Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

ajuda com escolha de vaso correto para cada estilo!

rafael schaefer22/07/2009 02:52
ajuda com escolha de vaso correto para cada estilo!
ola gostaria de saber se alguem poderia me aixiliar com algum tipo de lista ou tabela relacionando o tipo de vaso correto para cada estilo de bonsai!
encontrei uma bem explicativa no site bonsai nativos do nordeste.
porem o site saiu do ar,e eu nao havia salvado tal tabela 😢
se algue porer me ajudar ficaria muito grato
desde ja obrigado
rafael schaefer 😲
Elio22/07/2009 20:13
Olá Raphael!
Uma pequena ajuda..........
1. Vasos
Eis aí um tópico que tem tudo a ver com a harmonia do bonsai.
Existem vasos redondos, ovais, quadrados, retangulares, sextavados e os chamados orgânicos. Vamos esclarecer!
Redondos e ovais são destinados às plantas mais suaves, levemente sinuosas.
Quadrados e retangulares são destinados às plantas mais rústicas, desenho agressivo, de aspecto sofrido
Sextavados são sem uma aplicação definida
Orgânicos são uma espécie de vasos onde não há linhas retas e nem curvas perfeitas. Caracterizam-se pela tortuosidade. São mais destinados aos bonsai no estilo Bunjingi e Fukinagashi.
Um vaso à parte é o usado para os estilos Kengai e Han-kengai. Considerando que, nesses estilos, o centro de gravidade da planta fica fora do eixo do tronco há a necessidade de ser um vaso profundo sob pena de a planta tombar. Podem ser redondos ou quadrados.
Quanto às cores, para frutíferas e floríferas podemos usar vasos de cores suaves (verde, azul, bordô)
Já para as demais devemos usar os de cores ocre, cinza, marrom e similares.
Vaso de treinamento – É todo e qualquer vaso, normalmente de plástico rígido ou flexível, com grande volume de substrato, onde a planta é colocada com o objetivo de acelerar o crescimento.
edson060523/07/2009 23:08
Raphael,
dá uma olhada neste link abaixo; são desenhos do Marcelo Duprat, certamente dão uma idéia de como combinar planta e vaso...

http://www.atelierdobonsai.com.br/estilosdobonsai.html

Abraço.
Edson.
rafael schaefer24/07/2009 00:53
obrigado
ola colegas obrigado por suas respostas