Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Yamadori "na tora"

Deoaraujo06/08/2009 22:32
Yamadori "na tora"
Olá gente, há tempos que eu quero um bonsai de ficus....nao aguentei esperar até a feirinha de primavera que acontece aqui no campo grande (salvador) e lasquei um galho do pé de ficus que tem aki nos fundos do meu condomínio....agora resta saber se ela vai enraizar....nao sabia fazer a tal da alporquia.....fiz do meu jeito.

Usei o seguinte substrato

50% terra vegetal
25% terra de barranco (vermelha)
25% pedriscos

E este é o galho...

caso ele vingue....o que sugerem??
DigoF306/08/2009 22:38
ola, agora já é uma boa altura para escatas o ficus pega muito facil assim a retirada de algumas folhas e um hormonio enrraizador ajuda bastante no enrraizamento.
boa sorte...

"O segredo para se andar sobre as águas é saber onde estão as pedras."
Arzivenko07/08/2009 09:13
Um dica, procure plantas maiores na próxima vez, começar com galhinhos pode ser desistimulante, afinal, nem tem o que cortar né?
Elio07/08/2009 14:05
Araujo!
Concordo com o Arzivenko!
Vc pode fazer uma estaca de um ficus como vc fez.............só que depois fai ficar muiiiiito tempo esperando ele crescer para começar a fazer algum trabalho de bonsaísmo nele.
Eu, infelizmente, comecei assim e perdi muito tempo por não ter tido quem me orientasse.

Veja, se vc comprar um pré bonsai 0u muda, como essa, já pode começar a trabalhar nele. Preço? 20 a 25 reais.

abraço

Sergio Batalini08/08/2009 10:19
....e cada centimetro a mais no diametro do tronco são anos a menos de espera para se ter uma arvore .... Entre o seu galho e a muda do Elio , acredito existir uns 4 ou 5 anos de cultivo ... Pq esperar 5 anos se pode economizar esse tempo procurando das plantas certas... 😄 😄