Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Vejam - ajuda

Saulo Prazeres05/08/2009 00:27
Vejam - ajuda
Pessoal,

tenho uma acerola que ha algumas semanas apareceu um "bicho" estranho nela. To colocando as fotos pra vcs possam me ajudar! Sao pretos e bem pequeninos! Outra curiosidade é uma mancha escura na parte de tras da folha (vde foto abaixo). Sintomas: queda de algumas folhas e pouco desenvolvimento da planta.

Ja tratei com cobre e sabão de côco.. mas ate agora nao resolveu! Alguem conhece essa praga? Alguem sabe o tratamento?

mancha na parte de trás da folha:

Wilson Fracassi05/08/2009 07:47
Saulo,

A tal "bicho" é um pulgão, use um inseticida e acabará com o problema. Este pulgão é comum, você o eliminará facilmente com Decis, Dimy, Combat, ou qualquer outro inseticida.
A mancha não deu pra identificar direito mas acredito que seja o efeito do pulgão, ou seja , pulgões são insetos sugadores, estas manchas, muito provavelmente sejam os locais onde eles estavam se alimentando, tente acabar com os pulgões que acretido que isto deixará de aparecer.
r.ozelame05/08/2009 15:38
Saulo,
Um bom controle biológico do pulgão pode ser feito com água e sabão. Se sabão caseiro, melhor.
Pegue aproximadamente 500ml de água, e disolva nele uma boa quantia de sabão (até que a água fique com coloração) e puverize as plantas com essa solução.
É muito eficaz, funciona mesmo e o melhor disso, além do custo é ser totalmente biológico.
Vai fundo.
Espero ter ajudado.
Wilson Fracassi05/08/2009 15:53
Pelo menos se não matar, os pulgões vão ficar limpinhos, hahahaha
edsonr junior05/08/2009 16:13
Caro Saulo, eu uso a calda de fumo não fica um pulgão! Taí a receita.

Calda de fumo e sabão

Ingredientes:
10 cm de fumo de rolo
50 g de sabão de coco ou neutro
1 litro de água

Modo de fazer:
Pique o fumo e o sabão em pedaços, junte a água e misture bem. Deixe curtir por cerca de 24 horas. Coe e pulverize as plantas atacadas.
(Fonte: Coordenadoria de Assistência Técnica - CATI)