Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Pinheiro Negro

Isailton Matteussi31/07/2009 20:17
Pinheiro Negro
Boa noite amigos!

Esse pinheiro negro foi inicialmente trabalhado há quatro anos atrás no encontro realizado em novembro na Nipon Bonsai (Joinville), com ajuda do Mestre Hidaka. Ainda está em um vaso de treinamento esperando um desenvolvimento mais adequado. Sugestões são bem vindas.

Abraços!

Antônio Novais Filho31/07/2009 20:23
Pow... O mestre Hidaka tava no meio...

Em quê, eu (mero mortal), posso opinar 😲 ???
rss Belíssimo!
BLACKNEEDLES31/07/2009 20:59
Re: Pinheiro Negro
OLA ISAILTOM

ACHO Q O TEU PINHEIRO JA ESTA OTIMO!!!AINDA MAIS TENDO O MESTRE HIDAKA POSTO AS MAOS NELE!!! 😂

SO COLOCARIA EM UM ESCOREDOR C QUERES ENGROSAR MAIS A BASE
C NAO JA IRIA PRA UM VASO LOGO!!! 😉

ABRAÇO
DigoF331/07/2009 21:55
realmente tua planta ta 10 😄.

boa sorte...
Alexandre S. Coelho01/08/2009 01:09
Parabéns pela condução desta!!!

É só deixar "encorpar" mais e correr pro abraço 😂 😂 😂
Isailton Matteussi03/08/2009 22:23
Alexandre S. Coelho, BLACKNEEDLES, Rodrigo Sandi, Antônio Novais

Agradeço as opiniões e sugestões apresentadas, abraços!
Ricardo Paiva03/08/2009 22:47
Olá ISAILTOM, vou me aariscar a fazer algumas sugestões neste pinheiro:
1 - o 1º galho da direita está com um alinhamento diferente dos demais (inclinado para baixo), criando um desequilíbrio. Eu optaria por posicioná-lo como os demais;
2 - o galho que aparece logo acima (de trás), posicionaria mais para trás, dando mais profundidade e não "atrapalhando" os galhos da frente;
3 - logo acima 2 galhos parecem sair do mesmo lugar, eu eliminaria o menor da diretita;
4 - e por fim, daria mais movimrnto, acompanhando a linha do tronco, na 3ª parte do tronco, ápice.
São pequenos retoques para melhorar ainda mais uma planta que já é linda, um bonsai no estilo clássico japonês.
Isailton Matteussi04/08/2009 16:42
Olá Ricardo.
Quero agradecer as suas sugestões.Achei todas pertinentes.Procurarei implementá-las.Postarei em breve imagens das alterações.
Abraços
Marcos Castilho04/08/2009 19:38
Difícil ver um Pinheiro esse está bem encaminhado.
flavio bonsai04/08/2009 21:32
acho que o colega deu algumas dicas que realmente pode melhorar ainda mais seu pinheiro negro.
acho tbem que vc deve fazer uma pinçagem pra diminuir o tamanho , mas esta muito bem encaminhado .
parabens.