Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Estaquia de...???

apossas25/07/2009 14:07
Estaquia de...???
Pessoal, essa espécie se trata de um Ficus não é (ou estou enganado)? Qual tipo? Seria retusa ou sp? Gostaria da ajuda de vocês pois fiz a reprodução através de 4 estaquias (em garrafas pet) semana passada e ainda estou meio na dúvida! 🙄

Abraço

Alexandre
Claudio Richter Filho25/07/2009 14:45
sim é um ficus benjamim

são muito bom para iniciantes.
Marcos Castilho25/07/2009 14:52
Pega facil facil de estacas e é muito resistente amigo.
r.ozelame29/07/2009 16:12
Apossas, só reforçando
é sem dúvida um Ficus benjamina

Quanto ao sp, significa que só identificamos a espécie em geral, exemplo Ficus, e não identificamos a sub, benjamina, boni, carica......
apossas29/07/2009 16:27
Ahhhhh bom, agora tá explicado...

Valeu Ramon

Abraço cara.

Alexandre
juberson31/07/2009 10:28
Olá r.ozelame sendo um pouco chato você se equivocou o termo ficus é o gênero e não a espécie e o termo benjamina, boni, carica...... são os epítetos específicos, os "sp" ou "spp" são:

sp - um espécieme deu um gênero, isso é quando por exemplo você esta falando de uma planta que se conhece o gênero e não se sabe a espécie
spp - são todos os espéciemes de um determinado gênero

e subespécie é a variação em espécimes de uma determinada espécie, nesse caso o nome científico deixa de ter só duas palavras para ter tres palavras exemplo:

Ficus carica violaceae onde Ficus (gênero) carica (espécie ou epíteto específico) violaceae (subespécie). que é uma subespécie de figo

http://www.fruticultura.iciag.ufu.br/figo.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Figueira
r.ozelame31/07/2009 15:42
Olá Juberson
Realmente na pressa me passei quanto ao gênero-espécie; deculpe o equívoco e valeu pela atenção.
juberson31/07/2009 15:47
Não precisava se desculpar Ramon, esses detalhes as vezes na pressa passam desapercebidos e a minha grande mania de tentar ensinar grita mais alto nessa horas rsssssssssss, bom acho que é esse o grande propósito do forum ensinar e aprender ao mesmo tempo, se bem que eu tenho mais aprendido que ensinado rssssssss.

bom fim de semana
apossas04/08/2009 18:15
Tbm agradeço os esclarecimentos...

Valeu Juberson e Ramon
João Paulo Batista Lyrio04/08/2009 18:20
Eu já consegui fazer umas mudas de ficus,
só tirar um galinho com a mão mesmo, rente ao tronco e enterrar a base.

Pegou rapidinho.
apossas04/08/2009 18:50
Tbm fiz o mesmo João Paulo e percebi que a facilidade é imensa dessa espécie se reproduzir por estaquia pois nem colocar hormônio enraizante coloquei, apenas deixei fiz a forma de fenda na parte que enterrei e pronto, já percebi um brotinho em cada estaquia, depois posto fotos.

Abraços

Alexandre
João Paulo Batista Lyrio04/08/2009 18:53
Será que todos as espécies de ficus são assim ?

A que eu fiz foi de uma espécie diferente da sua.