Matheus 3122/07/2009 21:21
Preservar estacas?
Hoje achei um galho com um movimento legal de amoreira, amanha posto foto, e eu fiz estacas (de mais algumas plantas), mas a da amoreira é com o tronco mais especial, é um tronco relativamente grosso, cortei ele para fazer estaca, meu erro, não tive paciencia de esperar masi um Mes para a primavera :/ ,se ele nao nascer agora, tem como preservar ele até a primavera, ou as chances dele enraizar ficarão diminuidas por causa da época?
deem uma olhada nas temperaturas
http://tempoagora.uol.com.br/previsaodotempo.html/brasil/Tiete-SP/Rodrigo-RS23/07/2009 12:54
Re: Preservar estacas?
olá Matheus 31
você fez uma estaca de um caule velho? se fez deve ter cuidado para não morrer, não é aconselhavel esse procedimento.
a estaca deve, preferencialmente, ser de material novo, broto novo, eu não costumo fazer estacas mais grossas que uma caneta, mas se tratando de amoreira pode ser que brote, tome cuidados para evitar o friu intenso, mantenha umidade correta, evite folhas na parte aerea, ou deixe algumas, mas corte ao meio, assim ela fará a fotossintese e produzirá raizes mais facil... boa sorte
Matheus 3123/07/2009 13:46
Fiz com uma parte grossa porque li que cada planta pede um modo fezer estacas diferente, na amoreira, é feita a estaca basal, pelo menos foi oque eu li (:
Aqui as fotos

SEKI - Elio Luis Secchi27/07/2009 17:08
Mateus, acho que está tudo certo.
Sempre preferi fazer estacas antes da primavera. Assim dá tempo para ela fazer a cicatrização e o "calo" para quando chegar a primavera brotar e colocar raizes ao mesmo tempo.
Quanto a grossura, não vejo problema em se tratando de amoreira, assim como de outras espécies de árvores (primavera, extremosa por ex., entre outras). Já fiz estacas da grossura do meu braço, com um percentual de pega de quase 100%.
Também testei uma técnica que consiste em cortar a estaca durante o inverno e enterrar totalmente. Quando as outras plantas começam a brotar, desenterra e planta a estaca no chão. Funcionou normalmente em uma estaca de primavera da grossura do meu braço. Detalhe, moro na serra gaúcha. Não sei se esta técnica vale para locais mais quentes.
abraço
Matheus 3127/07/2009 21:23
As estacas de Pitangueira e de Bougainvillea ja brotaram, uma de cada