Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Trabalho com azaleia gigante

Wilson Fracassi24/07/2009 14:51
Trabalho com azaleia gigante
Coloco para opinião dos colegas as fotos de um trabalho realizado ontem à noite.
Trata-se de uma azaléia gigantesca com aproximadamente 50 anos, suas medidas originais eram 28 cm de diâmetro de tronco, 39 cm de nebari, 60 cm de altura.
Ela possuia mais troncos no passado que foram eliminados. O trabalho obviamente ainda não esta terminado, vou aguardar as novas brotações para proceder ainda alguns ajustes. Fora a aramação dos galhos mais finos foi rebaixado o ápice, ficando sua altura agora de aproximadamente 48 cm. Sei que ainda existem muitos desafios em questão de refinamento, mas o material é bastante interessante.
Aguardo sugestões,

Wilson
iguana24/07/2009 15:21
😲 😲 😲 😲

Caramba Wilson!!! Que material hein!? 😮
esta ficando muito bom cara.que tronco otimo e o nebari bem interesante.
Agora é só esperar as brotações crescerem e ver como ficou, com certeza vai ficar show.

Abraços. 😉
r.ozelame24/07/2009 15:34
Daí Wilson,
belíssimo material, impressionante!!!!!
Foi yamadori???Parabéns!
Só uma observação: possui 4 troncos? Caso for, seria importante manter numeração ímpar...3 no caso.
Atualize, ok?
BLACKNEEDLES24/07/2009 15:50
Re: Trabalho com azaleia gigante
OLA WILSON

OTIMA AZALEIA VC TEM AI CARA!!! 😲

TA FICANDO BACANA!!!! PARABENS!!!
ABRAÇO
Arzivenko24/07/2009 16:11
Material de primeira, parabéns!
Wilson Fracassi24/07/2009 17:18
Iguana, Arzivenko,BLACKNEEDLES, Obrigado , vamos ver no que dá agora com as novas brotações.

R.ozelame, na verdade ela tem 5 troncos, tem um na parte de traz que não aparece na foto, foi yamadori sim, valeu.

Wilson
marco_avelar24/07/2009 18:37
Isso ai vai ficar um espetáculo!!!!
Algum dia eu consigo um desses!!!!
Leonardo Lyra Lyrio24/07/2009 22:11
Estou dando minha cara a tapa e me preparando para ser apedrejado!!!!

Mas vamos lah... Se fosse minha começaria novamente essa planta e manteria apenas essa estrutura para formação de um exemplar bem parrudo. O tronco maior está muito reto e perde um pouco a harmonia devido a forma dos outros troncos. Manteria apenas esses três troncos.

É só uma sugestão, não sei se é o que pretende para essa planta. Um material felomenal!!!! Parabéns.

Tenho uma azaléia parecida com essa, porém menos parruda.

Abraço

Minha azaléia
Matheus 3124/07/2009 22:20
desculpa não poder ajudar, mas minha pergunta é, para que serve aqueles fios que ficam amarrados nos galhos e nos vasos?
marco_avelar24/07/2009 22:44
Matheus aqueles fios servem para tracionar os galhos para baixo. A intenção quando fazemos um bonsai é que ele pareça uma árvore antiga e para isso os galhos devem ter uma curvatura para baixo (na maioria dos estilos) que passe a impressão de ser uma árvore grande e que já sofreu com o vento e a gravidade, que "puxa" os galhos antigos e pesados para baixo.
Sergio Batalini25/07/2009 09:02
Nossa Senhora... 😲 😲 Muito bom mesmo 😲 😲 😲 ....Queria que fosse minha ... Parabens ..... 😄 😄 Vamos torcer para que brote com vigor... Ah... Wilson 😉 ela merece uma bacia nova... 😉
Alexandre S. Coelho25/07/2009 19:31
Oi Wilson

Belezura de trabalho meu amigo ❗ ❗ ❗

Analizando ela e o comentário do Leonardo, o que pode ser feito também é a redução deste tronco maior... só um pouco mais.
Sabemos que a folhagem vai melhorar ainda mais todo conjunto, então no mais é só parabénssssssssssss!!!
Ricardo Paiva26/07/2009 02:23
Wilson, muito bom material e seu trabalho também ficou legal.
Seg quiseres uma planta mais robusta, poderia reduzir a altura do tronco mais alto como os amigos comentaram.
Eu também tenho uma assim com muitos troncos.
Veja ela aqui:

Para ter uma idéia do tamanho, a bacia tem 50cm.
Tem toda a evolução do trabalho com ela no meu blog.

Poste fotos da evolução dela.
Matheus 3126/07/2009 02:53
marco_avelar escreveu:
Matheus aqueles fios servem para tracionar os galhos para baixo. A intenção quando fazemos um bonsai é que ele pareça uma árvore antiga e para isso os galhos devem ter uma curvatura para baixo (na maioria dos estilos) que passe a impressão de ser uma árvore grande e que já sofreu com o vento e a gravidade, que "puxa" os galhos antigos e pesados para baixo.

Entendi! e fica mais natural que os arames neh?
Cleriston26/07/2009 10:12
show de bola hein Wilson!
Qdo vier as brotações coloque as fotos aqui! ABraços
Angela Fernandes26/07/2009 12:17
Alô !!!!!!!!!
Wilson, belo material você tem em suas mãos.
Cuidado se for retirar algum tronco.....não deixe buracos entre os que ficarem pois o vazio enfeia a planta.
Acho que merece reduzir um pouco a altura.
Sucesso.
Wilson Fracassi27/07/2009 08:14
Agradeço a todos que postaram. Parece que uma coisa é ponto em comum, ou seja, a questão da redução do tronco maior. Eu também concordo com a redução, só optei por não fazê-lo agora por um motivo, com a poda realizada vão surgir novos galhos nestes vazios deste tronco maior, com isto vou ter mais possibilidades para escolher, com certeza será reduzido num segundo momento.

muito obrigado

Wilson