Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Serissa (com fotos novas)

marco_avelar02/08/2009 23:46
Serissa (com fotos novas)
Comprei hoje essa serissa. Achei que tinha um bom custo benefício. Ela tem troncos múltiplos, mas ainda não descobri se fazem parte da mesma planta. Estou com uma tendência a optar por um moyogi tendo como frente a primeira foto, mas é sempre bom ouvir outras opiniões.

nickyfury03/08/2009 13:47
bonsai
Um moyogi parece ser uma escolha interessante. Por que não aproveita e corta logo fora os troncos sobressalentes, mantendo apenas o tronco que irá trabalhar? Dessa forma, podemos visualizar melhor seu trabalho. Lembre-se de que a serissa responde bem a cortes radicais e que qualquer galho de qualquer grossura poderá ser usado para reprodução via estaqueamento. 😄
Léo ( Pépe )03/08/2009 16:48
Concordo com o Nicky sobre o moyogi, o que me deixa com uma pulga atras da orelha são aqueles galhos grossos e retos! Se fosse meu eu faria algo radical 😈 cortaria todos os galhos e trabalharia do zero esperando aparecerem galhos novos e mais finos! Claro isso se fosse minha rsrsrs.

grande abraço
marco_avelar04/08/2009 18:12
Nick e Leo assim que eu cortar os galhos posto novas fotos.

Obrigado!
flavio bonsai04/08/2009 21:43
a serissa responde muito bem com podas radicais , assim vc tera uma melhor visualizaçao pra trabalhar e aproveite e faça um monte de mudas pega muito facil.
marco_avelar05/08/2009 00:08
Eu trabalhei e tirei novas fotos dessa serissa que agora está no estilo moyogi. Fiz uma "projeção" extremamente tosca, mas serve para dar uma idéia do que pretendo.

Alexandre S. Coelho05/08/2009 10:24
Oi Marco

Belo projeto... Eu seguiria ele com uma folhagem "mais cheia" 😉
marco_avelar05/08/2009 18:45
Alexandre um elogio ao meu projeto vindo de um grande projetista como você me deixa muito feliz 😄 . Eu não tenho muita intimidade com informática, principalmente com a parte gráfica, mas achei que esse projeto serviria para dar uma idéia do que eu pretendia, mesmo sendo um pouco tosco 🙄 .

Obrigado!
Antônio Novais Filho05/08/2009 20:01
Opa Marco, tudo bem?
Belo material tens aí!

Moyogi tá bacana, mas...um varrido pelo vento ficaria bacana também, né? (sei que já fez a poda, estou perguntando pra saber se meus olhos não mentiram rs)

Abraço, tá indo no caminho certo!
marco_avelar05/08/2009 20:11
Antônio certamente um varrido pelo vento seria possível e ficaria muito bom. Na continuação do tronco você pode ver que eu podei um galho que ia para a direita e deixei um para a esquerda, se eu tivesse feito a poda da forma contrária à do moyogi teria ficado um belo varrido pelo vento!!!
Antônio Novais Filho05/08/2009 20:23
Ah, então beleza rsss...

Abração!
bad_clusters06/08/2009 08:32
Olá amigo... bom dia..

bem marcos . encontrei pequeno defeito no seu projeto.

é ele: do 4° galho ao 8° galho o tronco esta muito reto, tente dar movimento a ele, pois concerteza ira desestabilizar o conjunto.

Abraço
Markus Von Kossel06/08/2009 16:50
gostei da planta!
Aramando akele tronco que está reto como dito pelo bad_clusters vai ficar bacana.
Talvez tenha q soltar as traçòes dos galhos pra aramar, ou esperar pra aramar depois o tronco........... pena que a serissa racha com facilidade!
Eu acho q soltaria as traçoes, aramaria o tronco, e depois só prendia novamente os barbantes!
Abs
marco_avelar06/08/2009 18:39
bad_clusters e Markus eu concordo com vocês, mas eu decidi dar forma primeiro naqueles galinhos mais finos porque eles já estão começando a ficar lenhosos e depois para colocá-los no lugar ou eles quebram ou ficam com aquela curvatura feia na base. Quando esses galinhos estiverem no lugar eu vou tentar dar movimento a esse segmento do tronco, porém, acho que será um pouco difícil de dar movimento adequado, pois, a serissa quebra muito fácil.

Obrigado!