Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

EUGENIA VARIDA PELO VENTO

ricardoangelo16/07/2009 21:34
EUGENIA VARIDA PELO VENTO
AMIGOS, ADQUIRI ESTA EUGENIA JA COM UM ESTILO DEFINIDO PELA NATUREZA HEHEH
MAS AINDA SOU INICIANTE E GOSTARIA DE CONSELHO DOS MESTRE COMO PROCEDER AGORA ?

BLACKNEEDLES16/07/2009 22:20
Re: EUGENIA VARIDA PELO VENTO
ola ricardo

antes de tudo eu colocaria ela no escoredor e mamadeira pra dar uma
engordada nela... 😂

e ai daria o movimento FUKINAGACHI!!!
aqui vai umas ideis ok 😉

abrço e boa sorte
DigoF317/07/2009 10:10
ola,
se vc enclinar o tronco mais para a direita e colocar esta pedra no outro lado vai ficar legal,
também galhos mais baichos se a planta fosse minha eu dava uma refinada na copa para visualisar melhor e este primeiro galinho de baixo para cima e dava um movimento legal no inicio dele e deixava engrossar para futuramente sair um jim dali.

boa sorte...
Rodrigo_Dias_RJ17/07/2009 10:59
Amigão, não acredito que o Fukinagashi seria o melhor pra sua planta, vou explicar: ela não esta natural, se vc tentar um hokidachi acho que ficaria mais suave.
Discordo do meu xara, sobre o JIN, Eugenia não tem JIN, mas é opinião de cada um!

Procure seguir um caminho mais facil e da forma que o seu bonsai fique mais parecido com uma arvores, acho que o Fukinagashi é um dos estilos mais dificeis e que pede um refinamento bem minucioso.

boa sorte

e

abs
r.ozelame17/07/2009 11:34
Olá Ricardo.
Antes de mais nada, não sou Mestre, ok????hehe

Acho que os colegas aí já lhe deram a letra: Desenvolver mais, dar mais movimento e características de Fukinagachi, ou optar por outro estilo.
Agora acho que depende de ti. Faça o que te agrada mais. Tente, nada custa.
Elio17/07/2009 12:07
As orientações do Sandi são pertinentes caso fosse fazer um Fukinagashi mas, adotar esse estilo para a Eugênia acho que é forçar muito a natureza.
Assim, concordo com o Rodrigo Dias, parte para um Hokidachi.

abraço
DigoF317/07/2009 14:22
ola, com a idéia de hokidashi na minha opinião seria difíssil pois a planta não tem galhos para o lado direito e inclusove só se tem folhagem nas pondas dos ramos e acho que seria difíssil fazer brotações surgirem nos galhos. o que acham???
Alexandre S. Coelho17/07/2009 21:21
Oi Ricardo

Também sou de acordo que um "varrido pelo vento" fique mais difícil... 🙁

Escave um pouco a terra pra ver onde começa o nebari... Geralmente nestes vasos ele está bem enterrado 😲

Rodrigo Sandi,
a falta de galhos de um lado pode ser resolvida com uma "inversão de ápice" onde um galho mais ramificado seria aramado e se transformaria no novo ponteiro.
Com podas constantes pode-se ir incentivando o sugimento de folhagem mais próxima ao tronco 😉

Mostro aqui um trabalho meu que inicialmente era um pouco parecido com este do Ricardo:
DigoF317/07/2009 22:04
ola alexandre não sabiia disto muito interessante mesmo mas esta tecnica de forssar brotações mais perto do galho. Só funciona com eugenia ou pode ser usada em outras espécies???
ricardoangelo17/07/2009 22:56
Alexandre, poderia me falar mais dessa inversão de ápice ?!!
como devo proceder ?!....
Alexandre S. Coelho21/07/2009 22:59
Rodrigo
é assim que fazemos na maioria das espécies para ir forçando novas brotações e maior folhagem... juntamente com as desfolhas.

Ricardo Angelo
A inversão de ápice é como relatei antes... vamos dizer que falta galhos de um lado do tronco de uma determinada planta, aí aramamos o tronco e invertemos o ângulo com um galho mais ramificado que será o novo ponteiro. + ou - assim:
Renan Leite Gaigher20/07/2011 13:46
parabéns que otima ideia para a Eugenia dele... gostaria de saber se pode me ajuda com a minha

Uploaded with ImageShack.us

Uploaded with ImageShack.us
fermga20/07/2011 21:47
Eu discordo da opinião de alguns amigos que postaram acima sobre fazer o estilo Hokidachi nesta planta... Como ja disse em outros posts anteriores para mim a eugenia não se encaixa neste estilo porque ela fica com muita cara de topiaria, já um fukinagachi não é má ideia mas tem o problema da eugenia ter um crescimento bem acelerado e vertical tento sempre que fazer podas de manutenção para que a mesma não perca o estilo, gosto mais do estilo fukinagashi em pinheiro ou juniperos.