Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

melhorando a adubação

Rodrigo-RS23/07/2009 13:23
melhorando a adubação
Como sabemos a adubação sempre foi e será motovo de discusão, vou apenas expor como estou trabalhando com esse tema e os produtos que estou usando.
De inicio trabalhei por varios anos com torta de mamona x farinha de osso 3x1, neste ultimo ano acresci para os bonsai ( plantado no vaso), um adubo liquido para irrigação, irrigo 2 vezes por semana , no periodo correto, o adubo "Harmonia de cores" desenvolvido pela Lazzeri na italia, a concentração de 08-04-08 é fantastica e os resultados magnificos, não deixo de adubar uma vez ao mes com torta de mamona e farinha de osso.
Para plantas em desenvolvimento no chão, ou nas mamadeiras, aplico nas irrigações em geral o adubo "Kristalon", com formula 19-06-20 os resultados saltam aos olhos, o kristalon tambem possui micro nutrientes, e uma outra formula 18-18-18.
esses dois adubos não são liquidos foliar, são ferti-irrigação.
Lúcio Manoel Picanço23/07/2009 23:46
Oi Rodrigo,
Essas informações são boas, pois é interessante saber o que está sendo usado pelos colegas.
E esses produtos é de facil aquisição?
Um forte abraço
Lúcio
Rodrigo-RS24/07/2009 00:39
olá Lúcio Manoel Picanço

Torta de mamona e farinha de osso creio que se encontre em qualquer floricultura, produzido pela nutriplan, .. o kristalon é produzido por uma empresa de são paulo yara, o harmonia de cores é distribuido por vacaria, o e-mail é agro.industrial@lazzeri.com o produtor é aifar agricola via bazzano, 12 ronco scrivia (GE) italia.
Acredito que se encontre em floriculturas, principalmente as produtoras de flores de corte.
a lazzeri tem uma filial em SP

abraço
Durval C Gasparetti24/07/2009 12:40
Olá Rodrigo

Qdo voce escreveu "esses dois adubos não são liquidos foliar, são ferti-irrigação", significa alguma diferença na forma de aplicação.

Como voce utiliza, e com qual diluição e frequência ?

abs

Durval
João Paulo Batista Lyrio24/07/2009 14:44
Bom,
pegando o bonde andando.

Quero perguntar se a casca de pinus é boa para se misturar no substrato, conseguir umas cascas com mais ou menos 5 ou 6cm.

Gostaria de saber se eu socar e misturar no substrato com terra ou algum fertilizante, ficaria bom para o estilo bonsai.

Abraço.
Felipe24/07/2009 18:36
João,

Tenho utilizado Casca de Pinus em meu substrato mais ou menos uns 10%...uso nos PNs, mas agora começei a usar nas frutiferas tb. Outra coisa que tenho usado tb é pó de coco compostada...tá dando bons resultados. O Ph do pó de coco é entre 5,6 até 6,4... bem neutro.
João Paulo Batista Lyrio24/07/2009 18:50
Desculpe a ignorância,
mas o pó do coco seria o que ?

Seria aquela fibra da casca ?

Essa numeração significa a porcentagem ?

As cascas do pinus vc dá uma moída nela ?

É que sou novato ainda, então quero tirar proveito dos materiais que estão ao meu alcance para poder não disperdiçá-la.

Abração e valeu pela atenção.
Rodrigo-RS25/07/2009 00:15
Durval C Gasparetti

O adubo kristalon é vendido em pó, e diluido em agua na proporcao de 1grama por litro de agua e aplicado no solo como se fosse uma rega normal, a frequencia é a mesma da necessidade da rega. eu aplico apenas nas plantas do chao ou em mamadeiras , pois a concentracao é alta.
O harmonia de cores é vendido liquido, e diluido em agua na proporcao de 10 ml por litro de agua, eu aplico nos vasos de bonsai 2 vezes por semana.
Rodrigo-RS25/07/2009 00:24
João Paulo Batista Lyrio

eu uso a casca de pinus triturada peneirada a 5mm, no meu substrato, evite terra comun.
fiz uns testes recentemente e percebi, mesmo contra os tabus tradicionais, e acresci 10% de substrato proficional de paisagismo da marca Multiplant ornamental, é um substrato balanceado, livre de parasitas e irriquecido a base de casca de pinus, a retencao da umidade, com apenas esses 10 %, subiu 50%, a drenagem continuou perfeita.
para composicao do teu substrato, ser,a interessante ler os post antigos sobre o assunto.
Rodrigo-RS25/07/2009 00:31
olá felipe, realmente a fibra de coco é excelente..

olá novamente João Paulo Batista Lyrio, o substrato do bonsai deve ser formado por particulas de material, basicamente inorganico, particulas entre 2mm e 5mm peneirado com as respectivas peneiras.
o basico é evitar o pó, responsavel pela compactacao do solo no vaso e diminuicao do oxigenio reduzindo de maneira sistemica todos os demais beneficios do subtrato.
atencao com a granulometria e ponto final.