Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Opinião sobre primavera

André Domingues25/07/2009 16:04
Opinião sobre primavera
Olá a todos. Gostaria de saber a opinião de voces sobre esta muda de primavera; quais seriam as opções para um bonsai?

Obrigado,
André
Alexandre S. Coelho25/07/2009 18:50
Oi André

A muda é boa e provavelmente teras muitas opções para estilizar... Porém, o que deves fazer agora é escavar um pouco desta terra para ver onde começam as raízes (nebari), o que pode mudar a aparência atual 😉
Depois coloque novas fotos 😲
André Domingues27/07/2009 23:17
Olá Alexandre, quando fui tirar a terra para ver a base da planta, vi que estava muito compacta e era praticamente só argila; então resolvi mudar o substrato. Após a retirada da terra, apareceu uma base com um diametro um pouco maior, dando uma certa conicidade ao caule, mas não muito. Cortei boa parte da raiz pivotante e replantei a muda com uma mistura de 50% de areia + 25% de cacos de tijolo + 25% de substrato comercial para plantas.
Obrigado pela ajuda,
Seguem as fotos:
Raízes:

Após o replantio:
André Domingues31/07/2009 16:02
Gostaria de saber a opinião dos amigos sobre esta muda de primavera; qual seria a melhor opção em estilização para um bonsai?
Desde já agradeço a colaboração de todos,
Obrigado.
Alexandre S. Coelho01/08/2009 00:52
André

Dica: Quando cortar parte das raízes, pode também parte da copa e/ou desfolhe... Ajuda na recuperação da planta 😉

Quanto ao estilo, ela ainda vai se desenvolver, mas você pode pensar em algo próximo deste bonsai da foto:
André Domingues02/08/2009 23:50
Valeu Alexandre, muito obrigado pelas dicas.
Gisjunior03/08/2009 00:56
André Domingues,

Quero pedir desculpas por invadir o seu espaço. 😮ops:

Mas estamos a compartilhar o mesmo projeto. Acabei de adquir um Bouganvilea e percebi q o seu substrato tbm está formado em sua maior parte por argila (substato está bastante compacto).

A Minha dúvida é: Que tipo de substrato deve ser utilizado para o bouganvilea ??

Agradeço se puder ajudar e peço desculpas novamente pela invasão ao tópico.
nickyfury03/08/2009 13:43
bonsai
O substrato ideal para a Bougainvillea, ou primavera, como é mais conhecida, poderá ser composto de terra granulada, pedrisco, caco de telha/tijolo maciço, casca de pinheiro seca, carvão vegetal. Esse material deverá ser triturado, de forma a produzir granulos pequenos (do tamanho de uma semente de maçã, seria o ideal, mas pode ser maior um pouquinho), em partes iguais. 😄

A terra granulada pode ser obtida de duas maneiras: cava-se um buraco de uns quarenta centimetros e retira-se a terra do fundo, peneirando até obter os granulos. Ponha no sol e deixe secar bem, antes de usar, para que a terra não esfarele facilmente. Ou, então, triture terra de cupinzeiro, escolhendo os cupinzeiros mais velhos, cuja estrutura é mais compacta e dura. Depois de triturada, esta terra de cupinzeiro deverá sofrer ação de queima/calor suficiente para eliminar sementes e impurezas. Depois de seca e esfriada, poderá ser usada.
André Domingues03/08/2009 19:31
Olá Gisjunior,
Primeiro, não tem nada que se desculpar, pois o objetivo de um fórum é este mesmo, todos leem e opinam sobre o que podem, rsrs. E quanto mais o assunto é discutido, melhor.
Quanto ao substrato, ainda bem que alguém experiente já respondeu, pois na verdade tive a mesma dúvida que voce. Na minha planta usei uma mistura de 25% caco de tijolo, 50% areia, 25% de substrato comercial para plantas. Vamos ver no que vai dar.
Quando puder poste fotos da sua planta pra gente ver.
Um abraço,
André
nickyfury04/08/2009 14:57
bonsai
Carvão, pedrisco, caco de telha/tijolinho maciço: esses ingredientes são complemento excelente para o cultivo da primavera, que não gosta de solos muito encharcados. Geralmente, pode-se adicionar areia grossa de rio, sem peneirar, a esse composto, o que facilita a emissão de raízes capilares por parte da planta. 😄

O importante é que o substrato fique o mais drenante possível, retendo o minimo de umidade necessária para a manutenção das raízes. Se a planta estiver numa bacia, é de praxe que a maior quantidade de furos no fundo e na lateral facilitem a oxigenação das raízes, o que contribui em muito para o crescimento, fortalecimento da planta e de novas brotações. 😄
Gisjunior04/08/2009 19:27
André,
muito obrigado pela ajuda e pela compreensão.

Nickyfury,
Tenho algumas dúvidas, porém antes disso quero registrar o meu imenso OBRIGADO pelas dicas e ajudas, mas principalmente pela ATITUDE de mostrar-se disposto a ajudar.

..Então vamos as dúvidas 😉 :

1 - Utilizo partes iguais para cada composto do substrato ??
2 - No lugar de pedriscos posso utilizar Dolomita ??
3 - Não possuo Casca de Pinheiro, o que posso utilizar em seu lugar ? É de extrema importância o seu uso ?
4 - Devido ao seu substrato atual estar formado basicamente por barro, reenvazá-la neste momento seria o procedimento ideal ou estou sendo precipitado ?? Devo aguardar mais tempo para realizar a troca do substrato ??
nickyfury05/08/2009 15:21
bonsai
Ok, vou responder de acordo com suas colocações:

1) Sim, vc utiliza partes iguais para cada composto. Desta forma, a mistura ficará bem homogenea e drenará bem.

2) Pedriscos é mais indicado que dolomita. Se não tiver, faça como eu: use brita zero, que é a mesma coisa. Ou então, peneire areia numa dessas construções pela cidade, até obter a quantidade de que precisa.

3) A casca do pinheiro seca é interessante, mas se não tiver nenhum pinheiro em sua cidade, de onde possa estar retirando um pouco da casca e deixando secar, então paciência. Não precisa substituir por nada não.

4) O melhor momento para proceder a qualquer reenvase é a partir de setembro, quando entrar a primavera. Estamos ainda no inverno, e geralmente as plantas respondem fracamente a mudanças em seu substrato nesta época. Então, é munir-se de paciência e aguardar o momento mais propício, ok? 😄

Como as raízes estão envoltas em terra argilosa e barrenta, recomendo especial atenção quando for proceder ao reenvase, de forma a soltar as raizes com cuidado, para evitar danifica-las, pois são extremamente quebradiças. O ideal é que a terra esteja quase totalmente seca, pois com uma varetinha de bambu poderá ir soltando a terra mais facilmente. Com a terra encharcada ou molhada, os torrões não se desprendem tão bem, e fica fácil perder parte do material quando se tenta desprender as raízes. 😉
Gisjunior05/08/2009 19:24
Nickyfury,

Como o reenvaze será somente em setembro, irei a caça dos compostos que preciso (Pedriscos e Casca de Pinheiro) 😉

Em Breve postarei fotos !!

Valeu pela ajuda !!
Gisjunior07/08/2009 20:10
Nickyfury / André

Me ajudem por favor !! 😢 😢 😢

➡️ A minha Primavera está apresentando em seu tronco MUITAS manchas esverdeadas (espécie de mofo) o que acaba enfraquecendo/apodrecendo os galhos que o possuem (Se partindo com facilidade). Seriam fungos, ou algum tipo de Pulgão ??

➡️ Tenho notado tbm uma forte queda da folhagem, algumas amarelas e/ou com pigmentação amareladas.Acredito que seja devido ao problema anterior.

❓ Que tipo de combate (Natural e Químico) eu posso fazer para salvar minha Primavera ??

Estou sem máquina para colocar fotos (Droga !!)
Espero que a descrição tenha ajudado.