Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Luz artificial em bonsai e plantas em geral.

lucianopp02/08/2009 12:51
Luz artificial em bonsai e plantas em geral.
Meu bonsai recebe mai ou menos umas 4h de luz solar pela manhã (uma serissa) e fica de tarde a meia luz na janela de casa e a noite fica dentro de casa, por consequencia recebendo luz articial de lâmpada (fluorescente e aquelas amarelas).

A questão é, na parte da noite a árvore recebe luz artificial mais ou menso das 19:00 até umas 22:00, essa quantidade de luz artificial pode prejudicar a saúde em alguma coisa?

Estou comedo pois me falaram que a planta não "dorme" o que deveria com qualquer tipo de luz que ela receba.
newgalileu02/08/2009 13:16
Olha Luciano, não tenho uma resposta tecnica pra te dar, mas posso dizer que luz direto na planta prejudica o crescimento sim. Sei disso porque meu pai tem plantação de milho, e na parte que fica perto dos postes de luz, os pés de milho não se desenvolvem bem, sempre ficam minguados. Deve ocorrer o mesmo com outras plantas. 😲
Elio04/08/2009 20:50
Luciano, o problema maior não é a luz artificial e sim o fato de ficar dentro de casa. Serissa não é como uma folhagem; ela precisa de ar fresco, vento, sol, poeira, chuva, etc.
É planta de exterior. Ela pode ir um tempo depois fenece e morre.

abraço
DigoF304/08/2009 21:17
ola, concordo com Elio bonsai é na parte de fora da casa plantas que nessesitam mais de sol eu deicho em cima da casa que pega sol o dia inteiro, outra coisa muito importante que o bonsai presisa é do sereno da madrugada.

boa sorte...
hsp05/08/2009 18:44
Com relação ao sereno, fique atento as plantas que nao podem pegar geada nesta epoca, se for o caso de sua regiao.
Tenho, tinha!??! Duas acerolas que começaram a brotar ha duas semanas atras e agora, ué cade os brotos???!!!