Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Azaléias

Lúcio Manoel Picanço22/07/2009 23:44
Azaléias
A receita das minhas azaléias.
Quando as plantas de um modo geral encontram-se em repouso no inverno, as azaléias florescem e explodem em flores. Por isso são chamadas rainhas do inverno.
A azaléia tem as raízes pouco profundas, motivo de mantermos o solo sempre úmido, o material orgânico no substrato é importante para manter a umidade, uma boa pedida é acumular folhas secas picadas sob o solo.
Receita de solo: duas partes de terra comum (uso a de barranco), uma parte de areia de rio (passo na peneira canjiquinha, ela fica meio grossa) e outra de composto orgânico ou esterco bem curtido.
Adubação: a adubação deve ser feita de duas em duas semanas (cada 15 dias). O adubo deve ser rico em P fósforo da fórmula NPK – 4-12-4. Outro bom fertilizante é o salitre do Chile (uma colher de chá diluída em 3 litros de água), de 2 em 2 meses. Coloco também um sache com farinha de osso, no canto do vaso, mudando de posição, e a garrafada que produz floradas espetaculares, receita: em uma garrafa de dois litros de refrigerante coloco 5 colheres de sopa de esterco de galinha bem curtido, completo com água e deixo pelo menos uma semana em contato com a água, não tampo a garrafa, de vez enquanto dou uma sacudidela. Depois é só aplicar diretamente no vaso, opera milagres na floração, de 3 em 3 meses, sempre intercalando sem acumular.
lubisomem0124/07/2009 18:19
Luciano 2 perguntas : a- como vc faz a rega com a garrafada.
b- qual o npk do salitre do chile.
Grande abraço
Lúcio Manoel Picanço25/07/2009 21:08
Oi Lubi,
Com a própria garrafa mesmo.
N 15, P 14, K zero, o fabricante sugeri uma colher de chá para cada litro de água, eu sempre uso as doses mais diluidas, por isso faço com uma colher de chá para três litros de água. Se tiver samambaia chorona ou avenca experimente usar elas ficaram lindas.
Lúcio
DigoF330/07/2009 21:30
ola lúcio,
quando falou em floração no inverno isto e com todas as variedades???
e poda deve ser feita após a floração???
durante a floração posso fazer uma desfolha para resaltar as flores???
desculpe tantas perguntas amigo.

obrigado.
Lúcio Manoel Picanço31/07/2009 09:33
Oi Rodrigo,
Todas que tenho florescem mais no inverno, mas elas dão flores praticamente o ano todo, vai depender da adubação.
Eu nunca fiz desfolha nas azaléias. Creio que não são caducas.
A poda que faço é tirando com a unha do dedão as flores que estão murchando e as pontinhas que ficam depois que a flor seca. Retiro também alguns galhos indesejáveis e aproveiro para passar alguns arames, e vou educando a planta assim.
Se precisar pergunte.
Um forte abraço
Lúcio
DigoF331/07/2009 12:24
ola lucio muito obrigado pelas respostas 😄
mais uma pergunta hehehe:

e a poda de raiz se retira as flores antes dela ou faz com as flores mesmo?

obrigado.
Lúcio Manoel Picanço31/07/2009 22:05
Oi Rodrigo,
Depois que a planta deu flor, tirei com a unha todas as pontinha, ai eu mexo com a terra e a raiz.
Lucio
DigoF301/08/2009 09:40
obrigado.
Angela Fernandes02/08/2009 18:58
Alô !!!!!
Amigo de tantos anos Lúcio...muito obrigada pela elucidação.
Vamos fazer uma coisa....não tenho esterco de galinha...portanto, uma dificuldade.
Traga de Teresópolis uma garrafada desta pra mim....
RSRSRSRS
É muita cara de pau a minha !!!!!
Lúcio Manoel Picanço03/08/2009 11:08
Oi Angela,
Infelizmente não deu para estar com vocês ai no sábado.
A próxima garrafada que preparar vou tirar uns litros para você colocar nas azaléias.
Beijo
Lúcio
Felipe03/08/2009 11:39
Amigo Lucio,

Realmente o mundo das Azaleias é fascinante!!!!!
Tenho um questionamento a você...em sua primeira postagem vc disse que utiliza Farinha de Osso...Sendo que as Azaleias gostam de solo acido e a Farinha de Osso (calcio) combate a acidez do solo...qual é proporção de Farinha de Osso utilizada?

Valeu amigo é isso aí..
Abraço
Lúcio Manoel Picanço05/08/2009 13:07
Oi Filipe,
Eu faço um sache pequeno, até porque os vasos são pequenos, e coloco nas laterais, e vou movimentando toda semana.
Sucesso
Lúcio
Angela Fernandes05/08/2009 21:39
Alô !!!!!!
Querido amigo Lúcio.....
Muito obrigada pelo privilégio !!!!!!!!
Quando quiser vir, me telefone, não precisa ser em dia de reunião, desde que seja sábado ou domingo. Domingo tenho alguns complicadores mas resolvo.