Ulmus: Que estilo?
Matheus 3121/07/2009 15:27
Ulmus: Que estilo?
r.ozelame21/07/2009 17:23
Ola Matheus
pela primeira foto, Neagari sem dúvidas.
Mantenha uma pequena copa, bem compacta e bem distribuída.
Gostei do vaso, me parece bom. É de cimento? Obra tua??
Essa tem futuro. Parabéns!!!
iguana21/07/2009 17:34
ola!!
Pela primeira foto realmente da um belo Neagari(Raiz exposta).
Ou então poderia fazer um Sekilolu(raiz sobre pedra) como no exemplo de pedra falsa muito bom:
http://www.atelierdobonsai.com.br/bonsai02.html
É o primeiro da lista.
Boa sorte!! 🙂
newgalileu21/07/2009 17:37
oi. eu tentaria fazer um raiz sobre pedra. vai facar show .
Elio21/07/2009 18:47
Olá Matheus!
Acho que vou levar pedrada pelo que vou dizer!
Contrariando os amigos acima, o estilo Neagari exige raízes radiais em toda volta do tronco. Esse úlmus só tem 2.
Depois, logo acima dessas duas raízes a conicidade está invertida, ou seja, não daria nem para fazer um alporque acima dessas 2 raízes grossas.
Mesmo para um Ishitzuke não serviria justamente por não poder aproveitar o tronco em função da conicidade invertida.
Jogar fora? Não!
O ùlmus tem raízes boas para fazer mudas só com as raízes.
Assim, eu retiraria do vaso, lavaria todas as raízes, podaria e veria quais podem ser plantadas.
Desculpem, pessoal, é a minha visão!
abraço
Matheus 3121/07/2009 19:55
Oi, essa planta eu ganhei de aniverssario, junto com o ficus, o vaso , a planta , nada disso foi eu quem fiz , um dia eu ainda faço uma coisa do tipo (=
Vou seguir a dica do Elio, mas pode me dar mais informaçoes, ja que sou novato, do tipo a época, como selecionar as raizes, e oque fazer com o que sobrou
Se eu naão conseguir acho que vou plantar ele no chão, oque acham?
Não daria pra fazer alguma coisa nele cortando aquele galho grosso saindo do tronco na ultima foto?
Ricardo Paiva21/07/2009 20:54
Pessoal, também estou com o Elio.
O ulmus se propaga muito bem de raízes, tenho alguns.
Eu cortaria direto as 2 raízes e faria 2 plantas. Tirava aquele galho grosso e estaquiava: + uma planta.
O restante plantava e fazia um shoin bem porrada.
Em pouco tempo terás várias planta em vez de uma.
Matheus 3121/07/2009 21:59
Ricardo Paiva escreveu:
Pessoal, também estou com o Elio.
O ulmus se propaga muito bem de raízes, tenho alguns.
Eu cortaria direto as 2 raízes e faria 2 plantas. Tirava aquele galho grosso e estaquiava: + uma planta.
O restante plantava e fazia um shoin bem porrada.
Em pouco tempo terás várias planta em vez de uma.
Gostei da ideia, mais, essa planta está bem grossa, como eu vou cortar?
em que época?
como faço a estaca?
eu estou acostumado assim
corta o galho, decasca uma parte do tronco onde vao sair raizes e só
tem mais alguma coisa?
E as raizes, eu enterro ou deicho sobre o solo umido?
Markus Von Kossel21/07/2009 22:27
MAs se ele fizer plantas a partir destas raizes elas tambem terão conicidade invertida!!!
Nào dá na mesma?
Não daria pra fazer alguma coisa em madeira morta em cima de um Neagary? Fazer com que o caule fique conico atravez de algum tipo de "escavação do tronco"?
PORTANTO: Raiz é mais grossa em cima..... logo...... muda mais grossa em cima! Falei asneira???
Ricardo Paiva22/07/2009 08:10
Matheus
- mete uma serra nela !!!!! 😈
- minhas estacas eu faço um corte na diagonal na parte inferior, retiro todas as folhas, deixo a parte a ser enterrada no hormônio por 15/30 minutos e coloco direto na areia
- as raízes você corta próximo da junção do tronco, e replanta deixando esta parte para fora. Aqui vale a observação do Markus e cortar num ponto onde a conicidade não fique invertida. Ai é deixar brotar e usar um galho crescer livre para corrigir a conicidade.
Markus - madeira morta em ulmus não é muito vista, a madeira dele não deve ser tão resistente. Vamos ver se alguém mais experiente nos ajuda.
Matheus 3122/07/2009 14:03
Ricardo Paiva escreveu:
Matheus
- mete uma serra nela !!!!! 😈
- minhas estacas eu faço um corte na diagonal na parte inferior, retiro todas as folhas, deixo a parte a ser enterrada no hormônio por 15/30 minutos e coloco direto na areia
- as raízes você corta próximo da junção do tronco, e replanta deixando esta parte para fora. Aqui vale a observação do Markus e cortar num ponto onde a conicidade não fique invertida. Ai é deixar brotar e usar um galho crescer livre para corrigir a conicidade.
Markus - madeira morta em ulmus não é muito vista, a madeira dele não deve ser tão resistente. Vamos ver se alguém mais experiente nos ajuda.
Pode fazer um desenho por favor? .-.
Não quero errar
Ricardo Paiva23/07/2009 08:18
Matheus, vou ver se consigo hoje a noite postar um desenho.
Ricardo Paiva24/07/2009 02:18
Matheus, como prometido:
VERMELHO - corte das raízes. A mais fina, da direita, de repente você deixa se der para posicionar para o outro lado.
AMARELO - poda drástica da parte superior. Faz uma estaca com o galho grosso.
AZUL - a base que sobrou, enterra até aquela marca. De repente um pouco mais.

Não esquece de colocar a base e a estaca no hormônio enraizador.
Essa planta pega muito fácil.
Não sei de onde você é, mas se estiver muito frio, aguarde o final do inverno.
Sergio Batalini01/08/2009 12:10
Concordo com o Ricardo { super experiente }. Matheus, com o tempo vc precisará ir colecionando ferramentas , coisas simples e de custo barato .. Como uma serra manual , alicates de corte { eu uso truquesas compradas em lojas de material de construção }, arames , estiletes, escovas, etc..etc.. Uma caixa de ferramentas seria o ideal ... No futuro , vc terá retificas, serras eletricas , alicates proprios importados ... e tudo mais .. Nunca se esqueça do nosso maior segredo : PACIENCIA . Parabens . boa sorte e trabalhe muito com as plantas ... 😄
Matheus 3101/08/2009 16:28
Obrigado , vou fazer assim que chegar perto da primavera
posso cortar com uma faca?
Por enquanto só tenho 13 anos, mas tomara que no futuro eu tenha isso tudo ^^
Ricardo Paiva03/08/2009 09:31
Matheus, você pode comprar um serrinha nestas lojas de 1,99, como esta amarela (foto).

Com ela você vai fazer um corte mais fácil e melhor acabado que com a faca.
Quanto às ferramentas, eu indico começar por um alicate bola (esférico). Eu não vivo sem ele! 🙂
nickyfury03/08/2009 13:31
bonsai
Matheus, não use faca para cortar, é melhor pedir a seu pai ou a um amigo mais velho que empreste um serrote para fazer os cortes necessários. Usar faca é desaconselhável, pois ela poderá danificar sua planta, ou causar acidentes em vc, por mais cuidadoso que voce seja. 😲
Matheus 3103/08/2009 15:20
aqui em casa tem essas serrinhas aí 🙂
Tem mais algumas ferramentas para podar o jardim, mas não sei se vão servir
Léo ( Pépe )03/08/2009 16:20
Ola, queria dar minha opinião também! Concordo com o que o Ricardo falou! Daria pra fazer tres plantas desta sua que voce tem ai!
Uma dica que uso nos meus Ulmus para não dar a impressão de cone invertido é plantar a raiz de ponta cabeça, ou seja o que estava enterrado fica fora é o que estava fora é enterrado. É um processo muito bom pra dar o formato de cone! Outra dica como ja foi dito é usar as raizes para formar o bonsai de Ulmus. Pois é muito dificil dar forma as estacas de galhos e muito mais faceis de raiz!
Grande abraço!!
Markus Von Kossel17/08/2009 22:00
Compra um alicate de poda!
Pede pro seu pai.
Ou pede pra ele cortar pra vc,mostra aonde vc quer o corte!
um alicate deve custar uns 20 reais, sem falar q vai precisar de força pra cortar essa raiz!
Melhor vc pedir pra ele!
Acho q vc ja pode cortar...
Abs
Matheus 3117/08/2009 22:24
tem ja um alicate de poda aqui
mas ta meio velho, a mola ja quebrou, mas ainda corta bem, eu hoje mesmo cortei alguns galhos/troncos pequenos, pra cortar as raizes ele dá, mas pra cortar o tronco, eu acho que não, porque ta muito grosso, acho que vai ter que ser com a serrinha mesmo
Sergio Batalini18/08/2009 09:57
Ola pessoal .. Pépe vc dissem: plantar as raizes invertidas..?? isso funciona ?? Elas vão conseguir inverter o fluxo de seiva ?? não seria como plantar uma arvore de ponta cabeça..?
Ei Matheus.. boa sorte e parabens pelo seu interesse por uma arte tão distante da realidade dos meninos de 13 anos ... começando assim , cedo , vc terá , no futuro , uma coleção linda , não desanime .. e conte conosco ... 😄
Matheus 3124/08/2009 22:59
Oi denovo
Acho que já dá pra podar alguns ramos, certo?
Pra daqui uma semana (é uma semana, certo?) ou mais pra poder podar as raizes e fazer as plantas
Se me fizerem uma projeção eu gostarei bastante, porque me ajuda poruqe estou começando
Mas nao tenho hormonio enraizador :/
Obrigado
rogeriosaba25/08/2009 20:19
Calma e Cuidado.
Rapaz na minha opinião vc só deveria ir mechendo na copa, estilizando.
NÃO faça nada drastico agora !!! vc poderá com muita facilidade perder sua planta.
Sua planta ficará linda com um bom tabalho de copa e alguns pequenos ajustes nas raises, ajustes esses bem mais simples do que esses cortes radicais.
Estou sem photoshop no momento, mas te proponho uma solução criativa.
Ai vai a dica para as raizes:
Pegue uma PET grande, corte um cilindro vazado dos dois lados, faça alguns cortes nas raizes como se fosse fazer um alporque nas raizes mais grossas e onde falta você gostaria que houvesse raizes. Depois coloque a pet em volta e preencha com substrato.
Vou postar algumas fotos de outro site para ilustrar.
(não coloquei o autor das fotos pq não lembro o nome desculpe a falha)
Agora na copa use a imaginação e procure por fontes de inspiraçoes na net.
Abraço.
OBS: Gostaria muito de ter essa planta em mãos para trabalhar, vc é um cara de sorte.
Matheus 3125/08/2009 20:29
Ok, ta dentro das minhas possibilidades, gostei muito da sua solução também 🙂
O problema fica na conocidade invertida da planta
Acho que naquela área terei que cortar, não é?
Penso se alguns anos engrossando o tronco resolveria o problema da conocidade
Que de qualquer forma terei que engrossar esses galhos
Acho que vou fazer assim
Decidir oque ela vai ser, depois arrumar os galhos que defiriam a copa (faria estaca com os que sobrarem, uma concerteza irá pro jardim plantada no chão pra ficar uma árvore linda =] gostei muito dessa planta e sou fascinado por mames, deve ser coisa de iniciante heheh, mas eu acho bonita também uma planta grande)
Um pouco depois faria o processo pra criar raizes, então ela teria raizes em toda volta da planta, acho que isso possibilitaria o neagari, juntamente com escorredor + mamadeira para engrossar esse tronco
Será que leva mais de dois anos ?
obrigado a todos por me ajudarem heh (=