Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

TRABALHO COM IXORIA - COM FOTOS

charlesfmachado24/08/2005 08:59
TRABALHO COM IXORIA - COM FOTOS
Olá pessoal,

estou postando esse tópico para compartilhar com os amigos bonsaistas um trabalho que fiz ontem com uma planta chamada Ixoria ou Ixora (Ixora coccinea L, Rubiaceae, India). Estou colocando fotos de antes e depois. Estilo trabalhado: Fukinagashi - Varrido pelo vento. Trabalhei um vaso mais fundo por necessidade da espécie escolhida.

Grande abraço a todos e comentários são bem vindos 😄

Antes:

Depois:
fabiopl24/08/2005 10:44
mto legal..
Ae charles, também tenho uma "Ixoria", seu trabalho na planta ficou demais, mto legal mesmo... vai pra minha galeria desta espécie!

Abraço,
Fábio
charlesfmachado24/08/2005 10:47
obrigado
obrigado pelo elogio Fabio... fico contente 😄 .

Grande abraço

Charles
Átila25/08/2005 00:59
😄 Muito legal sua planta charles!!! A minha ixora é a compacta flor vermelha, o único problema com ela é q ela simplesmente ñ cresce, tá a quase um ano no chão e nada 😢 😢 Vc tem alguma dica ❓ ❓ ❓
Atila
charlesfmachado25/08/2005 07:55
Ixoria
Olá amigo Átila, obrigado pelo elogio para a minha planta.

Estou começando com ixória agora pra te dar boas dicas, mas o pouco que estudei dela realmente não cresce muito... existe tamanhos diferentes para a ixoria... essa minha é a mini-ixoria... com isso creio que ela também não crescera muito. Essa planta não gosta de muita agua e as sugestões dos artigos que li recomendam agua duas/tres vezes por semana, mas que o substrato permaceça umido. É uma planta que gosta de adubação boa e como sugestão recomendo torta de mamona e farinha de osso. É recomendado sol pleno para ela, mas uma boa luminosidade ja resolve caso não tenha sol pleno. Tenho um artigo mais completo que enviarei por e-mail pra você.

Grande abraço
Marco Nascimento25/08/2005 20:05
Tb tenho uma mini-ixória que pretendo que algum dia seja um bonsai, lá vai a foto dela...
Um abraço.
charlesfmachado25/08/2005 21:14
muito bonita
Que bonita essa sua ixoria... com certeza será um lindo bonsai.

Grande abraço
Angela Fernandes25/08/2005 23:52
Oi Marco !!!!!!!! 😂 😂 😂

Linda sua Ixória !!!!!! 😄 😄 😄

Adorei a sua planta, com certeza dará um lindo bonsai dentro em breve.......SUCESSO !!!!!!!!!! 😄 😄 😄

Abraços

Angela - aprendiz de bonsaista - 😮ops: 😮ops: 😮ops:
Átila26/08/2005 00:31
🙂 Lá vai charles: amvicente@oi.com.br desde já obrigado

Atila
alvaro de castro sousa26/08/2005 16:08
ixoria
Ola Charles,bela planta.
Queria saber mais sobre elas,pois queria fazer um mama com as q tenho,podia me mandar aquelas informaçoes sobre elas tambem? 😂
Abraso 🙂
Átila28/08/2005 00:39
😄 😄 😄 Muito bom material Charles obrigado!!!

Forte abraço Atila
newtonhissanaga18/09/2005 02:18
Acabei de colocar uma mini ixoria no vaso de bonsai.........achei impressionante a quantidade e tamanho de raizes dessa especie, levando se emconta o pequeno porte da mesma......tem uma caracteristica de deixar raizes expostas, fica muito bonito..........quanto ao crescimento naum sabia, mas pela planta acho que deve brotar e ramificar bastante..........achei uma planta otima para se trabalhar.........
verdura18/09/2005 09:57
Olá charlesfmachado,

O que acha de plantar o seu Fukinagashi um pouco mais inclinado para o lado direito em vez de ficar assim tão direito?

Apenas uma ideia.
Fernando Souza19/09/2005 11:48
Bom-dia Charles. Tudo bem?

Como já havia dito em outra ocasião, não me sinto ‘a vontade em dar opiniões em trabalhos que não são meus, mas espero que entenda que minha intenção é de apenas ajudar.

Eu concordo plenamente com o comentário do Verdura. Foi a primeira coisa em que eu me ative e como ele expôs o seu ponto de vista, me animei em reforçá-lo. Eu tambêm tentaria uma inclinação para a direita. Vai evidenciar mais a intenção de mostar a ação do vento.

Mando abaixo uns testes para que você possa ter uma visão maior do que estamos falando.

A última imagem é uma sugestão para replantio. Não sei se essa espécie de planta suportaria um "vaso" como este (como você mesmo disse, precisa de profundiddade), mas é só uma sugestão.

Abraço e perdão pela intromissão.

Sugestão para inclinação.

Sugestão para replantio.
charlesfmachado19/09/2005 18:10
Excelente as dicas... ja providenciei a inclinação 😄 ... não respondi os posts antes porque não tinha recebido os e-mails do forum (aviso falhou).

Obrigado a todos.
deguerra09/06/2007 17:45
ixora
😛 Também tenho 2 ixoras. Vc tem algum artigo de como cuidar da mesma.

me manda
alexandreg@correioweb.com.br
fabianoscosta09/06/2007 19:11
Oi Charles,

não vejo as fotos.
deguerra13/06/2007 10:07
ok. não consegui colocar . Como proceder?????

deguerra
Alcides Junior13/06/2007 10:53
sugestão
Ficou muito legal essa projeção... manda ver q ficará 10
fabianoscosta13/06/2007 11:04
Charles, a planta é essa da projeção do Fernando? se for, legal! a sugestão no vaso orgânico ficou perfeita.