Primavera Vermelha- 13-09-2010
marco_avelar02/08/2009 23:53
Primavera Vermelha- 13-09-2010
Essa é uma primavera vermelha que ainda não foi pinçada, por isso algumas folhas estão bem largas. Eu ainda não fiz nenhuma intervenção nela. Opiniões e sugestões são bem vindas!

nickyfury03/08/2009 13:45
bonsai
Sua planta parece que tem um movimento inicial de tronco interessante. Entretanto, para facilitar as opiniões sobre qual o melhor caminho seguir, sugiro que proceda a uma desfolha completa, retirando todas as brotações, exceto as mais recentes, de maneira a podermos visualizar a estrutura interna. 😄
Depois de desfolhar, poste nova foto, para que possamos opinar com mais critério. 😄
Angela Fernandes03/08/2009 21:39
Alô !!!!!!!!!!!
Realmente após a desfolha poderemos (ou não) opinar melhor....
Mas que estou vendo um mamê lindíssimo, ah !!!!! Isso tô vendo mesmo.
marco_avelar04/08/2009 18:25
Vou desfolhá-lo para facilitar as opiniões.
Angela na verdade essa planta tem cerca de 40cm de altura e a base do nebari tem cerca de 8 ou 9cm, mas eu entendo porque você teve a impressão de que era um mame, a primavera vermelha tem as folhas bem grandes e por foto acaba dando a idéia de que a planta é pequena. Vou postar as novas fotos assim que eu puder.
Obrigado.
marco_avelar05/08/2009 00:12
Ai vai a foto dela parcialmente desfolhada, para que a estrutura fique mais clara.

Alexandre S. Coelho05/08/2009 10:21
Marco
Pensando positivo, dá pra imaginar algo assim:

Léo ( Pépe )05/08/2009 12:17
Muito boa sua projeção Alexandre.
Eu acho que é por ai mesmo o caminho !!
Agora é mãos a obra!
Abraço
marco_avelar05/08/2009 18:33
Alexandre muito obrigado pela projeção 😄. Para mim não tem nada melhor do que poder ver o bonsai antes dele ficar pronto. Vou salvar a projeção na pasta da planta e segui-la, sem dúvida será um dos meus mais bonitos bonsais!!!
Obrigado!
DigoF306/08/2009 13:39
ola marco atualize após a intervenção 😲
marco_avelar06/08/2009 18:27
Rodrigo pode deixar assim que houver novidades eu atualizo!
flavio bonsai06/08/2009 19:19
tenta fazer isso que o alexandre fez ai pra vc
que vai ficar muito bom
Pelucio17/09/2009 01:03
marco...
muito bonita a projeção... um ideia bem bacana... com certeza vai ficar muito bonita...
valeu..
r.ozelame17/09/2009 09:13
O Alexandre é o cara das projeções!!!!
Marco a idéia é ótima.
Mas confesso que a idéia da amiga Ângela de um mame me deixou curioso.....
Parabéns pelo material. Os dois caminhos serão bem recompensados.
Tenha um bom trabalho.
TARCISIO DIAS17/09/2009 11:06
r.ozelame escreveu:
O Alexandre é o cara das projeções!!!!
Marco a idéia é ótima.
Mas confesso que a idéia da amiga Ângela de um mame me deixou curioso.....
Parabéns pelo material. Os dois caminhos serão bem recompensados.
Tenha um bom trabalho.
Perfeito!!! o cara é a "MÃE DINÁ" dos bonsais he! he! muito boa as projeções dele, com isso nos dá mais estímulos pra gente trabalhar com nossas plantinhas!
marco_avelar19/12/2009 20:26
Foto atualizada. Em janeiro eu vou fazer uma desfolha, selecionar e aramar os galhos, depois restará o trabalho para a ramificação, a adubação para estimular a floração e as desfolhas para reduzir o tamanho das folhas, que estão enormes.
Por enquanto tenho essa foto com a silhueta se formando. Acho que já dá para ter uma idéia de como está ficando:

Elio20/12/2009 15:33
Olá Marco!
Excelente material que vc tem em mãos!
Pena der da cor vermelha cujas folhas são muito grandes.
Vai ter que fazer um trabalho de ramificação secundária, terciária e depois de pronto: Muito sol, pouca água e pouco ou quase nada de adubo, principalmente N2.
Abraço
Angela Fernandes20/12/2009 21:51
BAH !!!!!!!!!!!!!!
Elio querido, obrigada pela aula grátis.
Alexandre, MEU PROFESSOR e ETERNO PRESIDENTE, sua projeção ficou show !!!!!!!!!!!!
Marco, a planta já está tomando a forma sugerida pelo alexandre.
Belo exemplar o seu, parabéns !!!!!!
nickyfury21/12/2009 09:53
bonsai
Marco, sugiro o replante em uma bacia plastica grande e profunda, o que irá auxiliar enormemente no desenvolvimento e formação de sua planta. Em relação ao tamanho das folhas, o ideal é que faça a retirada de todas, sem exceção, mais de tres vezes ao ano, visando sua redução acentuada. As braqueas coloridas deverão ser igualmente suprimidas, até a formação estrutural estar bem definida. 😄
marco_avelar21/12/2009 20:02
Elio é verdade, essa primavera vermelha tem as folhas muito grandes e eu estava caprichando na adubação. Depois da desfolha e seleção de galhos vou começar a trabalhar para reduzir as folhas. Obrigado!
Angela obrigado! Estou gostando muito de trabalhar essa planta, apesar do seu crescimento muito acelerado criar uma certa dificuldade. Se eu descuidar dela por uma semana já tenho que eliminar um galho e começar de novo 😄 .
Nick obrigado pela dica! Eu fiz esse ano duas desfolhas parciais para dar uma olhada na estrutura, mas essa planta é mesmo difícil de controlar. Em janeiro vou fazer uma desfolha total e seleção de galhos ai eu atualizo as fotos.
Um abraço a todos!
apossas21/12/2009 20:31
CAra, parabéns pela planta Marco, linda mesmo e ainda mais com uma "ajudinha" do mestre Alexandre (chará)...que projeção show de bola cara!!!
Vai em frente ➡️
Alexandre
marco_avelar22/12/2009 20:35
Alexandre realmente essa promete! Mais um ou dois anos e já vai dar para chamar de bonsai 😂 .
Abraço!
marco_avelar10/01/2010 22:01
Seleção de galhos e desfolhada.

Elio10/01/2010 22:33
Marco, vai ficar muito boa!!!
marco_avelar11/01/2010 00:54
Obrigado Elio!!!
Tem alguns galhos saindo da mesma altura que terão que ser retirados algum dia, mas no geral acho que está indo bem.
Abraço!
Illex11/01/2010 13:18
Marco,
Realmente vai ficar muito boa. Iria falar de algo que você já tem consciência: OS GALHOS.
Bom, estou gostando de acompanhar este trabalho, Primaveras são fantásticas, e trabalhar com elas mais ainda.
Abraço amigo.
Illex