iguana20/07/2009 12:41
ajuda com Jambo!!!
olá a todos!
estou com um jambo aqui, mas não sei o que fazer com ele. Então estou pedindo a todos que deem algumas dicas de aramação, podas, estilos, etc...
aqui vão algumas fotos dele:
OBS: ele esta desfolhado.
Frente:
esqerda:
direita:
costas:
e a copa:
Obrigado!!
iguana20/07/2009 13:58
ah, e se for possivel alguma projeção por favor.
até!
Charles20/07/2009 14:32
Oi Iguana.... tudo bem?
Eu nunca trabalhei com jambo, mas imaginava que fosse uma planta de folhas muito grandes e, portanto, pouco adequadas para bonsai, ao menos os de pequeno porte... 🙄
Entretanto, me parece nas suas fotos ainda se conseguem ver algums folhas pequenas... é isso mesmo?... 🙄
Fazendo uma observação simples de sua planta, e pegando como referência a foto que voce chama de "costas", me ocorreu o seguinte:...
1) a partir do ponto em que o tronco bifurca, ao lado direito nasce um galhinho também a direita... Eu pensaria em podar o lado direito do tronco logo acima desse galhinho... 🙄
2) da mesma forma, na bifurcação esquerda há um ponto em que nascem 2 galhos também para a esquerda... Pensaria em podar o tronco logo acima desses 2 galhinhos... 🙄
Ainda assim, o trecho do tronco entre a base da bifurcação e o ponto sugerido de poda, apresenta um diâmetro maior que a parte inferior do tronco, o que, embora indesejável, não compromete a planta e há pouco a se fazer.... 😉
Com isso Iguana, me parece que seria possivel antender a 2 postos:...
1- estruturaria uma árvore de proporções mais adequadas ao diâmetro e altura do tronco antes de se bifurcar... ou seja, se voce aproveitar toda a estrutura de galhos existente, voce formaria uma copa muito grande em relação ao tronco, o que poderia passar a sensação de árvore pouco robusta ou equilibrada.... 😉
2- permitiria definir uma melhor conicidade do tronco e galhos, a medida em que sobem ou crescem lateralmente.... ou seja... os prolongamentos dos 2 troncos me parecem ter pouca conicidade, acima dos pontos das podas sugeridas...
Sua planta me parece ter uma estrutura promissora.... 😉
Boa sorte...
Charles
iguana20/07/2009 14:52
sim,Charles, ele tem folhas grandes mas nao sao enormes como esta pensando.
essas folhinhas sao as brotações da poda.
seria algo como este:
(foi pelo paint mesmo 😮ops: )

(olhando de frente) 🙄
João Paulo Batista Lyrio20/07/2009 15:00
Também tenho um pé de jambo,
ele é ereto, irei postar fotos para me ajudar nas modificações.
Ele realmente possui folhas grandes, será que, com a pode e desfolha, possa diminuir um pouco o tamanho ?
iguana20/07/2009 15:19
sim, voce pode diminuir o tamanho das folhas com podas e desfolhas.
depois disso, ela vem com brotos um pouco menores, e por aí vai. 🙂
boa ❗
iguana20/07/2009 20:35
ninguem mais para dar opiniões ❓
falem mais coisas para eu fazer, por favor.
obrigado.
edson060521/07/2009 10:03
iguana,
acho que por enquanto é fazer as podas muito bem sugeridas pelo Charles, cuidando para se houver novas brotações bem mais baixas, deixá-las como sacrifício para engrossar e melhorar o tachiagari...
Abraço.
Edson.