Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

MARICA

Rodrigo_Dias_RJ12/07/2009 15:12
MARICA
Amigos,
essa planta pertence ao amigo Jair, a alguns anos a gente falava que iria mexer na planta, mas ia mexendo em outras... ate aque semana passada resolvemos mexer e tivemos algumas surpresas desagradaveis: barata, aranha , cupim, broca...

Não gostamos do resultado, a ideia no futuro é fazer uma alporquia na base da planta, o que vcs acham?
Elio12/07/2009 19:51
Olá Rodrigo!
Cansei só de olhar..........rsrsrs!
Eu não gosto de trabalhar com plantas grandes (minha idade!!!) mas, olhando a planta como um todo ela tem a característica de um moyogi na parte verde mas o tachiagari não combina já que ele pede uma parte verde bem mais baixa, adensada, compacta. Assim, como vc mesmo diz, um alporque ou então induzi-la a uma copa bem mais baixa, reduzindo a altura, inclinando-a mais ainda para a esquerda, inclusive baixando muito aquele primeiro galho, quase encostando no tronco.

Aquele abraço, Rodrigo!
Rodrigo_Dias_RJ12/07/2009 19:57
Elio , a ideia é fazer o alporque na altura do meu queixo

abs
Felipe Mendonca12/07/2009 23:37
Eu nao faria mais nehuma intervencao, a planta ta muito massa. So acho que deve mexer na copa, colocar mais triagunlar.
obs: estou comencando a cultivar.
Abraco e boa sorte!
Rodrigo_Dias_RJ13/07/2009 00:15
Felipe, demoramos muito pra intervir, perdemos muitos galhos.

Proximos passos:
Manter a planta viva
Montar a copa e definir os galhos que iram ficar
Fazer alporquia,

a questão da alporquia se deve pelos seguintes ponto:
1- a planta não se mantem em pé
2- Não tem nebari
3- Não tem conicidade
4- A parte de tras mesmo que refinado com a maquina vai ficar feia, porque esta muito destruida pelos bichos, se eu tentar passar mais posso comprometer a planta

quem sabe não fica mais ou menos assim:

sandroguchilo13/07/2009 14:45
a planta esta interessante mas não entendi porque vcs não aproveitaram a madeira morta?? iria ficar bem interessante ,, agora quanto a copa eu retiraria ( faria um alporque após o 10, galho da direita aproveitando para fazer duas arvores interessantes a de baixa poderia acompanhar oum estilo com galhos baixos tipo leucena ou flamboyant!!!!
Felipe Mendonca13/07/2009 19:53
Rodrigo eu entendi o que pretende fazer, mas to achando muito massa ela com essa madeira. Acho que ficaria otimo dexar assim, triangular mais a copa e preservar a madeira morta.
Abraco!
Rodrigo_Dias_RJ13/07/2009 20:24
Seria interessante, vamso esperar a planta se recuperar primeiro
Alexandre S. Coelho15/07/2009 18:46
Fala Rodrigo!!!???

Este trabalho rendeu muito suor heim... 😂

Com tudo que já foi comentado, só mesmo vocês que estão aí, pertinho dela, é que podem decidir o melhor caminho... Esperem as reações da árvore e com paciência decidam. Com certeza ficará muito bom!!!
Rodrigo_Dias_RJ01/08/2009 20:40
Alexandre,

tenho otimas noticias!!!

a planta esta brotando muita coisa, vamos continuar aguardando!

abs
ROGÉRIO DIAS24/09/2009 15:21
A
A MADEIRA NÃO ESTAVA APENAS MORTA,,,ESTAVA PODRE ,MUITO CUPIM.
Thiago Giaconi24/09/2009 16:01
Bela evolução.....parabéns!!!!

abraço
TARCISIO DIAS24/09/2009 19:26
Nossa que judiação não dar para aproveitar ela como estava na primeira foto 😢 😢 , mas como ficou também ficou muito interessante, parabéns.
DigoF302/10/2009 21:56
ola, parabéns, uma planta desta vale ouro 😲

boa sorte...
t+
araldi11/10/2009 20:33
Olá Rodrigo

Também gostava da planta no início, todo o trabalho com a retífica ficou na parte de trás não aparece.

PArabéns pela coragem, agora é aguardar para tomar a descisão mais acertada.

Gerson Araldi
Filipe Henrique14/10/2009 18:20
pow brother,
derrepente um tanuk ai vc consegue disfarçar BEM !!!
ACHO Q FICA ATÉ IMPERCEPTIVEL! pelos trabalhos com madeira morta q vc vem fazendo.
MARICA acho q vc consegue comprar essa madeira ai... quem sabe não compra uma e repoem a madeira q foi retirada!
... é uma ideia meio louca mas quem sabe né..!?!?
fica ai a sugestão ao menos.
abraços
t+
Rodrigo_Dias_RJ14/10/2009 19:46
Felipe, a parada é a seguinte:

a planta esta brotndo muito, só que só brota aonde eu não quero!

o lance do tanuki seria dificil devido ao tamanho da planta
Rodrigo Tavares15/12/2009 11:40
Xará;
Se vocês fizerem um alporque como vc disse, o que vocês fariam com a parte de baixo dela? Se brotasse de novo, daria uma arvore muto boa, não é?!?
Laudir15/12/2009 12:04
1- alporque com a parte de cima
2- tanuki com o restante para outra planta 🙂 (apenas sugestão de um louco bonsaista beginner)
Elio18/12/2009 22:17
Olá Rodrigo!
Mais uma sugestão!

Alporque logo ACIMA do primeiro galho à direita.
Parte de baixo = varrido pelo vento
Parte de cima = , tirando os primeiro galhos, um Moyogi

abraço