Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Como induzir a coloração vermelha nas folhas.

Rodrigo-RS26/07/2009 17:25
Como induzir a coloração vermelha nas folhas.
não tenho grande conhecimento neste assunto, ate posto aqui para aprimorar conhecimentos, mas o que sei é que a fata de fosforo estimula as folhas mais velhas a ficarem vermelhas, com o friu, o fosforo que é de média mobilidade se restrige a raiz, neste periodo de friu as folhas ganham aquela coloração exuberante, a partir de temperatura inferior a 16ºC inicia progressivamente a diminuição da concentração de fosforo na planta dando inicio a vermelhidão nas folhas mais velhas podendo atigir as folhas mais novas..
eu gostaria de complemento neste assunto..
SEKI - Elio Luis Secchi27/07/2009 16:48
Rodrigo, não tenho nenhuma informação técnica sobre esta questão do fósforo, ou não. Tenho em minhas chácara árvores grandes de várias espécies que avermelham as folhas no outono/inverno: acer palmatum, buergerianum, liquidambar, cerejeiras japonesa, caquizeiros, extremosa, outros. O que tenho observado pois tenho pantas da mesma espécie em locais diferentes é que a maior exposição ao sol e aos ventos frios favorecem as folhas a ficarem mais vermelhas. Em locais mais sombreados e/ou protegidos do vento o vermelho é menos intenso.
Espero ter ajudado.

abraço
Elio27/07/2009 19:54
O ideal também é que no final de janeiro seja feita uma desfolha total.Com isso, ao chegar o outono, as folhas ainda serão novas. Se deixar a folhagem de setembro, ao chegar o outono as folhas estarão velhas e começarão a ficar com aparência de queimadas.

abraço
Rodrigo-RS27/07/2009 20:27
ola Elio Luis Secchi

eu aprecio muito as folhas vermelhas, tua observação concorda com a minha , o friu é um fator imprecindivel para a coloração vermelha,

Elio acontece muito com as pitangas e outras caducas tambem, essa desfolia deve ser feita de maneira muito equilibrada, eu consegui perder um acer desta forma,
abraço
Elio28/07/2009 13:48
É verdade Rodrigo, na realidade a desfolha total só é garantida em 100% nas caducifolias, excetuando o Ácer atropurpureum e as que não estão em bom estado de fitosanidade.
Plantas que não são caducas, como o buxinho, também adquirem cores outonais mas, em hipótese alguma deve sofrer desfolha total.
Um abraço
Rodrigo-RS28/07/2009 15:11
olá Elio realmente era um Ácer atropurpureum de 9 anos, lindo!!!! foi a pior experiencia com bonsai que já tive... eu q pensei em conpactar a folhagem e diminui-las.. acabei perdendo a planta.
hoje eu sei que não devo fazer a desfolia nos atroporpureum, ate nos palmatum não vi problema algum. e nos caede tambem não.. correto?
Elio28/07/2009 18:05
Corretíssimo! Eu também perdi um atropurpureum por querer fazer uma alporquia! Coisas que se aprende errando................rsrsrs!
abraço