está lindo!

O projeto do colega luiz não seria aplicável neste caso, ipê é difícil desenvolver ramificações, e na verdade seria um desperdício fazer uma poda radical.

Esta planta tem personalidade, e é isso que a faz interessante, ela é um literati, e deve continuar como tal, minha sugestão é colocar um calço de madeira pra afastar a seção onde o tronco encosta em si mesmo, vai aumentando o tamanho do calço até que fique naturalmente separado, no mais, corta as folhas grandes deixando o pecíolo, talvez ajude a ramificar e diminuir o tamanho das mesmas.

abraço !
Bruno NF12/07/2009 11:46
Pois então Luiz, quando disse que seu projeto era impraticável não me referi ao estilo, até porque se conseguisse um ipê do modo como desenhou seria perfeito. Me referi às folhas, somente a elas, porque mesmo que se conseguisse uma redução de digamos, 15 vezes, acho que ainda sim não se encaixaria no seu projeto, que possui folhinhas miúdas.
Ou talvez eu só tenha interpretado muito literalmente seu projeto, não abstraindo aquele verde como somente uma massa foliar, e não como folhas.
Quanto a comparação que me perguntou, só conheço Scheffleras adultas, não imagino como ficaria com um trabalho de redução de folhas.

Concordo com a idéia do Arzivenko do toco de madeira pra separação dos troncos que se tocam.
bad_clusters13/07/2009 08:56
Amigo... eu tinha o mesmo problema que vc, não conseguia galhos de forma alguma, mas o Thiago Giaconi (Atelier Giaconi) me ensinou uma técnica bem simples e que funciona.

A técnica consiste em vc eliminar aquele brotinho que sempre emitiu um par de folhas.. eliminando ele vc consegue 2 pontos igual daquele que vc eliminou, ou seja, vc tera 2 pares totalizando 4 folhas...

Comigo funcionou, depois que podei este broto minha plata emitiu 2 pontos de brotação.

Em outro ipê que possuo ja realizei um poda drastica que por sinal resultou em mais de 8 novos brotos.

Pode confiar o ipê é muito resistente e brota muito fácil.

Abraço...
Sergio Batalini18/07/2009 11:11
Na primeira foto já existe um calço improvisado .. que tirei , mas vou recolocar , penso que em contato as partes podem soldar-se uma a outra ... Grato a todos ... 😄
Sergio Batalini14/09/2009 13:52

Coloquei num vaso redondo , entando melhorar o aspecto do projeto . espero opiniões ...e conselhos..
Sergio Batalini14/09/2009 14:05

Poda nas raizes devidamente feitas....desfolhada...
Sergio Batalini14/09/2009 14:11
Acontece que eu demorei a fotografar ... e hoje ela esta ssim .... 😄
Sergio Batalini14/09/2009 14:16
As rolhas de cortiça foram os melhores calços que encontrei...um fio grosso para conduzir ... mas essas folhas ... são grandes demais ...vou desfolhar denovo ... 😈
EZEQUIEL JUNIOR14/09/2009 14:57
Está ficando bonito viu Sérgio, com o tempo terá um belo bonsai...

Abraços
Arzivenko14/09/2009 16:14
Isto aí Sérgio!

Agora está domando ela!
Illex14/09/2009 16:28
Sérgio,

Realmente, tá ficando bom o trabalho. Muito legal os calços com rolhas de cortiça, um material
esponjoso suficientemente forte e que não irá causar grandes danos à árvore. Gostei bastante da idéia, os de madeira também funcionariam,
mas pelo material das rolhas também serão ótimas.

O movimento no tronco após a colocação delas melhorou consideravelmente o Arzivenko acertou em cheio, está realmente muito melhor, não conheço muito de Ipês, mas você fez a ultima desfolha a quanto tempo? Aceita desfolhas continuas? De quanto em quanto tempo?

Gostaria de aprender mais sobre esta(s) espécies.

Agradeço amigo.

Até.

Illex
Sergio Batalini14/09/2009 17:17
Ultima desfolha a uns 30 dias .. as folhas maiores já estão no tamanho final ... 😲 tb pudera... eheheh.. vou desfolhar denovo daqui a alguns dias ... é resistente e como fiz a troca do substrato tb a uns 30 dias .. esta a todo vapor ... tenho que tentar diminuir esta folhonas ... 😄
Sergio Batalini03/10/2009 12:46
atualizando para mostrar o tamanho das folhas 😲
Sergio Batalini03/10/2009 12:56

tão vendo ... 😲 20 cm e crescendo ... 😲
a troca de substrato e adubação estimulam mais ainda esse monstrinho...
nickyfury03/10/2009 20:52
bonsai
As folhas não são grandes demais. Elas são proporcionais à espécie que voce cultiva. Não há por que reduzir o tamanho delas. Isso iria, a meu ver, descaracterizar seu bonsai, que ficou muito ótimo nesse vaso, diga-se. 😄

Apenas a título comparativo, observe esses bonsai japoneses, com detalhe no tamanho dos frutos, bem em desacordo com o tamanho da planta em si> primeiro, um clássico, AKEBI:

Um limoeiro, carregado de frutos:

Uma variedade de pereira:

Como podemos observar, são plantas que fogem aos padrões, mas nem por isso menos belas quando cultivadas como bonsai. Talvez se vc deixar de desfolhar para tentar reduzir o tamanho das folhas, sua planta reaja bem, e produza o mais importante nessa espécie: uma estupenda floração. 😄
Sergio Batalini06/10/2009 07:56
Illex: realmente as rolhas são ideais, alem de que , me sobra o bom e velho vinho para apreciar junto as minhas pequenas ...
Nicky: opinião registrada e aceita , e qual seria o procedimento para tentar acelerar a florada , aja visto que este ipê tem aproximadamente 5 anos e ainda mantem esse aspecto de planta nova...
A todos : os meus mais sinceros agradecimentos ... 😄 😄
Elio06/10/2009 11:27
Olá Bonsérgio!

Pela pouca experiência com Ipê (tenho bonsai e tenho no jardim), posso te afirmar, com certeza:

Minha muda no jardim, levou uns 10 anos para florir.
Meu bonsai, com 7 anos, ainda não floriu.

No vaso e com poda das ponteiras dos galhos, jamais irá florir, até porque as flores surgem nas pontas dos galhos.

Como faço poda constante das folhas grandes, consigo manter meu bonsai com as folhas pequenas mas, sei que nunca irá florir.

abraço
nickyfury06/10/2009 13:03
bonsai
Num dos eventos no atelier do Dom Mario de que participei, o bonsaista Renato Bocabelo apresentou um ipê que ele cultivava há uns onze anos ou mais, se não me engano. Ele disse que sua planta ficava mais era largada num canto, e que nem mexia muito nela. Nada de rega ou adubação como fazia com as outras plantas que possui, inclusive. A dele estava florindo, sendo que nesse período, caiam todas as folhas, como é comum nessa espécie. 😄

Sinceramente, eu não sei qual o procedimento mais indicado para acelerar ou promover a floração nessa nativa. Creio que a idade da planta, isto é, quanto mais velha melhor, é fator preponderante. Não podar nem desfolhar tambem ajuda, mas e quanto à rega e adubação, quanto fazer de cada para estimular? Dificil dizer. 🙄

Um ótimo adubo que posso sugerir é o FOSWAY, liquido incolor e inodoro, indicado para frutiferas em geral e plantas floriferas. Pode ser que funcione bem para o ipê, então. 😄
Sergio Batalini19/11/2009 13:26
Continua o verme a se desenvolver lentamente ...
12