Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

como faço um MISHO de Laranjeira???

Adriano pereira20/07/2009 17:26
como faço um MISHO de Laranjeira???
eu plantei uma semente de laranjeira numa tijela pequena de plastico, ela já brotou e tem uns 6 cm, como solo usei 30% de areia, 70% de terra que retirei de uma área umida que fica abaixo de um puleiro de galinhas(bem adubada?) e um pouco de pedrinhas comuns no solo da minha região(sidrolândia-MS).
Tenho conservado a plantula dentro de meu quarto, ela recebe apenas a claridade do dia e da lâmpada e nunca os raios solares diretos, tenho mantido o solo umido sem encharca-lo.
Por favor me diga: quais as próximas providencias que devo tomar???[/color]
Charles21/07/2009 13:11
Re: como faço um MISHO de Laranjeira???
Oi Adriano....

A primeira coisa a fazer é tirar a planta do seu quarto e colocá-la numa área externa, onde ela tome sol direto!... 😉
Luz indireta ou de lâmpada, de forma alguma substituem o sol, principalmente para uma laranjeira..... 🙄
Penso que voce pode mantê-la na tijela em que está e, no inicio da primavera comece a adubar a planta, sempre em doses menores do que as recomendadas pelo fabricante do fertilizante... adubação do tipo devagar e sempre... ou seja, pequenas doses a cada 30 ou 45 dias... 😉
A partir de 1 ano de idade, a muda deve ser passada a um vaso maior (poder ser interessante usar um escorredor plástico), mas sem desmanchar o torrão nem podar raizes... 😉 .. Depois disso, seria legal voce colocar fotos dela para que os colegas possam te sugerir a sequência dos trabalhos... 😉
Caso transplante sua muda para um escorredor... quando começarem a sair raizes pela parte inferior do escorredor, coloque o escorredor, do jeito em que está, sobre uma mamadeira (bacia plástica maior que o escorredor, furada embaixo, com subtrato composto por 50% esterco curtido e 50% terra comum)....Com isso voce consegue acelerar bastante o desenvolvimento da planta... 😉

Boa sorte e um abraço,
Charles