YAMADORI
João Paulo Batista Lyrio04/08/2009 17:55
YAMADORI
Li, re li, procurei achei e me contrariei e aqui estou a tirar a prova dos certos.
Pessoal, o yamadori ao ser feito deve se defolhar o exemplar ?
E caso tenha uma raiz grande, como é feita a escolha para a poda ou quais devo podar ?
Pode ser feita nessa época ?
BLACKNEEDLES04/08/2009 19:41
Re: YAMADORI
OLA João
NO MEU CASO FAÇO ASSIM!!!
FAÇO A DESFOLHA POIS QUERO POUPAR A PLANTA POR TER CIDO
ARANCADA ELA VAI FICAR MUITO FRAGIL!!!
AS RAIZES GROSAS DEVEN SER PODADAS. E FICAM AS FININHAS OK
E AS QUE PODEM FORMAR UM NEBARI!!!!
A EPOCA E BOM A PRIMAVERA E O VERAO!!!!
FALOW CARA!!!!
João Paulo Batista Lyrio04/08/2009 19:44
Valeu Black,
então, agora vou só preparando o terrenao em volta das vítimas.
Rs***
Abraço.
Elio04/08/2009 20:01
Olá João!
Apenas um pouco de cuidado pois não são todas as espécies que aceitam desfolha.
Pinus, Juníperus, cedros, Buxus, não podem ter desfolha total, que morrem.
Porém, uma desfolha parcial sempre é bom para compensar a perda de raízes.
abraço
João Paulo Batista Lyrio19/08/2009 14:08
Pois é,
então vamo lá, estou com esse exemplar e gostaria de utilizá-lo como yamadori, não sei que planta é, se alguém puder me ajudar.
Gostei do tronco e das ramificações que saem desde aonde está enterrado até a ponta superior. Podem me ajudar, já que estamos quase chegando na primavera e estou selecionando as vítimas.
Daí então, deixo aqui os meus agradecimentos pelas colaborações.
FrK_leal19/08/2009 14:51
Já pra te ajudar, a planta em questão é uma aroeira. Para iniciantes ela é um pouco frustrante pois é dificil de trabalhar, mas é bem resistente em compensação.
João Paulo Batista Lyrio19/08/2009 14:53
Valeu Frk_Leal,
estava pensando em realizar um estilo Chokan ou Hokidachi nela.
Depois do yamadori, retirando ela da terra posso efetuar o corte da raiz ?
daniel pipolo01/09/2009 10:03
nossa .. belo exemplar vai ser essa aroeira... tenho uma aqui em casa.. mais o já vou avisando, a madeira dela é muiito dura ... vc vai presisar de ferramentas bem afiada... ...
boa sorte
Daniel Pípolo
18- 81244669
EZEQUIEL JUNIOR02/09/2009 14:52
Adoro as aroreiras, respondem muito bem às intervenções.
É uma espécie bem resistente, pode podar as raízes mais grossas sem problema.
Respondem bem à adubação mineral e orgânica, e à desfolha para redução do tamanho das folhas...
Tenho dois exemplares que até o momento só me deram alegria...
Outra coisa, ela adora o sol, assim que começar a surgir os brotos após o yamadori, pode expor ela ao sol...
Boa sorte com sua planta e não deixe de postas as intervenções
Abraço
João Paulo Batista Lyrio20/10/2009 14:55
Yamadorizei, podei as raízes e já está brotando.
Tem 40cm de altura por 6 de largura, devo diminuí-la de altura o uposso deixar como está ?
Peço ajudas,será que ficaria melhor tirando essas pontas de galhos que ficaram e esperar as novas brotações?
"" VISUALIZAÇÃO SENTIDO HORÁRIO ""

João Paulo Batista Lyrio20/10/2009 15:11
Gostaria de seguir um estilo trabalhado, acho que Chokkan.
Será que ficaria legal, sei que ainda é cedo, mas já estou conseguindo adiquirir paciência.

cesar_alr20/10/2009 21:57
Bom amigo, penso que vc foi muito feliz no Yamadori relaizado, gosto muito de Aroeiras tb, possuo umas 5 ou 6.
O que aprendi com elas já foi citado pelos amigos.
A minha sugestão é que vc compre uma bacia de tamanho maior faça furos nelas e a retire deste escorredor.
Devido a seu tamanho reduzido as raízes não iram se desenvolver bem e logo o Nebari não ficaria radial .
Bom abraço
João Paulo Batista Lyrio21/10/2009 13:28
Valeu Cesar,
irei providenciar nesse fds uma vasilha maior, você diz maior em profundidade ou em largura ?
É, eu tbm tenho muitas no quital, vou resgatar mais por yamadori.
A bacia tem de cubrir aquele inicio do tronco que é bem grosso ?
Ou nessa altura que está, está de bom tamanho ?
As suas já estão grandes ?
Abraço.
EZEQUIEL JUNIOR21/10/2009 19:40
João,
você pode cortar logo acima do primeiro galho da segunda foto. Pode usar a proporção de altura de 2 a 3 vezes o diâmetro da base. Como ela tem 6 cm de base, deve ter entre 12 e 18 cm de altura para, no final ter uma boa conicidade.
Não te atente à estilos por hora, coloque-a em uma bacia maior, como já foi dito e espere a brotação vir, depois parte para a estilização.
Abraço
João Paulo Batista Lyrio21/10/2009 20:19
Opções de corte
Corte 1 - aproveitar o ramo que está a brotar e utilizá-lo como sacrifício

Corte2 - aproveitar o raminho que está a brotar

Corte3 - utilizar o galho que já está no tronco
EZEQUIEL JUNIOR21/10/2009 20:30
João,
Se fosse minha, cortaria onde está indicando na primeira foto, deixando este galho à esquerda para dar continuidade à formação do tronco.
Faça isso, e também coloque-a em uma bacia maior como o colega te orientou, e aguarde a brotação.
Abraços
João Paulo Batista Lyrio21/10/2009 20:35
Muito obrigado,
posso efetuar por agora o corte e a troca de vasilha, já que o coloquei no escorredor nesse fim de semana ?
E a vasilha você diz maior em diâmetro ou profundidade ?
Só por conhecimento, porque caso não tenha em casa, irei comprar no fim de semana, e caso a vasilha tiver de ser mais funda, tem de cobrir mais uns 9cm de tronco ?
EZEQUIEL JUNIOR21/10/2009 20:52
João,
A bacia deve ser grande, em profundidade e em diâmetro... pode fazer a poda já, pois faz poucos dias que a colocou aí... Com relação à profundidade de plantio, dependerá da base da planta, cubra as raízes para que elas se recuperem bem, não precisa enterrar demais não... veja este exemplo:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=12784
Abraço
João Paulo Batista Lyrio21/10/2009 20:54
Poxa,
infelismente não consigo visualizar, até já postei a respeito de postagens como essas no orkut.
Estou no trampo e aqui é bloqueado qualquer envolvimento com o endereço do orkut.
Mas pode deixar, irei providenciar como dito a vasilha e lhe mandarei notícias.
Do mais, muito obrigado pela atenção.