Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ajuda com desconhecida [Viburno 01]

edson060516/07/2009 23:04
Ajuda com desconhecida [Viburno 01]
Olá amigos do Fórum,
resolvi fazer uma visita a um viveiro hoje e acabei adquirindo esta muda juntamente com um Buxinho. O rapaz que me atendeu não soube me dizer qual é a espécie, por isso conto com a ajuda dos amigos para identificá-la. Seguem algumas fotos:

FOTO 01 Frente 1 antes de uma poda para melhor visualização.

FOTO 02 Foi retirado este galho do meio.

FOTO 03 Depois da poda. Uma opção seria ainda retirar estes dois galhos marcados em vermelho e inclinar um pouco para a direita. A altura até o primeiro galho não é mais que 7cm.

FOTO 04 Uma segunda opção de frente; antes da poda.

FOTO 05 Em qualquer uma das opções acho que farei uma alporquia para um mame, pois as folhas não são grandes e provavelmente podem ser reduzidas.

FOTO 06 Detalhe das folhas e flores.

FOTO 07 Vejam que belas cores de outono/inverno.

FOTO 08

Sugestões são bem-vindas.
Abraço a todos.
Edson.
BLACKNEEDLES17/07/2009 00:03
Re: Ajuda com desconhecida
OLA EDSON

bela planta se trata de um (Viburnum suspensus) viburno 😉

otima planta para bonsai, e muito resistente!!!mas pouco usada
fica muito bonito quando suas folhas caem e ficam somente as flores
brancas minuscula e delicadas!!!gosto muito dessa especie...

abraço
Rodrigo_Dias_RJ17/07/2009 11:06
Edson,

eu tenho uma !!!

Desisti de fazer bonsai com ela, não é que não, mas acho que ela em um vaso da tanta flor e tão cheirosa que perfuma toda a casa.

Gosto muito da planta!!!

Parabens pela aquisição
edson060517/07/2009 15:49
BLACKNEEDLES, realmente trata-se de um Viburno; valeu pela dica!!

Rodrigo_Dias_RJ, tens razão, as flores além de delicadas exalam forte e agradável perfume!! No viveiro onde comprei esta muda havia outras duas todas floridas, mas apenas essa tinha mais potencial para bonsai.
Alguma sugestão sobre a poda?
Até mais.
Edson.
Rodrigo_Dias_RJ17/07/2009 18:24
Edson, pelo que notei tem uma conicidade invertida, aonde tem um caroço.

A minha planta é muito parecida com a sua, eu optei por fazer uma topiaria e deixar ela apenas pra dar frutos e flores, sem pretenção de virar um bonsai, deixando ser uma arvore pequena.

No caso da sua planta eu apenas faria uma poda leve, apenas pra fechar a a copa, outra coisa: foi feita uma desfolha natural pelas formigas, demorou muita coisa pra brotar.

abs
edson060513/11/2009 09:48
ATUALIZAÇÃO NOVEMBRO/2009
ATUALIZAÇÃO NOVEMBRO/2009

FOTO 09 Com novas brotações.

FOTO 10 Foi feita uma poda de raízes e poda leve na copa. Na falta de um vaso adequado usei este aparador de água.

FOTO 11 Uma das tarefas para o futuro é a eliminação da conicidade invertida.

Abraço a todos.
Edson.
Angela Fernandes13/11/2009 10:33
Olá Edson !!!!!!!!!
Gostei do trabalho que você fez.
Possuo um exemplar bem fininho mas que já floriu.
Meu amigo Jair possui um bonsai de viburno muito lindo.
O interessante é que é atrativo de abelhas quando as flores começam a aparecer.
O cheiro das flores é muito forte.
Não é fácil achar um viburno deste calibre de tronco, pelo menos por aki.
Alexandre S. Coelho13/11/2009 21:50
Oi Edson

Legal esta pequenina... Acho que nunca trabalhei com a espécie...

Só pra não perder a prática, fiz este desenho sem modificar a estrutura atual:

Ou então, com a outra frente, recomeçar tudo para um moyogi:
edson060514/11/2009 08:31
Alexandre,
boa projeção!!
Quanto ao MOYOGI (ereto informal) uma das possibilidades iniciais eu já desisti. Vou manter a estrutura atual apenas inclinando um pouco a planta pois como está parece algo desequilibrada...
Abraço.
Edson.
edson060503/01/2010 10:17
Olá amigos,
segue uma pequena atualização seguindo o projeto do Alexandre; Foram dados movimentos sinuosos em alguns dos novos brotos.

ATUALIZAÇÃO DEZ 2009

FOTO 12

Abraços.
Edson.
Illex04/01/2010 04:38
Olá Edson,

Estou gostando do resultado meu amigo. Me parece que fez uma nova seleção de galhos? Ou manteve os mesmos e concluiu uma aramagem em alguns?

E a brotação da planta como está?

O posicionamento dos galhos está bem melhor, as raízes agora em evidência nos dão a oportunidade de visualizar mais da árvore em questão. Gostei bastante.

Mais fotos da estrutura com as novas posições dos galhos, seria muito bom. Até mais amigo.

Abraço.

Illex
edson060504/01/2010 21:14
Illex,
foi exatamente isso, uma seleção de galhos + aramação de brotos mais bem posicionados e que melhoraram a conicidade nos galhos da copa. Há muita coisa ainda a ser feita...
Ela rebrota muito bem; assim que puder vou postar algumas fotos das aramações.
Abraço.
Edson.
Laudir05/01/2010 10:10
ESTA FOTO INDICA MAIS O QUE PODE SER FEITO. FIZ ALGUMAS OBSERVAÇÕES COMO SUGESTÃO

Matheus 3105/01/2010 10:33
Laudir, nesse caso nao deveria ser pro lado contrario ?
edson060528/05/2010 10:15
ATUALIZAÇÃO MAIO 2010

Agora um pouco mais enfolhada; foram feitas algumas correções na estrutura aérea.

Abraços.
Edson.
nickyfury28/05/2010 16:19
bonsai
O viburno é uma das plantas por excelencia em bonsai. Adoro trabalhar com ela. Pega facil de estaquia e alporquia, resistindo bem incluso com trabalho em madeira morta (shari). Em outra oportunidade, apresentei aqui no forum o que estou cultivando há algum tempo:

As fotos foram tiradas por ocasião de uma expo bonsai, num shopping de Brasilia, há 03 anos. Vaso Izumi, claro. A planta foi obtida em um viveiro e a primeira estilização foi feita pelo bonsaista Fernando Magalhães, da Bonsai Morro Velho, num evento em 2004. 😄
edson060530/06/2010 11:40
Vejam os cachinhos com as belas flores:

Abraços.
Edson.
Elio30/06/2010 14:43
Olá Edson!
Quando replantar, uma leve inclinação para a direita irá preencher o espaço negativo e dará um melhor visual. Tá ficando jóia! Parabéns!

abraço