Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ficus carica - CaricaJóju

Rodrigo Sousa Vidal18/07/2009 18:48
Ficus carica - CaricaJóju
Um olá grande para todos.

Venho postar aqui em vosso enteressante forum,um projecto que iniçiei esta semana e como custumo dizer:Kilometro Zero.

Ora é pressisamente um 3 em 1 que espero conseguir realizar minimamente bem.Com o "tempo" e bastante trabalho.

Um shoin com raizes abraçadas á pedra,realizado com uma ficus carica.

3 em 1:Ficus carica (que adoro)
Shoin(que me motiva)
Sekijoju(á muito tempo nos meus planos)

Ora o material para começar o projecto já o adquiri (foi simples) e passo a apresentar:

A pedra

A arvore:
Adqirida num horto:
14-07-2009

Depois de podada pelo local aonde vai começar a ser trabalhada:
14-09-2009

E o que tenho como objectivo para o final do trabalho:

Pressisarei de muitas técnicas diferentes, que me motiva para realizar.

Para agora o unico objectivo é ir buscar ramificação mais baixa na planta.
Para o ano logo começarei com o trabalho de agarrar as raizes á pedra na altura da transplantação.

Pode ser que alguem se interesse por este tipo de projectos por isso resolvi postar em vosso forum.

Para todos , estão á vontade para interagir.
E açeitarei ajuda para tentar realizar o que tenho proposto.

Enté...
Markus Von Kossel19/07/2009 19:16
olá rodrigo, também sou fã de raiz sobre rocha, acho muito interessante!
Eu geralmente limpo as raizes e amarro a pedra com tiras de pano e enterro no vaso, deixando a parte de baixo das raizes livres. Depois de algum tempo, quando ja se formou um torrão, eu tiro a planta do vaso,a diciono um pouco de substrato em baixo e recoloco a planta no vaso. Fazendo isso a planta sobe um pouco exponto o solo, que com as regas vai saindo mostrando a raiz!

Um método que inventei (se é q ninguem ja fez) é fazer um vaso em torno da pedra, deixando um espaço pequeno enre a pedra e o vaso, ai não tem jeito.. a planta tem q crescer por ali!
Vai ficar legal, Gostei da pedra! Abraço. Boa sorte!
Rodrigo Sousa Vidal20/07/2009 07:57
Oih Markus.

Pois esta é uma espeçie que se proporçiona muito bem a este estilo,mas como pode observar está ainda antes de prinçipio. 😎
Tenho visto algumas fotos de trabalhos já realizados com Ficus carica em Sekijoju muito bons. 😄
Por isso deçidi tentar um de prinçipio.

Gostei de ler seu testemunho com experiençia deste tipo de trabalho,e conçerteza irei tirar ensinamento para meu projecto. 😉

E não querendo abusar gostaria de saber quanto tempo voçê mantem as raizes a abraçar a pedra antes de destapar ❓
E em que estação do ano iniçia o trabalho ❓

Para agora não passa de uma ideia mas espero conseguir fazer com muito trabalho que irá dar concerteza,e é ai que está maior interesse.Utilizando varias tecnicas ,algo razoavel.

Obrigada e mais tarde postarei seu desenvolvimento.

Abraço
Sergio Batalini20/07/2009 13:21
Acredito que vc deverá acomodar as raizes na pedra e enrrolar pano ou borrracha fina para que as raizes se fixem e tomem a forma da pedra.. Depois enterrar raizes e pedra num vaso fundo , para aos poucos ir mostrando ambas, como sugeriu o Markus. Boa sorte . 😄
Markus Von Kossel20/07/2009 13:52
Eu faria no final do inverno, inicio da primavera.
Mas não sei extamente por quanto tempo deixar, até pq cultivo bonsai a pouco tempo. Mas axo que eu deixaria por pelo menos um ano, e depois iria retirando a terra aos poucos, revelando o nebari! 😄
Acho que o principal é apertar bem as raizes contra a pedra, de modo a ela tomar o formato da pedra, ficando meio que "enclausirada" nas fissuras da pedra.
Quando a raiz fica meio "voando" em cima da pedra não parece muito natural ao meu ver!
Valeu AMigo de Alem-mar 🙂
Rodrigo Sousa Vidal21/07/2009 14:28
Olá amigos.

Valeu seus testemunhos,que me vai eluçidando para chegar a meu objéctivo e que é sempre diferente de ver reportagem em livros ou net,sem poder tirar duvidas que nos apareçe.

Markus pois tambem partilho sua opinião,fica mesmo natural é torneada na pedra á vez de baloiçar(o pior é consegir fazer) 🙁

Estou-me aventurando em este tipo de projecto e um amigo meu postou em meu tópico noutro forum,uma carica que fotografou numa exposição que adorei.

Espaçadamente vou apresentado o meu trabalho ,com modesta base que possuo,mas que para tal estilo penso ser sufiçiente para partida.

Ficus carica:

Um abraço.
O Guardião04/03/2012 13:41
acompanhando
acompanhando